Brawn critica e diz que equipes já rejeitaram colocar número dos pilotos em ‘barbatanas de tubarão’ nos carros da F1

Ross Brawn, agora no papel de diretor-esportivo da F1, disse que a relutância das equipes em descartar as barbatanas de tubarão agora é ainda pior porque, no passado, os mesmos times rejeitaram o recurso, que tinha também como objetivo estampar o número dos carros

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Diretor-esportivo da F1, Ross Brawn afirmou que a relutância das equipes do grid em descartar as chamadas ‘barbatanas de tubarão’ é  especialmente frustrante porque o elemento já foi rejeitado antes, mas quando havia um motivo para usá-lo, que era o de exibir os números dos carros, de acordo com o dirigente. 

 
O britânico não faz segredo de que não aprova as barbatanas e nem as asas em T, que agora retornaram aos modelos da F1, graças ao novo regulamento. No entanto, para remover do livro de regras é necessário um acordo unânime entre as equipes, a menos, é claro, que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) determine que os recursos coloquem em risco a segurança dos carros.
 
Falando sobre a situação, Brawn afirmou que a chegada das barbatanas é apenas uma prova de que a F1 se move muitas vezes em direções erradas. "A coisa frustrante é que Jean Todt tinha uma ideia, que era válida, que era a de colocar o número do piloto na parte lateral do carro como forma de o torcedor ver mais facilmente da arquibancada", revelou o engenheiro em declaração à revista inglesa 'Autosport'.
A barbatana voltou com tudo em 2017 (Foto: Force India)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
"Porque nem todos os fãs são suficientemente conhecedores para reconhecer o capacete e todo o resto. Nós viemos com a barbatana para isso, porque essa era uma adição fácil, era um lugar fácil para colocar um número grande. E metade das equipes disse que não queria mais ter isso nos carros, que era terrível. Foi testado, tínhamos fotografias e tudo, mas nos disseram: 'Isso é horrível e não queremos mais nos carros'", completou.

 
Por isso, Brawn acredita que, na próxima vez que novas peças forem definidas para a F1, mais cuidados devem ser tomados para evitar falhas que permitam adições equivocadas aos carros. "Parte do discurso para a venda desse novo regulamento era o de ter carros mais bonitos", disse.
 
"Nós só conseguimos metade disso, porque nós temos ainda essas esquisitices de barbatanas e asas em T. É compreensível com essas novas regras, mas, na próxima discussão, temos de nos certificar que isso não aconteça mais. Mesmo que seja apenas por estética", afirmou Ross.
 
Por fim, o dirigente afirmou que, agora que o Liberty Media vem mapeando a F1, as equipes se mostrem mais abertas às novas ideias. "Espero que as pessoas reconheçam que nossos motivos são apenas para melhorar a F1. Não temos outros motivos."
 
"Enquanto não cairmos na armadilha de tentar distorcer a competição porque alguém está ganhando, o que eu nunca gostaria de fazer, então as pessoas não terão motivos para nos questionar", encerrou.
 
PADDOCK GP #69 DEBATE ABERTURA DA INDY, TESTES DA F1 E MOTOGP E LEMBRA JOHN SURTEES

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.