Bottas sobra e puxa 1-2 da Mercedes no primeiro treino livre na Espanha. De volta ao carro da Williams, Kubica é só 19º

A Mercedes dominou o primeiro treino livre do GP da Espanha. E com Valtteri Bottas. O finlandês foi impecável e terminou a sessão inicial com folga de mais de meio segundo para o companheiro de equipe e líder do campeonato, Lewis Hamilton. Robert Kubica, que finalmente teve a chance de andar em TL, rodou e fechou a atividade apenas na 19ª colocação

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A primeira sessão de treinos livres da F1 na Catalunha acompanhou um domínio dos velhos tempos da Mercedes. Mas não com Lewis Hamilton. Coube a Valtteri Bottas imprimir um ritmo velocíssimo durante a uma hora e meia de atividades em Barcelona. Andando sempre em cima dos pneus macios, o finlandês foi quase 1s melhor que o companheiro de equipe e líder do campeonato. Hamilton até tentou acompanhar o nórdico, mas teve mesmo de se contentar com o segundo tempo – o inglês chegou a testar os compostos médios, mas nem passou perto do desempenho do colega. 

A Ferrari apareceu logo atrás dos prateados, mas muito longe também. Sebastian Vettel foi o melhor dos carros vermelhos, mas 0s950 pior que Bottas, Max Verstappen fez o quarto tempo, se colocando entre o time italiano. Kimi Räikkönen, portanto, fechou a lista dos cinco primeiros, enquanto Fernando Alonso soube colocar a redesenhada McLaren na sexta posição, com Daniel Ricciardo em sétimo, à frente de Romain Grosjean, Stoffel Vandoorne e Pierre Gasly.
 
A sessão também marcou a volta de Robert Kubica ao carro da Williams. O polonês havia andado na pré-temporada e, nesta sexta-feira (11), foi chamado para guiar o FW41 no lugar de Sergey Sirotkin. Mas nem ele conseguiu tirar muito mais do difícil carro inglês. Mesmo andando praticamnente o tempo inteiro com pneus supermacios, Kubica foi apenas o 19º, mais de 1s à frente de Lance Stroll.

A F1 retorna à pista logo mais, a partir das 10h (de Brasília), para o segundo treino livre do GP da Espanha. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
 

Valtteri Bottas liderou com folga o primeiro treino livre da F1 em Barcelona (Foto: Mercedes)

Confira como foi o primeiro treino livre do GP da Espanha de F1 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O primeiro treino livre em Barcelona começou com a expectativa do retorno de Robert Kubica a uma atividade oficial da F1. O polonês foi escalado pela Williams para andar no lugar de Sergey Sirotkin e foi a primeira vez, desde 2010, que o piloto andou em um fim de semana de GP. Kubica, hoje reserva na equipe inglesa, se envolveu um forte acidente de rali, enquanto fazia a pré-temporada de 2011 com a Renault, e acabou sofrendo sérias lesões que o afastaram do Mundial nos anos seguintes. Na temporada passada, Robert decidiu que era hora de voltar, passou perto de uma vaga de titular, mas fechou mesmo para o cargo de reserva no time de Grove. E teve sua primeira chance de andar em treino livre nesta sexta-feira.

 
A sessão inicial da etapa espanhola também revelou os pacotes de atualização aerodinâmica das equipes. Entre os de maior destaque: o da Ferrari, que optou por instalar os retrovisores no halo; a McLaren, que veio com um bico redesenhado e cheio de entradas de ar; a Red Bull trouxe uma lateral completamente diferente, com novas aletas. 
 
E como sempre acontece, os primeiros minutos da atividade foram marcados apenas por voltas de instalação e verificação de sistemas. Nesta fase, houve uma diferença de escolha de pneus, alguns pilotos decidiram andar com os pneus macios (amarelos), outros com os médios (brancos). Além dos dois compostos, a Pirelli também entregou a equipes e pilotos os supermacios (vermelhos).
Robert Kubica volou a participar de um treino livre da F1 nesta sexta-feira (Foto: Williams)

O primeiro tempo veio com pouco mais de 15 minutos de sessão, e coube a Esteban Ocon. O francês da Force India, andando de médios, obteve 1min22s592. Stoffel Vandoorne surgiu logo na sequência, mas 0s063 atrás – mas usando os macios. Logo, porém, Kimi Räikkönen surgiu com 1min20s262 e assumiu a ponta, também com os amarelos. Fernando Alonso acompanhou o ex-companheiro de equipe ao virar 0s273 pior. Vandoorne, Ocon, Kubica e Lance Stroll completavam a lista inicial do dia. 

 
Aí a Mercedes mandou seus dois pilotos ao trabalho. E também abrindo as atividades com os compostos macios, Lewis Hamilton foi capaz de fazer 1min20s700, para se colocar em terceiro, atrás de Räikkönen e Alonso. Nesta mesma fase, o treino viu duas belas escapadas: Sebastian Vettel no trecho final do circuito e Valtteri Bottas, que perdeu a frente do carro e saiu da pista. Incidentes sem maiores consequências, no entanto. 
 
Dois minutos depois, Hamilton cravou 1min18s997 e tomou a ponta para si. Räikkönen, Vettel, Alonso, Vandoorne, Romain Grosjean, Daniel Ricciardo, Sergio Pérez e Ocon eram os caras do top-10. A liderança do inglês da Mercedes durou pouco, porém. Isso porque Bottas acertou uma boa volta na sequência, e assumiu a P1 com 1min18s703.
 
Enquanto isso, muita gente ultrapassava os limites. Até podemos dizer que os pilotos conhecem o Circuito da Catalunha como nenhum outro, mas ninguém ficou livre de erros neste início de trabalho da F1, especialmente nos setores com menor aderência em função do asfalto novo do traçado. Além disso, a sessão sofreu com os ventos fortes na região do circuito catalão, que sopravam a 11 km/h. E os últimos que provaram a experiência de escapar da pista foram Brendon Hartley, Marcus Ericsson e Grosjean. E quem se viu em apuros mesmo foi Ricciardo, logo depois de assinalar a terceira melhor marca do treino naquele momento. O australiano passou reto na curva 4 e foi encontrar a barreira de pneus. Nada muito sério, mas o #3 acabou perdendo um tempo precioso de treino. O safety-car virtual foi acionado na sequência do incidente.
 
Daniel Ricciardo escapou da curva 4 e bateu na barreira de proteção (Foto: Reprodução/TV)
Quando a sessão atingiu a marca de 30 minutos, a ordem da tabela tinha os seguintes nomes: Bottas, Hamilton, Ricciardo, Vettel, Alonso, Max Verstappen, Räikkönen, Pierre Gasly, Vandoorne, Kevin Magnussen, Grosjean, Charles Leclerc, Nico Hülkenberg, Carlos Sainz, Pérez, Ocon, Brendon Hartley, Kubica, Stroll e Ericsson. 
Por conta do acidente com Ricciardo e da devolução à Pirelli do jogo extra de pneus, a sessão se esvaziou por quase 15 minutos. E coube a Pérez quebrar o silêncio na Catalunha. O mexicano da Force India deixou os boxes com os pneus médios – a equipe indiana vinha em um trabalho intenso com os compostos mais duros da fabricante italiana. A McLaren também mandou seus dois carros à pista, assim como Bottas, Magnussen e Hartley. Os demais, porém, andando de pneus macios. 
 
E foi nesse momento que Bottas, dono dos três melhores setores do circuito espanhol, cravou 1min18s441, colocando meio segundo de diferença para Hamilton. Só que o inglês veio logo na sequência. Mas, diferente do companheiro, veio de médios, andando na casa de 1min19s. Quem também estava em um stint com pneus diferentes eram os pilotos da Williams. Tanto Kubica quanto Stroll andavam já com os supermacios. Mas sem tempos expressivos, no entanto. Na verdade, os dois acabaram chamando a atenção por outro motivo: ambos rodaram quase que ao mesmo tempo, logo que a sessão ultrapassou a marca de uma hora. Enquanto o polonês escapou na curva 13, o canadense bateu na barreira de pneus da curva 5, o que acabou com seu treino. 

Aí Bottas encaixou uma volta limpa e muito veloz para virar 1min18s148. A marca foi 0s849 mais rápida que o tempo de Hamilton. Enquanto isso, a Ferrari decidiu já andar com os supermacios, assim como Kubica, que já estava de volta ao trabalho. Quem melhorou aí foi Räikkönen, que pulou de nono para terceiro, mas ainda longe do finlandês da Mercedes: 1s3. Vettel vinha 1s6 atrás também. Só que o tetracampeão logo surgiu mais veloz e foi capaz de reduzir a vantagem para o #77, mas não muito: 0s950.

E nos momentos finais, apesar do trânsito na pista, apenas Verstappen obteve uma melhor significativa, quando pulou para a quarta colocação, dividindo os dois carros da Ferrari. Enquanto isso, Kevin Magnussen bloqueou a passagem de Charles Leclerc no último instante – e acabou sendo chamado pela direção de prova.

Em um treino marcado pela falta de aderência da pista e da influência grande do vento, apenas Renault, Williams e Ferrari andaram com os pneus supermacios. A Mercedes preferiu os macios – e médios com Hamilton. A Force India também dedicou muitas voltas com os compostos de marca branca.

A segunda sessão do dia acontece a partir das 10h (de Brasília) e deve apresentar uma imagem mais clara da ordem de forças para a etapa catalão da F1.

F1 2018, GP da Espanha, Barcelona, Treino livre 1:

1   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:18.148   32
2   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:18.997 +0.849 22
3   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:19.098 +0.950 24
4   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer 1:19.187 +1.039 26
5   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:19.499 +1.351 19
6   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault 1:19.858 +1.710 26
7   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:19.871 +1.723 11
8   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:19.906 +1.758 24
9   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault 1:20.083 +1.935 28
10   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda 1:20.508 +2.360 29
11   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari 1:20.637 +2.489 28
12   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari 1:20.665 +2.517 23
13   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes 1:20.924 +2.776 36
14   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:20.984 +2.836 18
15   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault 1:21.053 +2.905 28
16   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes 1:21.144 +2.996 27
17   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:21.159 +3.011 26
18   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda 1:21.373 +3.225 28
19   40 Robert KUBICA POL Williams Mercedes 1:21.510 +3.362 24
20   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:22.756 +4.608 15
          Tempo 107% 1:23.618 +5.470  
                 
Recorde Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:18.148 13/04/2017  
Melhor volta Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:21.670 27/04/2008  

CAMINHO PARA VIRAR LENDA

TRÍPLICE COROA É O QUE SOBROU PARA CARREIRA DE ALONSO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.