Bottas se diz prejudicado por Verstappen, que se defende. E FIA livra holandês de punição “estúpida”

Mesmo tendo um desempenho brilhante na classificação do GP do México, Max Verstappen se viu envolvido em mais uma polêmica na F1. Valtteri Bottas acusou o holandês de tê-lo prejudicado na sua primeira tentativa de volta rápida no início do Q3. O incidente foi posto sob investigação pelos comissários de prova, entre eles o brasileiro Felipe Giaffone. No fim das contas, o consenso foi de absolver Verstappen

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Max Verstappen foi um dos grandes nomes da classificação do GP do México e ficou muito perto de entrar para a história como o mais jovem piloto a conquistar uma pole na F1 neste sábado (28). Mas Sebastian Vettel, logo o atual detentor do recorde, impediu a glória do holandês, que vai largar em segundo lugar. Mas na esteira de um desempenho brilhante, Max se viu envolto a outra polêmica menos de uma semana após toda a confusão que tornou sua punição por ultrapassar Kimi Räikkönen na última volta do GP dos EUA excedendo os limites da pista. 

 
No começo do Q3, Valtteri Bottas se sentiu prejudicado por Verstappen, que estava à sua frente durante uma volta rápida. Tanto que o finlandês travou as rodas e acabou abortando a tentativa, voltando para os boxes. O incidente foi posto sob investigação dos comissários de prova, entre eles o brasileiro Felipe Giaffone. Verstappen disparou contra o que seria uma punição "estúpida", que no fim acabou não acontecendo. Os comissários de prova absolveram Max e o garantiram na primeira fila do grid mexicano.
 
O piloto da Mercedes só fez uma volta rápida na fase final da sessão no Hermanos Rodríguez e garantiu a quarta posição do grid.
Bottas se sentiu prejudicado por Verstappen no começo do Q3 no México (Foto: Reprodução)
Ao fim da sessão, Bottas, bem ao seu estilo, se disse prejudicado, mas manteve o tom ameno. “Eu pude ver antes do último setor que ele estava bem lento. Ele vinha lentamente na saída da curva 12, e isso comprometeu um pouquinho minha trajetória na curva 13, acabei travando [os pneus], então isso arruinou minha volta”, comentou.
 
Questionado se Verstappen merecia ser punido, Valtteri se esquivou. “Eu não sei, não cabe a mim. Não sei o que o regulamento diz, exatamente. O que eu sei é que isso destruiu minha volta e eu só tive uma tentativa no Q3 ao invés de duas”, complementou.
 
Max, bem mais contundente, se defendeu. “Eu estava à esquerda. Não acho que estava no caminho. Ele travou [as rodas] na curva seguinte fazendo a linha normal. Isso não é problema meu. Eu não estava lá no meio do caminho”, disparou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quando perguntado sobre a possibilidade de ser punido, Verstappen não escondeu a irritação, mas procurou conter as palavras. “Seria algo muito estúpido. Você já sabe meu comentário”, complementou. Minutos depois, o holandês respirou mais aliviado com a confirmação da sua presença na primeira fila no grid do GP do México.

No documento emitido pela FIA e assinado pelos comissários Felipe Giaffone, Gerd Ennser, Jorge Rodríguez e Tom Kristensen — lendário nome multicampeão das 24 Horas de Le Mans —, estão as explicações que justificam a absolvição de Verstappen. 
 
“Os comissários analisaram os múltiplos ângulos e também as chamadas de rádio do carro 33 e ouviram Max Verstappen, o piloto do carro 33, e Valtteri Bottas, o piloto do carro 77, e os representantes das equipes. O piloto do carro 33 foi claramente informado pelo rádio da equipe e viu pelos retrovisores que o carro 77 estava abordando uma volta rápida. Ele mudou sua linha na saída da curva 12 e evitou de impedir [a passagem] do carro 77.  Piloto do carro 33 se moveu lentamente para o traçado, o que pode ter afetado o carro 77, mas os comissários não consideram isso um bloqueio”, diz o comunicado.
 
VIGIAR E PUNIR

COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.