Chefe da Mercedes ataca mudança na regra do rádio após falha com Rosberg: “É uma preocupação de segurança”

Diretor-executivo da Mercedes, Toto Wolff foi vocal ao deixar claro que não gostou das mudanças nas comunicações via rádio que entraram em vigor no GP de Cingapura do último domingo (21). De forma mais sutil, o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, também criticou

O primeiro GP da mudança das regras na comunicação via rádio levantou alguns problemas e outras críticas. A Mercedes fez a afirmação mais grave: trata-se de uma questão de segurança, segundo Toto Wolff, diretor-executivo do time. 

Wolff usou o problema de Nico Rosberg, que tinha problemas eletrônicos e não contava com as informações que normalmente acessa em seu volante, como o maior exemplo de que a mudança da F1 é prejudicial.

"É um pesadelo! Pode imaginar não estar habilitado a mandar qualquer mensagem para um piloto? É uma preocupação de segurança. Como você não se comunica com um piloto que tem um volante inativo? Talvez em Cingapura, com todos os ingredientes, precise ser levada em consideração para qualquer direcionamento futuro para mensagens de rádio", disse.

Horner deu uma leve puxada de orelha na mudança das regulamentações do uso dos rádios (Foto: Getty Images)
A McLaren, por outro lado, acusou a Red Bull de quebrar as regras ao dizer para Daniel Ricciardo que seus freios estavam quentes e ele deveria sair do vácuo de outros pilotos. Por meio de Christian Horner, a equipe austríaca se defendeu. 
 
O chefe disse que concorda com o fim da participação dos engenheiros guiando os pilotos, mas que em alguns casos é necessária – e até popular para o produto F1 – a intervenção das equipes.
 
"Acho que esses carros são tão complicados e têm muitas coisas acontecendo. Eu apoio completamente o fim do treinamento via rádio ao piloto. Não é trabalho do engenheiro dizer onde ele precisa frear antes, ou coisa assim", opinou. 
 
"Mas em termos de gerenciamento da unidade de força atual, tão complexas do ponto de vista da confiabilidade ou segurança, acho que é importante. E creio que seja bom para o show. Pelo menos poderemos falar que seus freios estão esquentando e eles devem sair do vácuo, por exemplo", falou Horner.
 
As mudanças foram chanceladas alguns dias antes do final de semana e devem continuar dessa forma para o GP de Japão, em 5 de outubro.

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