Campeão do DTM, Wehrlein confirma acordo com Manor e deixa apenas uma vaga no grid da F1 em 2016

De acordo com a revista alemã ‘Auto Bild’, Pascal Wehrlein, reserva da Mercedes nos últimos dois anos e campeão do DTM na temporada passada, é o novo piloto da Manor, equipe que vai contar com os motores germânicos a partir de 2016, e vai ser anunciado “em breve”, com o próprio alemão confirmando o acordo. Sendo assim, quatro pilotos aparecem com chances de ocupar a última vaga disponível no grid da F1

O grid do Mundial de F1 na temporada 2016 está prestes a ser fechado. Restando 12 dias para o começo dos testes de inverno, a Manor, única equipe que ainda não definiu seus pilotos para o campeonato, vai ter em um dos seus carros o jovem e talentoso alemão Pascal Wehrlein. É o que informa, nesta quarta-feira (10), a revista alemã ‘Auto Bild’, que crava a contratação do piloto de 21 anos, campeão do DTM no ano passado, como titular da equipe britânica, que neste ano vai contar pela primeira vez com os motores da Mercedes. O anúncio, diz a publicação, vai acontecer “em breve”. E o piloto, pouco depois, confirmou o acordo, restando apenas o anúncio por parte da equipe.

“Toto Wolff conduziu todas as negociações para mim. Ele me ajudou muito, e por isso sou muito, muito grato. Desde que assisti a meu primeiro GP, quando tinha seis anos, queria ser um piloto de F1. É um sonho que se torna realidade”, afirmou Wehrlein, creditando o êxito nas conversas entre Manor e Mercedes ao diretor-esportivo da fábrica alemã.

 
Wehrlein, dono de dupla cidadania — o pai é alemão e a mãe é nascida nas Ilhas Maurício — é uma das grandes revelações do automobilismo alemão nos últimos anos. Campeão em 2011 da ADAC Masters, categoria de base disputada na Alemanha, Pascal foi promovido no ano seguinte para a competitiva F3 Europeia e não decepcionou, terminando em quarto lugar. 
Campeão mais jovem da história do DTM, Wehrlein está prestes a ser oficializado como piloto da Manor na F1 (Foto: DTM)
Mas em 2013, o piloto, já com sua carreira sendo orientada pela Mercedes, se transferiu para o DTM. Depois de uma temporada de aprendizado, a estrela de Wehrlein começou a brilhar em 2014, sendo o piloto mais jovem a vencer uma prova da categoria, o Campeonato Alemão de Turismo. Além disso, Pascal recebeu a chance de ser reserva imediato de Lewis Hamilton e Nico Rosberg na melhor equipe da F1 nos últimos dois anos.
 
Completamente adaptado à pilotagem no protótipo da Mercedes, Wehrlein foi o grande nome de 2015 no DTM. Com duas vitórias, cinco pódios, agressividade e muita regularidade, o alemão se tornou o mais jovem campeão, prestes a completar 21 anos. Depois de ter flertado com a GP2 — Wehrlein fez testes com a equipe Prema ainda em 2015 —, o alemão ficou na expectativa de um acerto entre Manor e Mercedes para assegurar a vaga para disputar seu primeiro Mundial de F1.
 
Após a esperada oficialização de Wehrlein como piloto da Manor, quatro candidatos surgem na lista para ocupar a última vaga disponível no grid da F1. Em termos financeiros, leva a vantagem o indonésio Rio Haryanto. Piloto da GP2, o jovem conta com o apoio do governo do seu país, que disponibilizou 75% dos R$ 66 milhões pedidos pela equipe britânica para ocupar a vaga de titular neste ano. 
 
Correm por fora Will Stevens, que correu ano passado pelo time, e Alexander Rossi, que fez cinco GPs pela Manor em 2015. Com poucas chances aparece Roberto Merhi, que já ‘jogou a toalha’ e fala em tentar buscar um acerto com a Renault para ser reserva. No entanto, a equipe já conta com o suplente imediato de Kevin Magnussen e Jolyon Palmer: Esteban Ocon, piloto que foi emprestado pela Mercedes para ganhar experiência na Renault em 2016.
 
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.