Alonso minimiza falhas e diz que imprensa “exagerada” eleva problemas da McLaren: “Não somos essas coisas que ouvimos”

Fernando Alonso não acha que a McLaren está indo de mal a pior. Mesmo sem pontuar desde Baku, o espanhol ressaltou que o time vem melhorando na temporada e que a imprensa exagera nos comentários sobre os erros que a equipe comete no campeonato

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Fernando Alonso acredita que a imprensa está exagerando quanto à situação da McLaren nas últimas etapas da F1. A equipe, que não marca pontos desde o GP do Azerbaijão, tem atraído olhares e muitas críticas pela falta de resultados recentes. Nenhum de seus pilotos esteve sequer no Q2 em Paul Ricard e apenas Stoffel Vandoorne completou a prova no domingo passado (24).
 
Apesar disso, Alonso não avaliou a situação como sendo a pior possível e acha que está longe de ser tão ruim quanto parece.
 
"Um fim de semana como esse, o único problema é a atenção que a imprensa atrai. Tudo é exagerado, especialmente na F1, com todas as polêmicas e todas as coisas que você precisa vender toda semana. Tivemos um final de semana muito ruim em termos de desempenho, pouco competitivo na sexta-feira, não competitivo no sábado, não competitivo no domingo”, afirmou Alonso, em entrevista publicada no site ‘Motorsport Week’.
Fernando Alonso vê melhora gradual da McLaren na temporada (Foto: McLaren)
“Somos os primeiros a saber disso e queremos melhorar isso. Ao mesmo tempo, não somos os últimos. Nós não estamos ficando cada vez pior. Nós não somos o pior time no paddock. Não somos essas coisas que ouvimos nos últimos três dias. Estamos em quinto no campeonato dos Construtores, estou em oitavo no Mundial de Pilotos. Todos os outros que estão fazendo uma temporada perfeita estão atrás de nós, então talvez eles não sejam tão perfeitos e nós não somos tão ruins. Entendemos que não somos competitivos e somos os primeiros que querem melhorar isso”, acrescentou.
 
O espanhol também mencionou o histórico recente da McLaren e sua evolução. No seu primeiro ano com a Honda, em 2015, a equipe terminou em nono lugar no campeonato. Em 2016, terminaram em sexto lugar, e ano passado, o último com a fabricante japonesa, o time ficou em nono mais uma vez, com apenas 30 pontos em 20 corridas. Nesta temporada, com motores Renault, a esquadra de Woking ocupa a quinta colocação no Mundial de Construtores, com 40 pontos, uma melhora significativa nos últimos três anos.
 
“Agora temos o quinto [lugar] no Mundial de Construtores e o oitavo no Mundial de Pilotos. Então, novamente, a situação mudou muito e melhorou muito. Não estamos onde queremos estar e queremos melhorar. Queremos lutar por pódios, queremos lutar por títulos. Estávamos pensando que este ano poderia ser a transição para estar perto dos pódios e perto do desempenho da Red Bull, e nós não estamos. Percebemos isso e aceitamos que precisamos melhorar. Se esta foi a temporada para melhorar? Sim, foi, e melhoramos imensamente. 400 ou 500% mais pontos do que no ano passado, então estamos fazendo o que podemos”, encerrou. 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.