Após falha na Austrália, Honda anuncia troca de componentes de motor de Gasly e Hartley às vésperas do GP do Bahrein

Com apenas uma corrida disputada nesta temporada, a Honda já vai providenciar a troca de componentes de motor dos dois carros da Toro Rosso. No Bahrein, Pierre Gasly vai correr com novo motor de combustão interna (ICE) e atualizou o sistema de turbo e o MGU-H após o problema que forçou o francês a abandonar na Austrália. Brendon Hartley também vai correr com novos turbo e MGU-H

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Depois de uma pré-temporada promissora e de pouquíssimos problemas, a Honda sofreu seu primeiro revés em 2018 na sua parceria com a Toro Rosso ao ver o MGU-H do motor do carro de Pierre Gasly apresentar problemas no primeiro terço do GP da Austrália, forçando o abandono do jovem francês. Após investigação na fábrica de Sakura, a fábrica japonesa optou pela solução mais drástica anunciada nesta quarta-feira (4): a troca de componentes da unidade motriz não apenas de Gasly, mas também de Brendon Hartley para o fim de semana do GP do Bahrein, segunda etapa da temporada 2018 da F1.

 
A Honda realizou mudanças no MGU-H e também no sistema de turbo, que vão ser atualizados nas unidades motrizes dos carros de Gasly e de Hartley. No caso do francês, a montadora também decidiu trocar o motor de combustão interna (ICE) por entender que a unidade foi danificada na esteira da falha com o MGU-H em Melbourne.
A Honda vai trocar componentes do motor de Gasly e Hartley para o GP do Bahrein (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
A anunciada troca de componentes de motor já acende o alerta na Honda. A dupla da Toro Rosso não vai sofrer nenhuma punição no fim de semana em Sakhir, mas já fica perto do limite de uso de três ICE, MGU-H e sistema de turbo. A nova restrição imposta pelo regulamento da F1 para 2018 faz com que cada motor tenha de durar, em média, sete GPs para que o piloto não seja punido com a perda de posições no grid de largada.
 
Toyoharu Tanabe, diretor-técnico da Honda para o projeto da F1, explicou que não teve saída a não ser fazer a troca das peças às vésperas da etapa deste fim de semana.
 

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“Trocar componentes para a segunda corrida obviamente é uma decisão difícil e não é a ideal, levando em conta que o número de unidades de potência e componentes auxiliares agora estão limitados a apenas três por temporada”, lamentou o engenheiro.

 
“Contudo, nós acreditamos que este é o caminho certo a seguir e vamos continuar nosso desenvolvimento para garantir que o mesmo problema não vai acontecer novamente. Ainda que Sakhir seja uma pista difícil para a unidade de potência, nós esperamos avançar na esteira deste momento difícil, nos concentrando nesta corrida e nas que virão”, comentou Tanabe.
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