Chefe da Red Bull exalta entrosamento entre pilotos e vê Ricciardo como “irmão mais velho” de Verstappen

Além da ótima relação, Daniel Ricciardo e Max Verstappen têm também uma leitura muito parecida do comportamento do carro. Segundo Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, tal panorama é benéfico para o time, que consegue encontrar um rumo mais fácil no desenvolvimento por contar com dois pilotos tendo um entendimento bastante semelhante

 

Quando Max Verstappen foi promovido a titular da Red Bull a partir do GP da Espanha e venceu logo de cara a sua primeira prova pela nova equipe, muito se falou sobre a possibilidade de uma forte rivalidade com Daniel Ricciardo. Mas apesar de os dois pilotos serem extremamente fortes e competitivos, além de já terem disputado posição, como se viu no GP da Malásia, o clima nos boxes da Red Bull é de grande harmonia, fruto do entrosamento entre os dois. A ponto de Christian Horner enxergar Ricciardo como um irmão mais velho para Max por conta da ótima relação entre os pilotos.

 
“O mais importante é que existe o respeito. Nós não pedimos aos pilotos que vão jantar juntos, mas pedimos que cada um respeite um ao outro. E os dois fazem exatamente isso, e o fato de que a relação entre eles vai além disso é simplesmente um benefício para nós. Daniel é, em muitas maneiras, quase como um irmão mais velho para Max”, destacou o chefe da Red Bull em entrevista veiculada pela revista britânica ‘Autosport’.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A relação entre Ricciardo e Verstappen é uma das melhores entre companheiros de equipe na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)
A semelhança entre Ricciardo e Verstappen vai muito além, por exemplo, do bom relacionamento. Mas o entendimento do carro é muito parecido para os dois pilotos, de modo que essa leitura semelhante só ajuda aos projetistas e engenheiros que trabalham no desenvolvimento do carro.
 
“O feedback deles é muito parecido, as demandas do carro são muito semelhantes. Muitas vezes, quando você os escuta, na classificação ou na corrida, os comentários sobre o carro são quase idênticos, então, para os projetistas e os caras de pesquisa e desenvolvimento, é um ótimo panorama ter dois pilotos buscando a mesma coisa”, comentou Horner.
 
Verstappen chegou à Red Bull na quinta corrida da última temporada, venceu uma prova e foi um dos grandes destaques do ano pelo seu brilhantismo e arrojo. Cerebral, Ricciardo também venceu uma corrida, o GP da Malásia, e teve bons números. Na comparação com Max durante as provas em que fizeram juntos, Daniel somou 220 pontos, contra 191 de Max, terminando oito provas à frente do holandês e largando 11 vezes em melhor posição com seu companheiro de equipe nas 17 provas em que correram como parceiros em 2016.
 
Horner destacou o equilíbrio entre a dupla e garantiu que, caso os dois pilotos estejam em posição de lutar pelo título em 2017, vai procurar abordar tudo da melhor e mais simples forma possível.
 
“É difícil, difícil de dizer. Em alguns finais de semana um é superior; em outros finais de semana, o outro é superior. Tudo tem sido bastante equilibrado, dependendo do local de onde nós estamos”, salientou o dirigente britânico. “Nós vamos lidar com as situações na corrida com base na corrida. É como eu sempre acreditei. Há regras o bastante. É seguir fazendo o simples, sempre foi minha filosofia na abordagem do esporte, mantê-lo simples”, garantiu o chefe da equipe tetracampeã mundial de F1.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.