Após reunião, Conselho Mundial da FIA cria novas medidas técnicas e de segurança já para 2014

Nova penalização de cinco segundos durante pit-stop para infrações mais leves, peso mínimo do carro e uso de capacete entre os funcionários da equipe durante todo o fim de semana estão em pauta e devem ser implantados já no próximo campeonato. Reunião também decidiu de forma unânime por um projeto de redução de custos para 2015

 
A FIA anunciou novas medidas para o regulamento esportivo e técnico da F1 após reunião do Conselho Mundial da entidade em Genebra, na Suíça, nesta quinta-feira (23). 
 
Em encontro que contou também com a presença de Bernie Ecclestone e das 11 equipes da categoria, temas a respeito de questões técnicas e de segurança também foram debatidos e definidos. A implantação das medidas para 2014, contudo, depende ainda da aprovação unânime dos times. A decisão deve sair antes do início do próximo campeonato.
 
Entre as principais mudanças, os fiscais de cada corrida poderão impor uma penalização de 5s a cada piloto, por infração leve, durante o próprio pit-stop – antes da troca de pneus. Os funcionários das equipes, por sua vez, terão que utilizar capacetes obrigatoriamente também durante os treinos e a classificação, não mais apenas durante as provas.
Punição de 5s poderá ser aplicada durante pit-stop (Foto: Getty Images)
A questão do peso do carro também foi debatida. Os pilotos terão obrigatoriamente de levar seus bólidos de volta aos boxes após a bandeirada final de cada GP, sendo passível de punição o competidor que parar no circuito durante a volta pós-encerramento. Um lastro de combustível deve ser mantido no tanque para que uma amostra seja coletada para posterior análise, e o peso total do carro não deve ser inferior a 691 kg em nenhum momento do final de semana, durante as atividades em pista.
 
O novo peso mínimo – com acréscimo de 1 kg em relação a 2013 – se deve pelo fato de que os pneus Pirelli fabricados para 2014 serão mais pesados que os anteriores. Para 2015, contudo, o novo limite será de 701 kg, e todos os dispositivos para aquecimento dos compostos serão expressamente proibidos pelo novo regulamento.
 
As equipes também terão uma redução automática de custos para serem consideradas construtoras: a partir de agora, não precisarão mais projetar e fabricar os dutos de freio nem as suspensões de seus carros. Além disso, poderão mexer seis vezes – e não mais apenas duas – em cada monoposto durante o período em que este estiver no Parque Fechado, entre a classificação e a corrida. Esta medida, contudo, só é válida para o próximo Mundial, visando facilitar o trabalho com os novos motores e a nova aerodinâmica.
 
Também ficou decidido, de forma unânime, que um novo projeto de redução de custos será apresentado em junho, visando ser introduzido a partir de janeiro de 2015.

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