Chefe da Mercedes oferece vaga de piloto de testes a Wehrlein “para manter sua porta aberta para a temporada 2019”

Sem espaço no grid da F1 nesta temporada com a decisão da Williams em contar com Sergey Sirotkin como titular, Pascal Wehrlein ainda tem uma oportunidade para continuar ligado ao esporte. O alemão recebeu de Toto Wolff o convite para ser piloto de testes da Mercedes enquanto espera por sua chance de voltar ao Mundial

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Pascal Wehrlein fez suas duas primeiras temporadas na F1 nas piores equipes do grid, mas ainda assim conseguiu a façanha de levar Manor, em 2016, e Sauber, no ano passado, à zona de pontuação. Contudo, ainda assim, não conseguiu espaço no grid para a temporada deste ano. Com a decisão da Williams de dar a chance para Sergey Sirotkin ser o titular ao lado de Lance Stroll, o alemão de 23 anos viu as portas fechadas. Mas Toto Wolff, responsável direto por sua carreira na F1, quer abrir novamente as portas. Por isso, o chefe da Mercedes lhe ofereceu o posto de piloto de reserva ao longo do ano.

 
“Apoiamos Pascal desde 2013, e ele ganhou sua chance de estar na F1 depois da conquista do título no DTM em 2015. Depois dele ter dois anos não tão bons com Manor e Sauber, mantivemos em nossa família em 2018 e lhe oferecemos um lugar como piloto de testes da Mercedes para manter sua porta aberta para a temporada 2019”, comentou o dirigente austríaco em entrevista à revista alemã ‘Sport Bild’.
Pascal Wehrlein aguarda outra chance para voltar ao grid da F1 (Foto: Sauber)
Wehrlein teve sua primeira chance de guiar um carro de F1 justamente pela Mercedes, em 2014, quando participou da sessão de novatos em Abu Dhabi. Em 2015, enquanto trilhava uma temporada de sucesso para se tornar o mais jovem campeão da história no DTM, Pascal assumiu em definitivo o posto de reserva da Mercedes. Mesmo quando ascendeu à F1 no ano seguinte, manteve a posição como suplente imediato de Lewis Hamilton e Nico Rosberg.
 
Contudo, com a aposentadoria repentina de Nico cinco dias após a conquista do título mundial em 2016, Wehrlein, então favorito à vaga, até em razão da sua posição dentro da equipe, foi preterido por Wolff, que optou por contar com um piloto mais experiente e deu a vaga de titular da equipe prateada a Valtteri Bottas.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois de completar a temporada 2017 com a Sauber e somar os cinco pontos da equipe suíça, Wehrlein teve de dar lugar a Charles Leclerc, que foi alçado a titular graças ao novo acordo entre Sauber e a Ferrari. Enquanto sonha em voltar à F1 como piloto de corrida, Wehrlein tem algumas opções na mesa: a mais plausível delas é um retorno ao DTM, onde a Mercedes cumpre seu último ano antes de se dedicar ao projeto da Fórmula E.

 
Na equipe tetracampeã do mundo, os dois titulares têm contrato a vencer em 2018. Hamilton, contudo, negocia para estender seu vínculo ao menos até 2020. E Bottas tem de mostrar na pista, segundo a cúpula da Mercedes, que mercê continuar além da temporada deste ano.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.