Cinco meses depois, pai diz que acidente de Bianchi “certamente não foi normal” e estuda medidas legais

Não satisfeito com a investigação que foi conduzida pela FIA, o pai de Jules Bianchi disse que sua família contratou um advogado, mas ainda não definiu se tomará alguma medida legal ou que tipo de medida tomará

A família de Jules Bianchi não ficou plenamente satisfeita com a investigação que foi conduzida pela FIA a respeito do acidente do GP do Japão do ano passado.

 
Depois de sair da pista molhada e bater em um trator que estava à beira da pista, o piloto francês sofreu uma lesão axonal difusa e entrou em coma. Cinco meses depois, ele ainda não despertou.
Pai de Bianchi tornou a falar sobre o acidente do filho (Foto: Getty Images)
Em entrevista ao jornal italiano ‘La Gazzetta dello Sport’, Philippe Bianchi, pai de Jules, disse que sua família contratou um advogado — embora ainda não saiba se entrará na justiça. O veredicto dado pela FIA em dezembro do ano passado foi que o piloto não reduziu o bastante em uma zona sinalizada com bandeiras amarelas, isentando assim a presença de um trator na área de escape.
 
“Ainda não sabemos o que vamos fazer, mas certamente não foi uma situação normal de corrida. Se há alguém que é responsável por isso, vai ter que pagar, sem dúvida”, afirmou Philippe.
 
Ele também falou a respeito da condição de saúde do filho, que fazia em 2014 sua segunda temporada na F1.
 
“Jules ainda está em coma. Enquanto não acordar, a única coisa que podemos fazer é esperar. Leva paciência, muita paciência, mas é difícil saber que a qualquer momento uma ligação terrível pode vir do hospital”, disse.
 
“Temos que ser fortes, como Jules e pelo Jules. Enquanto ele estiver nesta condição, os médicos não podem dizer nada. Ele pode acordar ou não. Eu acho que vai, e ele não lutou conosco por tanto tempo para nada”, concluiu.

Em uma entrevista no mês de outubro, a mãe de Bianchi já havia indicado sua insatisfação com o tratamento dado ao acidente.

 O acidente
 
Na volta 43 do GP do Japão, Jules Bianchi perdeu o controle do carro na curva 7 devido a aquaplanagem e, depois de escapar do traçado, acabou se chocando contra um trator que fazia a retirada da Sauber de Adrian Sutil, que saíra no mesmo ponto, mas na volta anterior. A pancada foi violenta, com força estimada de 50 G, já que a Marussia #17 vinha a 203 km/h.

O piloto foi atendido ainda na pista, encaminhado imediatamente para o centro médico da pista e, alguns minutos depois, para o hospital, na cidade de Yokkaichi, que fica a 10 km do circuito de Suzuka. Estava inconsciente, mas respirava sem ajuda de aparelhos. Rapidamente, foi submetido a uma cirurgia para minimizar um grave hematoma craniano, em operação que teve quatro horas de duração. Desde então, Jules permanece internado na UTI e seu estado é crítico.

Aos 25 anos de idade, Bianchi está em sua segunda temporada na F1, as duas pela Marussia, e é considerado o principal nome do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari.

As imagens do acidente de Jules Bianchi
#GALERIA(5099)

Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.