Chefe da Force India confirma intenção de mudança de nome da equipe em 2018: vem aí a Force 1

Otmar Szafnauer revelou em entrevista à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’ que a Force India vai entregar um requerimento à FIA para solicitar a mudança do nome da equipe de forma oficial. O dirigente, no entanto, deixou claro que os rumores sobre uma eventual venda da equipe não passam de meras especulações do paddock

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Há cerca de duas semanas, Vijay Mallya, dono da Force India, acenou com a possibilidade de mudança do nome da equipe por conta de dois motivos em particular: o primeiro é dar ao time de Silverstone um “ar mais internacional”. E, depois, a intenção é de atrair novos patrocinadores e alcançar a sustentabilidade econômica. No último fim de semana do GP do Azerbaijão, Otmar Szafnauer, diretor-executivo da equipe, revelou à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’ que vai haver de fato uma mudança e inclusive já há um nome definido.

 
“No fim da temporada, nós vamos fazer um pedido oficial de mudança do nosso nome. A palavra ‘Force’ vai continuar no nome da equipe, incorpora fortaleza e as pessoas vão saber de onde nós viemos. E a figura ‘1’ vai estar no lugar de ‘India’ porque a escuderia está buscando uma imagem mais internacional”, revelou o dirigente.
 
Mesmo com base na Inglaterra, a Force India corre com as cores da bandeira do país que batiza a escuderia. Estabelecida desde 2008, quando Mallya comprou a então holandesa Spyker, a Force India empreendeu grande evolução nas últimas temporadas, a ponto de terminar 2016 na quarta colocação do Mundial de Construtores. 
A Force India vai mesmo mudar de nome em 2018 (Foto: Force India)
Neste ano, a equipe faz uma temporada ainda mais sólida, em que pese a crise interna envolvendo Esteban Ocon e Sergio Pérez, e já soma 79 pontos em oito corridas disputadas. Por conta dos bons resultados, a equipe se estabilizou financeiramente e atraiu bons patrocinadores, como a Claro e também a empresa austríaca de tratamento hídrico BWT, que coloriu os carros da Force India de rosa.
 
Ainda em junho, Mallya explicou a intenção e os motivos da agora iminente mudança de nome da equipe. 
 
"É uma grande mudança, mas vamos fazer tudo com calma", completou na entrevista que concedeu à publicação alemã 'Motorsport-total'. "Há pessoas que são da opinião de que o nome atual, Force India, de um ponto de vista psicológico tem um efeito restritivo. Na verdade, há um sentimento crescente de que talvez, uma vez que somos um time muito bom em termos de desempenho e que atrai patrocinadores internacionais, mas infelizmente menos indianos, há um debate sobre a razão para não alterar o nome e dar um ar mais internacional", explicou.
 
"Mais importante ainda é que precisamos observar a forma como o cenário se desenha na F1 com a chegada do Liberty. Se eles seguirem o modelo da NFL (a liga de futebol americano), é claro que o nome vai se tornar ainda mais importante porque é um modelo de franquia onde o foco está no nome. Ou o padrão pode continuar. Estas são todas as questões que considerarei com os demais acionistas antes de chegar a uma conclusão", emendou o empresário.
 
Mallya também falou que havia uma "proposta na mesa" de um patrocinador que abrangia uma mudança de nome, além de integrar a equipe em "negociações para patrocínios adicionais".
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Por fim, o dirigente garantiu que a alteração no nome não tem a ver com a sua condição perante a Justiça. "O fato de a Índia e eu não sermos mais os melhores parceiros não muda nada. Não tenho considerado uma mudança no nome nos últimos anos. É algo que puramente tem a ver com os acordos de patrocínios", encerrou.

 
Por sua vez, Szafnauer descartou que a mudança de nome tenha alguma relação com possível venda da Force India. “Quando tinha apenas uma semana trabalhando para a Force India, já havia rumores sobre a venda da equipe. Mas aqui estamos nós, ainda como Force India”, completou.
NOVA DERROTA EM 2017 MOSTRA QUE TOYOTA E LE MANS SÃO COMO ‘ÁGUA E ÓLEO’

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.