Chefe da Mercedes minimiza críticas de Hamilton na Malásia, mas avisa que falar sobre sabotagem “não é o correto”

Sem adotar a mesma postura de confronto de Niki Lauda, Toto Wolff foi mais comedido e político ao falar sobre as duras críticas de Lewis Hamilton após a quebra do seu motor em Sepang, quando liderava o GP da Malásia. Segundo o dirigente austríaco, seu piloto deu as declarações de cabeça quente

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Toto Wolff se mostrou compreensivo a respeito da dura reação de Lewis Hamilton após a quebra do motor que determinou o abandono do GP da Malásia e, consequentemente, o aumento da vantagem de Nico Rosberg na liderança do campeonato, agora 23 pontos à frente do britânico. Polêmico e com uma reação controversa, Hamilton afirmou às emissoras de TV, pouco depois de deixar a corrida, que apenas seu motor quebra e que “alguém não quer que eu vença este ano”.
 
Niki Lauda, presidente não-executivo da Mercedes, tomou conhecimento das declarações de Hamilton e rebateu ao dizer que as queixas “eram ridículas, porque o motor era novo”. Mais calmo, o dirigente amenizou o discurso. “Estou extremamente chateado comigo, pois não deveríamos deixa-lo na mão com problemas de motor. Eu me desculpo pessoalmente com ele. O levarei ao Japão amanhã de manhã e espero animá-lo”, explicou o tricampeão.
 
Mais comedido, Toto Wolff, chefe da Mercedes, adotou um tom mais político e se mostrou compreensivo por entender que Hamilton falou com a emoção à flor da pele e que tal reação, considerando todo o contexto, é normal. Contudo, o austríaco fez uma ressalva e deixou claro que “falar sobre sabotagem não é o correto”.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Quebra do motor fez Hamilton abandonar o GP da Malásia (Foto: Reprodução/F1)
“Depois deste resultado amargo, quando você lidera a corrida, está perto de liderar o campeonato e teu motor explode, então isso te permite falar diante de uma câmera de televisão. Ele estava muito decepcionado, e cada um expressa a decepção de forma diferente. Isso é emoção, e é completamente compreensível”, minimizou Wolff em entrevista coletiva logo após o fim da corrida.
 
“Uma vez que Lewis se acalme, ele entenderá que a sabotagem não é o correto. Simplesmente é uma coincidência louca que a maioria dos problemas de motor neste ano tenha acontecido com ele. Não há explicação. Estivemos juntos depois, ele sentou-se e disse: ‘Como isso é possível?’. É muito louco, não há uma explicação racional. Depois que ele se recuperar, ele vai ver isso, mas no calor do momento isso não é um problema”, comentou.
 
Wolff, ao contrário, elogiou a postura de Hamilton, que se reuniu com a equipe e buscou palavras de ânimo para elevar o moral do time, uma vez que o próximo desafio vai acontecer dentro de menos de uma semana com a disputa do GP do Japão, que pode ser decisivo para os rumos do campeonato.
Toto Wolff minimizou as queixas de Hamilton, feitas 'no calor da emoção' (Foto: Getty Images)
“Foi ruim para ele e para a equipe, não tenho palavras e estou tão chateado quanto ele. Mas ele voltou para a garagem imediatamente e foi ver Bradley [Lord, diretor de comunicações], Niki Lauda, eu e cada mecânico para dizer como se sentia. Depois, tivemos uma conversa em um pequeno grupo, e todos nós estávamos para baixo depois do incidente. Então todos nos unimos, mecânicos, engenheiros, e tivemos uma conversa para trazer todo mundo para cima”, revelou.
 
“Ele disse algumas grandes coisas sobre a equipe e espero que isso vá ajudar a nos recuperar no Japão. Apesar de ser um piloto e estar muito frustrado sobre sua situação, ele estava tentando elevar a equipe, e isso foi grande. Neste momento, vir e se colocar à frente dos mecânicos e engenheiros e encontrar palavras para animá-los para a próxima corrida e incentivá-los, isso foi realmente grande”, complementou.
 
Hamilton, mais calmo e depois de ter conversado com a equipe, adotou um tom muito mais ameno. “A dor de hoje é indescritível, mas acredito que Deus não dá mais para você do que você pode aguentar”, disse.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Gostaria de agradecer muito a todos os meus fãs que me apoiam e ficaram de pé debaixo deste sol, ou do sofá de casa, me assistindo. Sou muito grato. Tenho 100% de fé em minha equipe, eles trabalham duro tanto na pista quanto na fábrica, e gostaria de agradecer a todos”, continuou.

 
“Sei que estamos tendo esses problemas, mas não é da maneira que caímos, mas sim que levantamos. Não são os momentos de conforto que nos define, mas sim a maneira como encaramos as adversidades. Somos campeões e é assim que seguimos em frente. Eu nunca, nós nunca, iremos desistir”, encerrou o tricampeão e vice-líder da temporada 2016 do Mundial de F1.
PADDOCK GP #48 RECEBE DENNIS DIRANI E DISCUTE MOTOGP, STOCK CAR E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.