Chefes de equipe da F1 deixam campeão Rosberg para trás e elegem Hamilton como melhor piloto da temporada 2016

Em eleição promovida pela revista britânica ‘Autosport’ junto aos chefes das 11 equipes do Mundial de F1, Lewis Hamilton, o maior vencedor da temporada, foi votado como o melhor piloto do ano. Nico Rosberg, que se sagrou campeão mundial, foi apontado como o terceiro melhor, sendo superado pelo britânico e por Max Verstappen, o grande destaque do campeonato

Nico Rosberg se tornou o novo campeão mundial de F1 no último domingo (27) em Abu Dhabi, mas Lewis Hamilton fechou a temporada 2016 como o melhor piloto do campeonato. É o que diz a eleição promovida pela revista britânica ‘Autosport’ feita com a votação dos 11 chefes de equipes do grid. Lewis foi o piloto que alcançou a melhor pontuação na votação, seguido por Max Verstappen e, só depois, por Rosberg.

 
Participaram da votação os seguintes dirigentes: Toto Wolff, da Mercedes; Christian Horner, da Red Bull; Maurizio Arrivabene, da Ferrari; Vijay Mallya, da Force India; Claire Williams, da Williams; Éric Boullier, da McLaren; Franz Tost, da Toro Rosso; Guenther Steiner, da Haas; Frédéric Vasseur, da Renault, Monisha Kaltenborn, da Sauber; e Dave Ryan, da Manor.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Lewis Hamilton foi eleito pelos chefes da F1 como o melhor piloto da temporada 2016 (Foto: Mercedes)
A votação teve o seguinte critério: os chefes de equipe da F1 escolheram os dez melhores da temporada pela ordem, com o primeiro recebendo 25 pontos, 18 para o segundo, 15 para o terceiro, obedecendo a sequência e a pontuação oficial da F1. A votação foi secreta. Hamilton somou 234 pontos dentre os 275 possíveis e foi eleito como o melhor piloto da temporada.
 
Lewis foi o maior vencedor da temporada 2016, triunfando em dez GPs. Contudo, o ano de Hamilton foi cheio de altos e baixos e marcado por muitos problemas, sobretudo no motor, como nos finais de semana da China, Rússia e no GP da Malásia, o que acabou sendo determinante para os rumos do campeonato. Em contrapartida, Rosberg teve um ano tecnicamente perfeito e sem nenhum erro grave ao longo das 21 corridas do certame deste ano.
 
Max Verstappen somou 183 pontos e terminou em segundo lugar. O holandês brilhou em 2016, não apenas pela vitória histórica no GP da Espanha, mas também pela postura aguerrida e extremamente arrojada — o que lhe rendeu também muitas críticas, mas muitos elogios, chegando a ser comparado a Michael Schumacher e Ayrton Senna. Rosberg terminou em terceiro lugar, com 176 pontos somados. Daniel Ricciardo, que venceu o GP da Malásia que tirou de Hamilton as chances de título, ficou em quarto lugar na eleição promovida pela ‘Autosport’.
 
Por sua vez, Sebastian Vettel, que ficou longe das vitórias em 2016, ficou em quinto na lista, com 90 pontos. Fernando Alonso, que mesmo sem ainda ter um carro competitivo teve boas performances ao longo do ano, foi o sexto colocado, com 67 pontos, seis a mais em relação ao veterano Kimi Räikkönen. 
 
Sétimo colocado do Mundial de Pilotos, Sergio Pérez, dono de dois pódios no campeonato, foi o oitavo, com 52. Valtteri Bottas, com 26, e Carlos Sainz Jr., com 25, fecharam o rol dos dez melhores votados na eleição.


fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.