Após críticas, Tilke defende circuito de Sochi e cita recuperação de Rosberg como exemplo: "Acho que está bom"

Responsável pelo projeto do circuito de Sochi, casa do GP da Rússia, Hermann Tilke defendeu sua criação de críticas, dizendo que início da prova mostrou possibilidade de ultrapassagens. Além disso, usou como causa para a pouco emoção o fato dos carros mais rápidos terem se colocado à frente dos mais lentos logo no começo

Hermann Tilke defendeu o circuito de Sochi, onde a F1 estreou na última semana, das críticas de falta de emoção. Projetista da pista, o alemão disse que a prova teve muitas ultrapassagens, usando como exemplo especialmente a recuperação de Nico Rosberg, que teve de se reencontrar no GP desde a última posição até terminar no segundo lugar.
 
Para Tilke, o grande problema em relação ao número de passadas foi ter os carros mais rápidos à frente na maior parte da corrida, impossibilitando mais ultrapassagens. Perguntado se crê que o desenho necessita de mudanças, Tilke negou.
GP da Rússia não foi dos mais emocionantes (Foto: AP)
"Não, eu acho que está bom. Funciona. Nas primeiras voltas, foi ótimo de ultrapassar, mas depois as coisas se assentaram. Nico fez um ótimo trabalho saindo do fim do grid para chegar no segundo lugar, e teve muita ultrapassagem no meio. Mas, claro, se o piloto mais rápido está na frente do mais lento, então não acontece muita coisa" disse.
 
Outro fator que o arquiteto entendeu como dificultador de emoção foi a escolha de pneus da Pirelli, que considerou conservadora, mas sem recriminar a fornecedora. Segundo ele, foi compreensível devido ao baixo conhecimento da pista.
 
"Creio que a Pirelli foi um pouco conservadora, porque ficaram com medo do que ia acontecer na nova pista. Esperamos que no próximo ano eles tenham uma estratégia diferente. Mas todo mundo tem de testar primeiro e não se arriscar muito, porque não eles não querem cinco paradas", concluiu.
 
A F1 volta em duas semanas, dia 2 de novembro, com o GP dos Estados Unidos. A prova norte-americana acontece no Circuito das Américas, outro circuito desenhado por Tilke.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.