Arrivabene exalta história e espírito empreendedor de fundador da Ferrari: “Era o verdadeiro Steve Jobs”

Em bate-papo com Bernie Ecclestone divulgado pelo site oficial da F1, Maurizio Arrivabene destacou a capacidade de Enzo Ferrari em transformar uma marca de automóveis em um verdadeiro mito. O hoje chefe da mais vitoriosa equipe do esporte exaltou o marketing baseado no desejo, criado pelo ‘Comendador’, que tornou icônica a fábrica italiana

Consolidada mundialmente como uma marca extremamente valiosa, a Ferrari há tempos se notabilizou por ser um verdadeiro objeto de desejo. Não apenas de quem sonha em ter um carro de rua em sua garagem, mas também dos pilotos de corridas, muitos deles com o verdadeiro sonho de um dia vestir o vermelho eternizado pela fábrica italiana. O mito Ferrari teve início pelas mãos da figura do ‘Comendador’ Enzo Ferrari.

De origem humilde, o emblemático italiano começou seu negócio a partir de uma garagem e o transformou em um dos principais ícones da indústria automobilística.

Para Maurizio Arrivabene, o fundador da marca foi um verdadeiro empreendedor que se destacou pelo caráter e exemplo de inovação para fazer da Ferrari um objeto de desejo. Tal qual hoje acontece, por exemplo, com a Apple, empresa norte-americana de tecnologia construída por outro gênio, Steve Jobs, exaltado por sua postura inovadora.

Enzo Ferrari é um dos personagens mais marcantes da história do automobilismo (Foto: Getty Images)

Mas segundo o chefe da Ferrari, Enzo Ferrari criou uma marca que, anos mais tarde, foi copiada por Jobs em seu espírito inovador e empreendedor.

“Nós escutamos muitas coisas sobre essas novas formas de empreendedorismo, começando um grande negócio em uma garagem, como Steve Jobs”, declarou Arrivabene em um bate-papo com Bernie Ecclestone publicado pelo site oficial da F1.

“Quando eu penso na história da Ferrari, há muitos paralelos: Enzo Ferrari também começou em uma garagem em Modena — e ele construiu uma marca que se tornou um mito hoje. Para mim, o ‘verdadeiro’ Steve Jobs foi Enzo Ferrari. A história da Apple foi uma cópia da história da Ferrari”, afirmou.

Arrivabene não escondeu sua admiração pela maneira como o ‘Comendador’ construiu o mito Ferrari.

“Enzo Ferrari criou uma moderna forma de marketing baseada no desejo. Em Maranello, há histórias de pessoas que tiveram de esperar por dias para pegar seus carros. O carro estava pronto, mas intencionalmente Enzo não lhes entregava o carro, apenas para aumentar o desejo. Isso é o que eu quero dizer com o marketing baseado no desejo. Foi uma maneira completamente nova de marketing de um produto”, disse.

Ecclestone também falou sobre Enzo Ferrari e rasgou elogios à sua capacidade vanguardista. “Ele era um bom vendedor de carros usados”, brincou o britânico, remetendo também ao seu histórico profissional de vendedor de carros antes de entrar no esporte que hoje comanda.

“Além de ser um engenheiro muito capacitado, ele era um bom empreendedor. Eu nunca me importei muito com o lado técnico, mas vendo a forma como ele fazia as coisas, ele era muito didático. O único problema é que ele não podia falar inglês e eu não podia falar italiano, então sempre tinha alguém entre nós. Ele me mostrou que era um cara extremamente inteligente na maneira como ele lidava com as coisas“, destacou Bernie.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.