Após debandada de patrocinadores, Sauber anuncia parceria com empresa de tecnologia HP

A Sauber anunciou na manhã desta segunda-feira (26) uma parceria com a Hewlett-Packard, a HP, gigante do ramo de tecnologia. Juntas, empresas desenvolveram um supercomputador que vai ficar no túnel de vento da equipe, em Hinwil, e deve contribuir com ganho extra em desempenho para os carros

A Sauber, equipe do brasileiro Felipe Nasr, anunciou nesta segunda-feira (26) uma parceria com a empresa Hewlett-Packard, popularmente conhecida por HP, gigante do ramo de tecnologia.

O acordo inclui um intercâmbio de tecnologias entre as duas companhias, com a criação de um supercomputador desenvolvido para trabalhar principalmente com o CFD, colaborando assim para o desenvolvimento dos carros da equipe.

Ainda, o supercomputador foi desenhado para atender as necessidades da Sauber no sentido de prover desempenho extra e eficiência. A ideia é que ajude a aumentar a capacidade de processar e a reduzir significativamente o consumo de energia em comparação ao sistema atual. O computador foi colocado no túnel de vento da Sauber em Hinwil e vai funcionar a partir da agora.
Marcus Ericsson e Felipe Nasr terão ajuda de supercomputador (Foto: Sauber)
"Estamos felizes em poder trabalhar com uma marca de tamanho prestígio como é a HP. Junto ao centro de inteligência deles, que fica em Grénoble, fomos capazes de desenvolver um supercomputador que se baseia nas tecnologias mais avançadas da companhia. Isso vai melhorar nossa performance na área do CFD", disse a chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn.
 
"A F1 exige o topo de performance de cada pessoa e de cada tecnologia. Os de sucesso constantemente desempenham no limite, pertencendo aos melhores. A Hewlett-Packard está muito satisfeita em auxiliar a Sauber na área de alto desempenho de computação, reforçando o time. Isso será chave para o desenvolvimento da Sauber para ter vantagem crucial na pista", seguiu Marcel Borgo, diretor de gerenciamento da HP.

Em crise, sem alguns de seus patrocinadores mais fortes em 2014, a Sauber tem lutado para conseguir os recursos disponíveis para produzir um carro que entre na pista na temporada 2015 após passar semanas sem nenhum tipo de desenvolvimento pela simples falta de dinheiro. Diferente dos últimos anos, em 2015 a pintura do carro será nas cores azul e amarelo, como divulgado pelo jornalista Victor Martins na última semana. A mudança de pintura é devido ao patrocínio que a equipe recebe do Banco do Brasil, mecenas de Nasr.
 

10+ LANÇAMENTOS NA F1
Carros colocados diante das garagens com capas, fotos divulgadas pela internet, convocação para coletiva de imprensa na sede da equipe. Tudo gera ansiedade enorme no verdadeiro fã de F1, mas já houve um tempo em que os lançamentos de carros no início de cada ano eram muito mais do que isso — tratavam-se, na realidade, de mega eventos que às vezes contavam até mesmo com aviões Airbus e shows das Spice Girls. Aproveitando que a F1 vive uma época de lançamentos, o GRANDE PRÊMIO relembra alguns eventos que ficaram marcados ou por sua suntuosidade, ou por sua excentricidade.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

BOTTAS ANTES
O finlandês Valtteri Bottas será o primeiro a sentir o gostinho de pilotar pela primeira vez o novo carro da Williams, o FW37, nos testes coletivos da F1 em Jerez de la Frontera, na Espanha. A Williams confirmou que o quarto colocado do Mundial de F1 de 2014 será o responsável por guiar o carro nos dois primeiros dias de atividades de pista da pré-temporada. Desta forma, Bottas andará nos dias 1 e 2 de fevereiro com a nova máquina. Já o brasileiro Felipe Massa, que fechou o último campeonato em sétimo lugar, trabalhará pela primeira vez com o FW37 nos dias 3 e 4.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

CINCO VITÓRIAS

A Renault tem grandes planos para 2015. A fabricante francesa espera reduzir pela metade a diferença que ainda possui para a campeã Mercedes e traça como meta a conquista de "pelo menos cinco vitórias na temporada" que começa em março, no Albert Park, na Austrália. No ano passado, a fornecedora enfrentou diversos problemas com a nova unidade de força. Mesmo assim, fechou o campeonato com três triunfos, todos pelas mãos de Daniel Ricciardo, com a Red Bull. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.