Chefe da Toro Rosso diz que Verstappen treina na sexta-feira em Suzuka se FIA liberar superlicença

Toro Rosso já planeja a data do primeiro contato de Max Verstappen com um carro atual de F1: na sexta-feira do GP do Japão, em Suzuka, daqui a duas semanas

A Toro Rosso quer colocar Max Verstappen na pista pela primeira vez em um fim de semana de F1 daqui a duas semanas, no primeiro treino livre para o GP do Japão. Tudo vai depender de a FIA liberar ou não a superlicença do holandês que completa 17 anos no próximo dia 30.

Verstappen, vice-líder da F3 Europeia e já anunciado como titular da STR para a temporada 2015, fez um teste de 396 km com o carro de 2012 da equipe em Adria, na semana passada. O regulamento diz que, para a obtenção da superlicença, é preciso percorrer pelo menos 300 km com um carro atual.

Ainda assim, a Toro Rosso espera conseguir colocá-lo na pista em Suzuka.

A cobertura completa do GP de Cingapura no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
Verstappen vai andar na Toro Rosso em 2015 (Foto: Getty Images)

“Ele completou 396 km sem nenhum problema e nós ficamos realmente impressionados com a sua performance. Agora está nas mãos da FIA se ele vai conseguir ou não a superlicença para fazer o TL1 em Suzuka. Estamos preparando-o passo a passo e estou convencido de que ele é o piloto certo para nós em 2015”, disse Franz Tost, chefe do time, nesta sexta-feira (19).

Neste ano, a FIA permitiu que Roberto Merhi treinasse na sexta-feira do GP da Itália, em Monza, para avaliar se concederia a superlicença ao espanhol. A Caterham tinha a intenção de colocá-lo como titular já naquela corrida. Contudo, quem segue como dono do primeiro carro do time é o japonês Kamui Kobayashi.

Verstappen, quando alinhar no grid em 2015, se tornará o piloto mais jovem a disputar um GP de F1.

As imagens da F1 em Cingapura
#GALERIA(5075)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.