Após reclamação de Vettel no GP da Espanha, FIA investiga e admite falha no controle de velocidade durante VSC

Após as queixas de Sebastian Vettel, a FIA reconheceu a falha no controle de velocidade durante o procedimento do safety-car virtual. Charlie Whiting avisou que a entidade vai evoluir o software para evitar erros no futuro

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois das reclamações de Sebastian Vettel a respeito do safety-car virtual, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu investigar a fundo a acusação de que o recurso pode ser manipulado em pista. Após o GP da Espanha no último mês de maio, tetracampeão falou em “software pobre” e citou a possibilidade de manejar a velocidade durante o período de ativação. 
 
Sem acreditar no alemão à época da declaração, Charlie Whiting, diretor de prova da FIA, entende, agora, o que Vettel estava apontando na brecha do VSC. O dirigente ainda disse que, embora a vantagem ganha seja muito pequena, a FIA vai trabalhar para fechar todas as lacunas no software.
Safety-car virtual tem brecha para pilotos manipularem velocidade (Foto: Twitter/Reprodução)
"Sim, nós trabalhamos nisso agora. O cálculo que o sistema faz a cada 50m é baseado na distância da linha de tempo. Então, se você pode encurtar isso, você ganha pequenas frações [de tempo]. A maneira como calculamos isso com os responsáveis pelo software é que é possível ganhar cerca de 150 milissegundos [por volta]. Mas na F1 vale a pena”, afirmou Whiting em entrevista veiculada pela revista britânica 'Autosport'.
 
"Essa é a extensão disso, até onde me foi explicado pelo nosso pessoal de software. Podemos corrigí-lo e torná-lo um pouco mais à prova de balas", completou o delegado da FIA.

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.