Caterham anuncia Pic como piloto para próxima temporada, mas não confirma companheiro do francês

Aos 22 anos de idade, o piloto fez sua estreia na F1 nesta temporada e conseguiu a 15ª colocação, em Melbourne e Valência, como melhores resultados. Ainda não se sabe quem vai ser o companheiro dele, já que Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov estão com o futuro indefinido na equipe

A quinta-feira (23) começou bem cheia em Interlagos. Pouco depois de a Sauber confirmar que Esteban Gutiérrez vai ser o companheiro de Nico Hülkenberg na próxima temporada, a Caterham anunciou a contratação de Charles Pic, atual Marussia, para ser um dos pilotos da equipe na próxima temporada da F1.

Contratado para substituir Jérôme D`Ambrosio, então na Virgin, o piloto vem apresentando bons resultados nos classificatórios e nas corridas. Inclusive, chegando algumas vezes à frente do experiente Timo Glock, que segue na Marussia por mais uma temporada.

Pic vai disputar a segunda temporada da F1 pela Caterham (Foto: Marussia/Facebook)

Aos 22 anos, o piloto passou pelas principais categorias de base do automobilismo e seu melhor resultado foi a terceira colocação na World Series em 2009. Na GP2, Pic conseguiu a quarta colocação em 2011, o que foi o suficiente, mas o investimento de seus patrocinadores, para colocá-lo na F1 neste ano.

Justamente atrás de sua atual equipe, a Caterham ainda luta para conquistar a décima colocação no campeonato de construtores. Mesmo sem ter a certeza de que a equipe vai receber um dinheiro extra para 2013, Pic se mostra animado para o futuro.

“É claro que a equipe tem grandes ambições para o futuro. Os investimentos já realizados e as decisões tomadas nos últimos meses mostram o comprometimento dos acionistas para o sucesso e isso demonstra a vontade de evoluir”, afirmou.

“Eu estou animado para meu segundo ano na F1 com uma equipe que tem muito potencial. A Caterham tem tudo para lutar por uma boa posição com as equipes da frente. Sei que a equipe está determinada em continuar progredindo e estou ansioso para ajudá-los a subir no grid”, completou.

Novo chefe de equipe dos malaios, Cyril Abiteboul afirmou que o francês impressionou pelo seu desempenho nesta temporada. “Estamos muito contentes que Charles decidiu unir-se a nós para sua segunda temporada na F1 e além”, disse o dirigente.

Ainda não se sabe quem vai ser o companheiro de Pic na próxima temporada (Foto: Caterham)

“Estamos todos ansiosos para trabalhar com um jovem piloto que mostrou claramente, em sua primeira temporada na F1, que tem bom ritmo e o comportamento necessário para nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Ao longo da temporada, temos acompanhado o progresso de Charles, nos batendo em várias ocasiões nos classificatórios. Por isso, ele é um piloto especial. Ao longo do ano, ele foi muito bem contra um companheiro muito experiente e estamos ansiosos para vê-lo se desenvolver ainda mais”, finalizou.

Apesar da confirmação de Pic, o companheiro dele ainda não foi confirmado para a próxima temporada. Desapontada com a atual dupla, formada por Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov, os dirigentes da equipe ainda não confirmaram quem vai ser o dispensado para o próximo ano ou se os dois vão deixar a equipe ao final da temporada.

Aliás, o finlandês deixou claro que não vai colocar dinheiro para seguir na Caterham, o que deve dificultar sua permanência. Caso nenhum dos dois fique, Giedo van der Garde, piloto reserva, é o favorito para assumir o posto, mas o que pode pesar para o holandês não ser promovido é a falta de experiência dele e o fato de ter dois pilotos jovens em uma equipe que tem como meta chegar na Toro Rosso em 2013.

Para ocupar a vaga de Pic na Marussia, Max Chilton, terceiro piloto da equipe, é o favorito. Ele deve ser o quarto piloto da equipe em quatro temporadas – dentro do período entre Virgin e Marussia.

O Grande Prêmio acompanha a decisão do Mundial 2012 da F1 'in loco' em Interlagos com grande equipe: Flavio Gomes, Victor Martins, Evelyn Guimarães, Fernando Silva e Juliana Tesser.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.