Às vésperas de estreia no WEC, Hülkenberg se mostra empolgado com novo desafio pela Porsche, mas reafirma foco na F1

Nico Hülkenberg fará sua estreia no Mundial de Endurance neste fim de semana com a disputa das 6 Horas de Spa-Francorchamps ao volante do Porsche 919 Hybrid. Mesmo insatisfeito com fase atual vivida na F1, o piloto da Force India reafirma foco na categoria, mas ao mesmo tempo vislumbra um novo horizonte e fala em empolgação ao encarar novo desafio na carreira

Pela primeira vez em sua carreira, Nico Hülkenberg terá a oportunidade de disputar uma corrida de endurance. E o alemão não vê a hora de acelerar o Porsche 919 Hybrid que vai pilotar com seus novos companheiros de equipe Earl Bamber e Nick Tandy nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda etapa da temporada 2015 do WEC e que servirá ao alemão como preparação para a disputa das 24 Horas de Le Mans, em junho. Mesmo insatisfeito com a fase atual vivida na F1 pela Force India, Hülkenberg, aos 27 anos, reiterou seu comprometimento com a equipe e com a categoria, mas não escondeu que está ansioso e muito empolgado com os novos horizontes que os próximos dias vão lhe proporcionar.

Chegou a hora e vez do debute de Nico Hülkenberg no Mundial de Endurance pela Porsche (Foto: Porsche/Facebook)

“Estou extremamente animado sobre as próximas semanas que virão e o fim de semana em Spa. Claro que conheço muito bem o circuito e já corri lá muitas vezes. Mas correr de endurance é completamente novo para mim e estou muito empolgado em ver como tudo vai se desenrolar”, declarou Nico, que será o primeiro piloto a correr as 24 Horas de Le Mans no mesmo ano em que disputa a temporada da F1 desde 2009, quando Sébastien Bourdais também correu a lendária prova em Le Sarthe na época em que representava a Toro Rosso.

Mas apesar do novo momento como piloto do Mundial de Endurance pela Porsche para as próximas duas corridas do campeonato, Hülkenberg entende que a passagem pelo WEC não atrapalhará sua trajetória na F1, que ainda permanece como seu principal objetivo no automobilismo. “Obviamente, antes de assumir o compromisso com a Porsche no ano passado, pensei sobre essas coisas, e não teria assumido qualquer compromisso se isso comprometesse minha carreira na F1”, comentou o piloto.

Nico acredita também que não terá maiores problemas quanto a se encontrar à vontade nessa transição de carros de endurance e F1. “Testei no Bahrein [no WEC] em meados de fevereiro e, em seguida, em Barcelona — pela F1 —, e claro que há algumas voltas de adaptação, mas estou completamente à vontade na F1 e tenho uma impressão em minha mente e corpo que posso trocar de carro sem levar muito tempo ou precisar me readaptar”, disse.

Antes de correr em Spa neste fim de semana, Hülkenberg participou de uma bateria de testes coletivos com a Porsche no circuito do Bahrein e ficou bastante satisfeito com seu trabalho. Agora é hora de colocar tudo em prática, tendo pela frente um circuito tão desafiador e imprevisível como é Spa-Francorchamps. “Vou encarar esses desafios com uma mente aberta, quero viver minhas experiências e, sem dúvidas, quero fazer um bom trabalho, para mim e para a Porsche”, falou o piloto.

“Sendo uma pista de alta velocidade e com retas longas, Spa deve se adequar ao nosso 919 Hybrid. Para começar, seria bom que fosse no seco, mas em Ardennes — região onde se localiza o circuito — você nunca sabe o que pode acontecer e tem de estar preparado para tudo”, concluiu. Após quatro etapas na temporada 2015 do Mundial de F1, Hülkenberg soma seis pontos e ocupa o décimo lugar na classificação geral. Na categoria, seu melhor resultado em Spa-Francorchamps foi um quarto lugar, representando a Force India.

QUEM MANDA NA F1 EM 2015

Com o fim da primeira parte do campeonato 2015, a imagem que fica é que a Mercedes ainda é a equipe a ser batida e que Lewis Hamilton está em um degrau acima dos demais. A segunda força claramente é a Ferrari, que se aproveita de um carro que lida melhor com os pneus e de dois campeões que se reencontraram na vida. Já a Williams vem isolada como terceira potência, enquanto no grupo intermediário ainda é difícil estabelecer uma hierarquia

CALENDÁRIO APERTADO

A cidade de Melbourne anunciou nesta quarta-feira (29) pela manhã, ainda noite de terça-feira no horário brasileiro, que vai receber a etapa da F1 em 2016 em 3 de abril. E isso não quer dizer que sua posição de ponto de partida vá mudar, o que significa que o calendário do ano que vem vai ficar bem mais condensado, já que o campeonato termina em novembro, ainda sem data oficial. Os motivos para a mudança na data de início do Mundial não foram dados. O Albert Park recebeu a primeira prova do campeonato deste ano em 15 de março

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.