Após fim da parceria com Red Bull, chefe da Renault fala em melhora: “Vamos fazer de tudo para que se arrependam”

Encerrando 12 anos de trabalho com a Red Bull ao fim desta temporada, Cyril Abiteboul afirmou que não ficou surpreso com a decisão. E vai além: ele espera fazer o time pensar na sua escolha a partir do desempenho em pista dos motores da Renault

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois de meses de especulação a respeito dos motores a serem utilizados no ano que vem, a Red Bull finalmente anunciou, na manhã desta terça-feira (19), que assinou com a Honda em um contrato de dois anos na F1. Sem demonstrar surpresa com a decisão, a Renault espera melhorar ainda este ano as suas unidades de potência e fala em fazer a equipe taurina ‘se arrepender da decisão”.
 
Cyril Abiteboul, diretor da Renault, respondeu ao anúncio dizendo que a fabricante estava disposta a mostrar progresso o suficiente para fazer com que a Red Bull repense na sua escolha para as próximas duas temporadas. 
 
"Vamos fazer de tudo para que se arrependam. O que quero dizer com isso é simplesmente fazer o melhor que pudermos em pista, com o nosso próprio time sob nossas próprias cores. Estou muito entusiasmado com a melhoria de desempenho que está por vir, em particular com o Spec C, que vamos apresentar mais tarde nesta temporada”, afirmou ao site ‘Motorsport.com’.
Chefe da Renault foca, agora, na sua equipe de fábrica e na McLaren  (Foto: Bernard Asset/DPPI)
"Neste momento, não há razão para pensar que a Red Bull não a receberá [atualização], embora ainda não tenhamos confirmado os detalhes do plano de alocação de motor, mas espero que façamos com que eles se arrependam", completou Abiteboul. 
 
O chefe da Renault disse ainda que não se surpreendeu com a opção da Red Bull pela Honda. O francês pontuou que a equipe já dava indícios de não querer continuar na parceria desde o ano passado.
 
"Isso foi por conta da rescisão da Toro Rosso no final de 2017 e o término do contrato da Red Bull no final de 2018, apesar de a Red Bull ter pedido para ser um pouco mais vaga sobre o assunto. Isso foi em uma direção diferente quando a Red Bull nos pediu uma oferta, já que havia um pouco de indecisão sobre qual caminho seguir. Para nós, é mais uma confirmação do que estava no ar, e que também é uma decisão estratégica e comercial mais do que uma decisão puramente técnica ou esportiva da Red Bull", completou.
A Red Bull passa a usar motores Honda em 2019 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
A relação de trabalho com a Honda aliada ao potencial benefício financeiro também teriam sido motivos que levaram a Red Bull a fechar o acordo, segundo o chefe da Renault.
 
“Não poderia ser com a Renault, tinha que ser com outra entidade e eles encontraram na Honda uma combinação perfeita. E há uma série de coisas que não poderíamos oferecer, como suporte financeiro, acesso a instalações centrais. Porque nossa prioridade e foco estão na consolidação do desempenho do Renault Sport F1".
 
Era esperado que a Red Bull anunciasse sua escolha apenas no GP da Áustria, no dia 1º de julho. Para a Renault, que já pressionava o time taurino por uma decisão, a espera poderia ser prejudicial, já que precisavam planejar suas atualizações e desenvolvimento para este ano e para o próximo. 
 
"Era importante para nós obtermos clareza de seus planos para o próximo ano, para que pudéssemos tomar as medidas adequadas. Da mesma forma, se eles não estivessem indo para outro lugar, poderíamos mudar um pouco a forma como estávamos trabalhando juntos pelo restante da temporada e pela preparação da próxima temporada. Então, havia vários fatores que exigiam alguma clareza e, se tem alguma coisa pela qual gostaria de agradecê-los é por perceberem que não adiantava atrasar uma decisão”, encerrou. 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.