Chefe da Mercedes critica e vê regra da pontuação dobrada para última corrida de 2014 como injusta

Chefe da Mercedes, Toto Wolff, que tem seus dois pilotos envolvidos na luta pelo título deste ano, acha que a regra do sistema de pontuação dobrada injusta. “Certamente, o piloto que perder por causa disso precisará de tratamento psicológico”, disse

A cobertura completa do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 em Hockenheim

Dominando a temporada 2014 e no centro da luta pelo título com seus dois pilotos, a Mercedes entende que foi um erro da F1 adotar o sistema de pontuação dobrada para a última corrida da temporada 2014, que acontece em Abu Dhabi, em 23 de novembro.

Apesar de que todas as equipes concordarem, por unanimidade, com a proposta antes de o Mundial começar, Toto Wollf, chefe da equipe alemã, acha que o novo sistema é injusto.

"Eu acho que não é justo e acho que não deveríamos ter feito isso", disse o dirigente logo depois do GP da Alemanha, disputado no último domingo. "Mas o detentor dos direitos comerciais, que negocia os patrocínios e toma conta da audiência de TV, disse que era preciso manter a emoção até a última corrida e parece que estava certo. Mesmo se você estiver 30 pontos atrás, ainda consegue reverter isso em Abu Dhabi se o líder abandonar", explicou o austríaco.

Toto Wolff, diretor-executivo da Mercedes, acha regra da pontuação dobrada injusta (Foto: Getty Images)

"Talvez (Bernie) Ecclestone esteja certo em adotar a pontuação dobrada se isso servir para manter o campeonato? A prova final pode ser decisiva, e eu ficarei surpreso se a audiência for a mesma de sempre", completou.

Wolff afirmou ainda que nenhum piloto vai ficar triste se garantir o título por causa da pontuação dobrada, mas certamente o vencedor vai "precisar de algum tratamento psicológico". "Mas não estamos lá ainda. A disputa já está muito acirrada, então abandonos vão desempenhar um papel crucial", acrescentou.

Atualmente, Nico Rosberg lidera a tabela de classificação, com 190 pontos e quatro vitórias. O colega de Mercedes, Lewis Hamilton, aparece em segundo, 14 pontos atrás e com cinco triunfos. O terceiro colocado é Daniel Ricciardo, da Williams, com 106 pontos.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Quer ter o prazer de guiar uma Ferrari e assistir ao GP da Itália em Monza?
Clique e saiba dos detalhes do pacote GRANDE PRÊMIO pelo e-mail

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.