Andretti avalia que Vettel é capaz de fazer Ferrari campeã novamente e diz: “Não pode ser pior que Fernando”

Campeão mundial de 1978, Mario Andretti afirmou que Sebastian Vettel é o cara para levar a Ferrari de volta aos dias de glória no Mundial de F1. Mario disse que Vettel está se mostrando cada vez mais adaptado ao novo regulamento

Mario Andretti não tem dúvida: Sebastian Vettel é perfeitamente capaz de levar a Ferrari de volta aos dias de glória no Mundial de F1. Na visão do campeão mundial de 1978, o alemão, com um carro competitivo nas mãos, seria capaz de fazer a Ferrari conquistar títulos novamente e isso seria importantíssimo não apenas para ele e a equipe italiana, mas para a F1.

Vettel já anunciou que vai deixar a Red Bull ao término da atual temporada, mas ainda não foi oficializado como piloto da Ferrari para 2015. A escuderia de Maranello também não oficializou que Fernando Alonso vai deixar o time — a única pessoa que disse isso foi Luca di Montezemolo, nesta semana, já no papel de ex-presidente da marca. Papel timbrado não há.

De todo modo, Andretti analisa o cenário já levando em conta a ida do tetracampeão para o carro vermelho.

Sebastian Vettel é capaz de alcançar sucesso com a Ferrari, na opinião de Mario Andretti (Foto: Getty Images)

“Sebastian vai andar bem não importa onde vá. Ele provavelmente apenas precisa de um novo desafio para, de repente, ser apreciado de uma nova forma. Eu tenho certeza que será quando for para a Ferrari”, falou em entrevista ao site ‘GPUpdate.net’.

Na opinião dele, por mais que a Ferrari esteja por baixo neste momento, é questão de tempo para que se recupere. O último título de Pilotos foi conquistado em 2007; de Construtores, em 2008.

“Cedo ou tarde serão fortes e isso pode ser uma grande arma para ele. Ele não pode ser pior do que o Fernando vem conseguindo fazer até agora. Com um carro competitivo, ele pode levar o Cavalinho Rampante para o topo outra vez, e isso seria demais. Vocês sabem como importante é para a F1”, comentou.

Na passagem pela Ferrari, Alonso foi vice-campeão três vezes, todas elas atrás de Vettel, e conquistou 11 vitórias. Neste ano, está em sexto lugar no campeonato.

O norte-americano comparou a troca de Vettel pela que Lewis Hamilton fez em 2013, deixando a McLaren para correr pela Mercedes. “Ele foi para a Mercedes, que não era competitiva, mas provavelmente foi a melhor decisão de sua carreira. Essa pode ser outra”, disse.

Andretti comentou também a adaptação de Vettel ao novo regulamento técnico da F1. “Até aqui, você poderia dizer que ele é um piloto unidimensional, pois não consegue ir tão bem com menos downforce, o modo como a potência é liberada e assim por diante. Ele não abraçou isso do jeito que gostaria. Mas está ficando cada vez mais forte, então seu talento brilhante vai aparecer e ele vai continuar a mostrar do que é capaz. Eu nunca, nunca mesmo depreciaria sua habilidade. Cedo ou tarde, vai provar que todos estão errados”, completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.