Bottas revela sofrimento com rumores sobre ida para Ferrari: “Foi a fase mais incômoda da minha carreira”

Valtteri Bottas viveu meses de muita indefinição e de um verdadeiro bombardeio de perguntas sobre uma possibilidade de se transferir para a Ferrari para substituir o compatriota Kimi Räikkönen, algo que acabou não se consumando. No fim das contas, a equipe italiana renovou com o veterano, enquanto o jovem finlandês ficou na Williams. Na visão do parceiro de Felipe Massa, tudo serviu como um grande aprendizado

Um dos grandes rumores que marcou a temporada passada do Mundial de F1 teve relação direta com o futuro da carreira de Valtteri Bottas. Em franca evolução na categoria e com performances cada vez mais sólidas com a Williams, o finlandês passou a entrar no radar da maior e mais tradicional equipe do grid, a Ferrari, que ponderou sobre a renovação com o veterano Kimi Räikkönen. Depois de muita indefinição e muitas notícias que ligavam Bottas a Maranello, eis que a Ferrari optou pela experiência e manteve Kimi pelo menos por mais um ano. Por sua vez, Valtteri acertou sua permanência na Williams e vai ser parceiro de Felipe Massa pelo terceiro ano seguido.
 
Mas os rumores e, principalmente, o bombardeio de perguntas sobre o futuro tornaram a vida de Bottas mais difícil durante boa parte do ano. “Foi a fase mais incômoda da minha carreira até agora”, revelou o nórdico em entrevista à revista britânica ‘Autosport’.
 
“Podia perceber o que a imprensa queria fazer, eles sempre estavam fazendo as mesmas perguntas o tempo todo. Mesmo nas ruas, populares me perguntavam a mesma coisa o tempo todo, quase como 24 horas por dia a mesma coisa”, lembrou o piloto da Williams.
Valtteri Bottas disse que sofreu com os rumores e o bombardeio de perguntas sobre a Ferrari (Foto: LAT Photographic/Williams)
“Não é legal porque quando você vai disputar um fim de semana de corrida, a única coisa que você quer ter em mente é o que você tem de fazer para obter o resultado perfeito. Quando acontecem rumores como estes, isso se torna mais complicado. Isso não ajuda, mas esta é a F1”, lamentou, mas em tom conformado, Bottas.
 
No entanto, Valtteri minimizou a situação e entende que isso não influenciou tanto em sua performance na pista. “Acho que tudo correu bem, claro que isso não ajudou com os resultados e a concentração como um todo, mas não acho que atrapalhou muito”, avaliou o piloto.
 
Já Pat Symonds, diretor-técnico da Williams, vai na direção contrária. “Eu gostaria que isso não tivesse acontecido porque acredito que isso o atrapalhou. Mas Valtteri deu a volta por cima e ele se recuperou de forma absoluta”, comentou o engenheiro britânico.
 
No fim das contas, segue a vida. Para Bottas, embora a experiência tenha sido até um tanto traumática, serviu como um grande aprendizado. 
 
“Foi uma boa experiência para mim. Ainda espero ter uma longa carreira pela frente e vai haver muitas especulações como essa adiante, talvez em 2016. Tal situação me preparou muito sobre como lidar com isso. Agora eu já estive nesta situação, então acho que provavelmente isso vai ser bom para mim em longo prazo”, finalizou. 
 
O piloto pode ter de enfrentar tal situação novamente neste ano, já que seu contrato com a Williams vai até o fim desta temporada, bem como o de Räikkönen com a Ferrari.
 
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.