Chefe da Mercedes “não quer ficar no caminho” de Ocon e libera conversa com outras equipes

Se Esteban Ocon quiser mudar de equipe, não será Toto Wolff a pessoa que vai impedir a mudança de acontecer. Com a indefinição do futuro da Force India, o francês é forte candidato a ocupar uma vaga na Renault na próxima temporada

Toto Wolff deu 'carta branca' quanto ao futuro de Esteban Ocon e já declarou que não vai "ficar no caminho" caso o francês queira deixar a Force India e o programa da Mercedes. A declaração veio a tona com a possibilidade da saída do jovem piloto da equipe indiana, que pode passar por uma reestruturação, inclusive de pilotos, em um futuro ainda incerto depois do pedido de falência expedido na última sexta-feira.
 
Ocon é piloto da Mercedes desde 2014, mas não tem espaço na equipe titular no momento. A renovação de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas minaram qualquer chance de o jovem de 21 anos ascender no grid na próxima temporada, o que não significa que não possa fazer avanços por outros meios. De acordo com rumores da imprensa internacional, a Renault está interessada em levar o piloto para compor seu quadro e não seria Wolff o homem a impedir essa mudança.
 
O francês também já foi vinculado à Lotus, equipe que se transformou na atual Renault, como piloto de testes. O movimento, portanto, além de segurar a vaga do piloto na categoria, seria uma boa oportunidade de trabalhar com um pacote mais competitivo, algo que interessaria até a própria Mercedes.
Com indefinição na Force India, Esteban Ocon pode ser piloto da Renault na próxima temporada (Foto: Force India)
"Nós escolhemos Esteban quando a Gravity [Sport Management] desmoronou e a primeira vez que ele foi realmente associado foi a Renault. Na época, havíamos acabado de iniciar nosso programa júnior e parecia certo dar uma chance a Pascal [Wehrlein] e a Esteban. Hoje, estamos tentando estabelecer um caminho que os faça bem-sucedidos a longo prazo, para colocá-los em posição de campeões do mundo, talvez um dia”, afirmou Wolff.
 
"Com Valtteri e Lewis, temos uma formação estável, que funciona para nós e, neste estágio, não há oportunidade dentro da Mercedes. Se ele tiver a oportunidade em outro lugar para ter sucesso, não queremos ficar no caminho", completou.
 
A Force India garantiu considerar as propostas feitas por Ocon, que tem contrato com o time até o ano que vem, mas o futuro é incerto por conta da situação da equipe indiana no momento. Diante da incerteza que paira sobre o que será da Force India no próximo ano, Otmar Szafnauer, diretor de operações da esquadra, afirmou, por ora, ficar muito feliz por todo interesse demonstrado por Ocon e reiterou que qualquer negócio envolvendo o piloto só será fechado se o acordo for “mutuamente benéfico”. 
 
“Estou feliz que haja interesse, ele é um ótimo piloto. Estou feliz por tê-lo escolhido há alguns anos e o ajudado a progredir ao ponto onde outros estão interessados. Ele tem um contrato conosco para que ele vá a outro lugar e tenhamos que concordar com isso", declarou.
 
"É bom para ele ir, mas temos que concordar com isso. E tenho certeza que o Toto tem ferramentas persuasivas, se isso for o que queremos fazer. Se é mútuo. Nós trabalhamos bem juntos, tivemos grandes discussões sobre Esteban quando ele entrou. Se for mutuamente benéfico, então é claro que é o que vamos fazer. Não vamos ficar em seu caminho”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.