Brigando no fundo da tabela, Chilton, Van der Garde e Pic admitem futuro incerto na F1

Em Interlagos, onde disputam o GP do Brasil deste fim de semana, Max Chilton, Giedo van der Garde e Charles Pic admitiram que ainda não têm o futuro garantido na F1

A cobertura completa do GP do Brasil de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da quinta-feira da F1 em Interlagos
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A vida não é nada fácil no fundo do grid da F1. Em São Paulo para a disputa do GP do Brasil, que acontece neste fim de semana no circuito de Interlagos, Max Chilton, Giedo van der Garde e Charles Pic reconheceram que ainda não têm destino certo na temporada 2014 da F1. 
 
Estreando pela Marussia na temporada 2013, Chilton sustenta a marca de único piloto a completar todas as provas disputadas neste ano, mas o britânico tem como seu melhor resultado um 14º lugar no GP de Mônaco. Falando aos jornalistas na capital paulista, Max afirmou que as negociações se intensificaram nas últimas semanas, mas nada foi definido. 
Pic, Chilton e Van der Garde afirmaram que ainda não sabem o que vão fazer em 2014 (Foto: Beto Issa/GP Brasil F1)
“Não vou especular mais do que as pessoas já especulam”, afirmou Chilton. “Tivemos algumas boas discussões ao longo das últimas semanas e eu estou feliz com essas conversas. Essas conversas correram bem, então eu apenas estou esperançoso em voltar no próximo ano e ter um pouco mais de chance”, continuou.
 
Chilton destacou que a Marussia tem sido boa para ele, mas reforçou que as coisas não são fáceis na parte final do grid. Ainda assim, o britânico se mostrou confiante para o próximo ano, quando a F1 passará por uma grande mudança no regulamento. 
 
“A Marussia tem sido ótima para mim. Eles me deram uma chance de entrar na F1 e não é fácil onde estamos, mas acho que este ano nós fizemos um ótimo trabalho com aquilo que temos”, comentou. “Ainda não acabou – nós aprendemos isso aqui no ano passado com cinco voltas para o fim – então vamos manter os dedos cruzados e torcer para terminarmos bem, mas o carro parece forte para o próximo ano”, citou, mencionando o GP do Brasil do ano passado, quando Pic perdeu o 11º posto para Vitaly Petrov, garantindo que a Caterham terminasse à frente da Marussia no Mundial de Construtores.
 
“Quando tem uma grande mudança de regras na F1, a tendência é que os times menores tenham uma chance. Então estou animado para a Austrália no ano que vem”, completou. 
 
A dupla da Caterham, por sua vez, também não vive uma situação muito melhor. Presente na tradicional coletiva de imprensa desta quinta-feira (21), Van der Garde afirmou que seus empresários ainda estão envolvidos nas negociações, mas avaliou que fez um bom trabalho ao longo do ano.
 
“Bom, eu ainda não posso dizer nada. Os empresários estão bastante ocupados no momento. Espero que eles façam um bom trabalho”, declarou. “Acho que provei meu valor ao longo da parte final da temporada e acho que fiz um trabalho muito bom, então espero estar aqui no próximo ano”, completou. 
 
Companheiro de Giedo na Caterham, Pic afirmou que também não sabe onde vai correr em 2014, mas opinou que o caminho natural seria seguir com a mesma equipe. 
 
“Para o próximo ano, acho que a coisa lógica para mim seria ficar com a Caterham, mas não tenho certeza”, disse. “Acho que ainda têm muitas vagas disponíveis para o próximo ano, então nada está certo no momento. Vamos ver”.
 
Em relação ao papel da manutenção do décimo posto no Mundial de Construtores em sua permanência na equipe, Pic avaliou: “Não sei se isso vai ajudar nas negociações, mas, com certeza, ajudaria o time e esta é a meta, então vamos lutar por isso e vamos ver”, encerrou o piloto da Caterham.

GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' os eventos que cercam e o GP do Brasil de F1 em Interlagos com os repórteres Flavio Gomes, Evelyn Guimarães e Felipe Giacomelli.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.