Chefe da Mercedes confirma ordem para Ocon deixar Hamilton passar no GP de Mônaco: “É assim que funciona”

Enquanto Esteban Ocon tergiversou e disse que “talvez” tenha cumprido ordem da Mercedes para deixar Lewis Hamilton passar durante um ciclo de pit-stops no GP de Mônaco, Toto Wolff foi mais claro e confirmou que a manobra partiu dos boxes da escuderia anglo-alemã no Principado

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O fim de semana acachapante de Daniel Ricciardo, que culminou com a vitória triunfal no GP de Mônaco do último domingo (27), deixou em segundo plano uma polêmica que começa a ter mais amplitude a cada dia. Durante a corrida, em um ciclo de pit-stops, Lewis Hamilton fez sua parada para troca de pneus e voltou logo atrás da Force India #31, de Esteban Ocon. O jovem francês, que é piloto do programa de formação da Mercedes, não hesitou em abrir passagem ao tetracampeão. Toto Wolff, chefe da equipe tetracampeã do mundo, confirmou a ordem para a manobra que permitiu a ultrapassagem de Hamilton sobre Ocon.

 
No fim das contas, Lewis terminou no pódio, em terceiro lugar, três posições à frente de Ocon — que marcou seu melhor resultado no ano.
 
Ao ser questionado sobre o assunto, ainda em Mônaco, Ocon evitou polemicas e tergiversou ao dizer que “talvez” tenha existido uma ordem direta da equipe anglo-alemã. “Sou piloto da Mercedes. Você deveria perguntar ao meu chefe”, declarou o jovem que, desde o ano passado, corre pela Force India.
Esteban Ocon não ofereceu resistência e abriu passagem a Lewis Hamilton em Mônaco (Foto: Force India)
Esteban é piloto apoiado pela Mercedes desde 2015, quando corria na GP3. O vínculo com a montadora permitiu a estreia na F1 e o contrato com a Force India, que corre com os motores alemães. Na visão de Ocon, “não fazia sentido brigar [com Hamilton], ele tinha pneus novos”, comentou.
 
Então Wolff foi perguntado pelo diário belga ‘La Dernière Heure’ sobe a manobra envolvendo Ocon e Hamilton em Mônaco e, curto e direto, confirmou que a ordem partiu dos boxes da Mercedes. "Sim, é assim que funciona”, disse o dirigente alemão.
 
Dentre os ponteiros, Hamilton foi o primeiro a ter feito o pit-stop, na volta 12, e voltou em sexto lugar, logo atrás de Ocon. Em teoria, considerando toda a dificuldade do circuito urbano de Mônaco para executar ultrapassagens, Lewis teria muitas dificuldades para passar o piloto francês, mas a intervenção da Mercedes foi decisiva para fazê-lo superar o jovem, que não impôs resistência.
 
Com o resultado em Mônaco, Hamilton manteve a liderança da temporada 2018 da F1 e agora soma 110 pontos, 14 à frente de Sebastian Vettel, o segundo colocado na corrida do último domingo. Ocon subiu para 13º no campeonato e tem nove pontos, oito a menos em relação ao seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, que desta vez não pontuou no Principado.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.