Alonso dá ultimato à McLaren e condiciona permanência à saída da Honda, revela revista alemã

De acordo com reportagem da revista alemã 'Auto Motor und Sport', Fernando Alonso deu ultimato à McLaren, na linha do “ou eu ou a Honda”. Mas a situação dentro das garagens inglesas é um pouco mais complicada, porque a equipe britânica deseja que a Honda deixe a F1 por conta própria

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O GP da Bélgica serviu para expor mais um capítulo do tenso clima vivido dentro das garagens da McLaren. Depois de sair em décimo e figurar em sétimo nas primeiras voltas, Fernando Alonso foi perdendo posições e acabou abandonando a corrida, disputada no último domingo (27), alegando "queda repentina de potência". Porém, antes de levar o carro de volta aos pits, o espanhol deixou claro, via mensagens de rádio, toda a sua insatisfação com o fraco desempenho do motor Honda, que o impediu de se defender ou ganhar colocações na pista, chegando a dizer que a situação era "vergonhosa". Posteriormente, a fabricante japonesa não encontrou qualquer problema com a unidade, o que ajudou a alimentar os rumores sobre uma iminente separação das partes. E diante deste cenário, Alonso deu um ultimato à McLaren, na linha de que só segue com a equipe se os nipônicos deixarem de fornecer os motores. A informação é da revista alemã 'Auto Motor und Sport'.

 
Ainda de acordo com a reportagem, Alonso já perdeu completamente a confiança nos japoneses, porque entende que a evolução apresentada pela Honda é muito pequena e ainda segue sofrendo com as falhas de confiabilidade. 
 
Só que a situação parece ainda mais complexa. A publicação da Alemanha explicou que, se a McLaren encerrar o acordo com a Honda, a ação vai implicar em apenas uma simples quebra de contrato, com poucas consequências. No entanto, se a equipe inglesa pressionar a marca nipônica a abandonar a F1, isso poderia envolver uma enorme compensação financeira para o time de Woking. 
Fernando Alonso deu um ultimato na McLaren e quer a Honda fora da equipe (Foto: McLaren)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Já os nipônicos não têm a intenção deixar a F1 e, inclusive, se comprometeram com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e com a cúpula do Mundial. A Honda não vai desistir da F1 em nenhuma circunstância, segundo a 'AmuS'.

 
Diretor de corridas da McLaren, Éric Boullier disse em Spa que "com um motor Mercedes, seríamos dois segundos mais rápdos que a Williams". Mas o impasse permanece, sendo que a McLaren está à espera de uma decisão da Honda e vice-versa. Se os japoneses realmente deixarem a equipe, a Renault é a única escolha dos ingleses. 
 
Só que, neste momento, as opções do bicampeão do mundo também são limitadas, sendo que a melhor parece ser mesmo a Williams, que possui parceria técnica com a marca alemã
 
 
“Vamos ver como as coisas vão se desenrolar nas próximas duas ou três semanas. Sou apenas o piloto, de modo que meu trabalho é pilotar da forma mais rápida possível ao invés de tomar todas essas decisões. Eu posso escolher o melhor pacote, não o melhor motor”, explicou o veterano de 36 anos em entrevista à emissora Sky Sports.
 
“Acho que há muitas respostas que preciso encontrar. Não vão cair do céu. Precisamos sentar, trabalhar em cima disso e encontrar a melhor solução para o ano que vem”, acrescentou o espanhol em declaração ao 'Mundo Deportivo'.
RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.