Alonso acredita que mudança na pontuação pode reduzir disputa e “não mudaria nada”

A ideia surgiu na última reunião do grupo de estratégia, em Silverstone, e visa contemplar também as equipes menores do grid. Porém, para Fernando Alonso, a nova pontuação não funcionaria tão bem e não seria efetiva para a disputa na temporada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Fernando Alonso não está certo de que uma mudança na distribuição de pontos resolveria o problema das equipes menores no grid. Na última reunião do Grupo de Estratégia da F1, composto pelas seis melhores equipes do grid, no GP da Inglaterra, surgiu a proposta de expandir os pontos para os 15 primeiros colocados de cada corrida, em uma tentativa de aumentar a competição na tabela. Mas o espanhol acha que o custo da manobra pode ser alto.

 
Segundo o piloto da McLaren, a expansão dos pontos eliminaria momentos de disputa e de esforço para terminar a corrida dentro do top-10. Assim, com cinco posições a mais nos pontos, os pilotos poderiam simplesmente perder o estímulo na pista para ir atrás de melhores resultados e diminuir a qualidade do espetáculo.
Alonso acha que mudança de pontos vai reduzir competitividade da F1 (Foto: McLaren)
"Os principais pilotos vão obter pontos e é muito bom mesmo se marcar apenas dois. Eu me lembro quando Jules Bianchi foi o nono em Mônaco e pontuou, era como um milagre e um grande momento para o esporte. Eu aceito todas as decisões, mas é provável que os pontos continuem sendo exclusivos", afirmou Alonso em para o portal alemão ‘Sport.de’.
 
Além disso, o asturiano acredita que a mudança seria um tanto quanto ineficiente em termos de campeonato, visto as alterações que já se passaram na F1. Entre 2003 e 2009, os oito primeiros colocados pontuavam, onde o primeiro lugar era contemplado com apenas dez pontos na tabela. O sistema como é hoje na categoria vigora desde 2010, pontuando os dez primeiros colocados.
 
"Seria bom para o 15º lugar e nada iria mudar. Primeiro foi apenas para os seis primeiros, em seguida, para oito e agora dez, temos de manter o ajuste do sistema. O vencedor pode obter 50 ou mesmo 100 pontos. Não é meu trabalho fazer esses cálculos, mas eu sou contra dar todos os pontos. Deve ser um obstáculo que não permita entrar nos pontos e eu acho que é certo para acabar com os pontos em 15º lugar", encerrou Alonso.
GP DA INGLATERRA EVIDENCIA DIVISÃO DA F1

COM ENORME DISPARIDADE DOS CARROS, PILOTOS FICAM DE MÃOS ATADAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Para Fernando Alonso, mudança na pontuação pode diminuir brigas por colocação (Foto: AFP)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.