Chefe da Mercedes avalia que F1 se tornou “cautelosa demais” após acidente de Bianchi no GP do Japão

Chefe da Mercedes, Toto Wolff avaliou que a F1 se tornou cautelosa demais após o acidente em Suzuka que custou a vida de Jules Bianchi. Consultor da Red Bull, Helmut Marko defendeu que esquiar não pode ser um esporte mais perigoso que a F1

Chefe da Mercedes, Toto Wolff acredita que a F1 se tornou “cautelosa demais” após a morte de Jules Bianchi. O ex-piloto da Marussia morreu em decorrência das graves lesões sofridas em um acidente no GP do Japão, quando escapou da pista e colidiu contra um trator.
 
Neste fim de semana, em Hungaroring, a atuação de Nico Rosberg em um trecho de bandeira amarela foi alvo de questionamentos, mas a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) manteve a pole-position do germânico, já que a telemetria mostrou que o piloto da Mercedes reduziu a velocidade no ponto sinalizado durante o treino que definiu o grid de largada.
Toto Wolff vê F1 cautelosa demais após morte de Bianchi (Foto: Getty Images)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Antes disso, o Q1 foi bastante paralisado, com quatro bandeiras vermelhas interrompendo uma sessão marcada por muita água acumulada.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Questionado se a F1 tinha sido excessivamente cautelosa, Daniel Ricciardo não escondeu as consequências do atraso: “A única coisa que sinto é fome. Tive um almoço leve e agora estou faminto”.
 
Wolff, por outro lado, apoiou a decisão de Charlie Whiting, mas avaliou que a F1 mudou de postura após a morte de Bianchi, citando a largada com um longo período de safety-car no GP da Inglaterra.
 
“Tinha água demais”, reconheceu Wolff em entrevista a publicação germânica ‘Speed Week’. “Mas Silverstone foi um caso diferente”, apontou. 
 
“Eu teria feito algumas voltas atrás do safety-car e aí uma largada normal”, contou. “Mas, por conta do acidente de Bianchi, talvez em algumas situações tenhamos ficado um pouco cautelosos demais no momento”, opinou.
 
Consultor da Red Bull, Helmut Marko concorda com Wolff, mas vê o esporte caminhando para a direção certa com o regulamento de 2017.
 
“Os fãs da F1 precisam dizer: ‘Isso é uma coisa que eu não faço’”, defendeu. “Ela se tornou tão popular, pois o risco era parte do esporte. Essa segurança que temos agora não faz sentido. E essa idiotice com o sistema Halo vai destruir completamente a F1”, opinou Marko em entrevista ao jornal alemão ‘Bild am Sonntag’. 
 
“Essas áreas de escape asfaltadas, a maluquice das zebras que destroem a suspensão e agora essa de guiar sobre a linha branca com uma, duas, três ou quatro rodas — isso não tem nada a ver com as corridas. Tem muitas coisas erradas”, indicou.
 
Por fim, ao ser questionado sobre os pilotos que defendem a segurança como prioridade, Marko atacou Jenson Button.
 
“Button, que ganha dez milhões, deveria se aposentar”, atacou. “A segurança está bem e boa, mas esquiar não pode ser mais perigoso do que a F1”, concluiu.
PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.