Chefe da Renault confirma suporte a pilotos que precisarem exceder limite de partes da unidade de força

Remi Taffin, chefe de operações de pista da Renault na F1, garantiu que a construtora francesa irá fornecer partes extras da unidade de força para pilotos que necessitarem, ainda que signifique punição no grid de largada

A Renault não terá problemas em fabricar motores extras para os pilotos que excederem o limite de cinco unidades de potência durante a temporada, quem garantiu foi o chefe de operações da construtora na F1, Remi Taffin.
 
As unidades de força da F1 são compostas por cinco partes fundamentais. Cada piloto pode utilizar cinco de cada uma dessas partes antes de sofrer punições no grid de largada. No entanto, os problemas de confiabilidade do motor Renault fez com que alguns dos pilotos chegassem a este ponto da temporada, ainda com cinco provas no calendário, no limite do gasto permitido. Daniil Kvyat foi o primeiro punido por esse motivo, em Cingapura.
 
"A confiabilidade vai começar a ocupar um papel importante nesse ponto da temporada, já que todos os times e pilotos se moldaram conforme aprendemos mais sobre a unidade de potência", disse.
 
"De qualquer forma, estamos tranquilos com isso, já que nos comprometemos a introduzir uma sexta unidade de força onde for necessário. O panorama é mais limpo agora, ainda que não seja ideal introduzir essas partes e sofrer punições. Podemos fazer isso em corridas onde o impacto será diminuído", seguiu.
Remi Taffin, da Renault, teve de dar explicações sobre o péssimo funcionamento dos motores em Jerez (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
O homem forte da Renault disse que é possível que os carros de Red Bull, Lotus, Renault e Caterham – equipes parceiras da companhia francesa -, andem menos que de costume nos treinos livres em Suzuka para evitar danos.
 
"Por causa do gasto em cada parte, vamos introduzir novos componentes onde for possível já para essa próxima corrida. Acreditamos que Suzuka será um desafio, mas um que esperamos passar sem maiores problemas", encerrou.
 
O tetracampeão Sebastian Vettel é quem está sofrendo mais claramente aos holofotes da F1. Enquanto a Red Bull de Daniel Ricciardo raramente tem problemas, a do #1 parece sempre apresentar um defeito novo. Vettel está no limite de três dos cinco componentes de sua unidade de força e deverá precisar exceder o limite de peças mais cedo do que tarde.

#GALERIA(5078,81724)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.