Coluna Rookie Text, por Vitor Fazio: Nada mudou, mas eu sei que alguma coisa aconteceu

Tudo que a F1 conseguiu com o banimento do FRIC foi comprometer o planejamento de equipes que davam o seu melhor para ganhar cada milésimo, além de fragilizar a idoneidade de um campeonato que era bonito principalmente devido à perfeição das Flechas de prata. Você pode achar chato um campeonato com um só carro vencendo quase sempre, mas tem de concordar que o trabalho dos germânicos foi exemplar

Todos esperavam uma incrível temporada da F1 em 2014. Depois de uns dias chatos em 2013, a expectativa era de batalhas incríveis, competitividade em todos os níveis. Sangue, suor e lágrimas, em suma. Mas já vimos que não foi bem isso que aconteceu: a Mercedes tem um carro muito melhor que o dos outros em qualquer condição. Só perdeu uma corrida em dez, devido a uma conjuntura de fatos que não vão combinar outra vez. A temporada se resume a uma disputa entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, e isso não é novidade nenhuma.

Acontece que o pessoal que controla a F1 é deveras cretino. Quando um time fica muito à frente dos outros, alguma coisa é banida ou reformulada. Isso já aconteceu no passado, como algumas mudanças nos difusores em 2009 e 2011, prejudicando Brawn GP e Red Bull, respectivamente. E torna a acontecer em 2014, com o FRIC, sistema utilizado desde 2012, sendo proibido porque um time soube aproveitar melhor uma inovação do que os outros. É injusto, mas é pelo bem do espetáculo.

Mercedes vai continuar dominando a temporada 2014 da F1 (Foto: Beto Issa)

O problema é que, a exemplo de 2009 e 2011, já é tarde. Todo mundo sabe que a Mercedes vai ser campeã de construtores e que um de seus pilotos vai ser campeão do mundo. Não trago novidades. Mas se imaginava que veríamos uma categoria mais equilibrada para o fim da temporada. Nem isso vai acontecer. Williams e Red Bull podem avançar, mas imaginar o fim do domínio prateado é surreal.

A Mercedes é melhor, vai continuar sendo, e isso não tem a ver com uma suspensão interligada ou o que quer que seja. Tem a ver com o melhor motor e a melhor aerodinâmica dessa temporada, ambos virtudes do W05. Um piloto não ganha dezessete posições em uma corrida por acaso. A F1 tenta mudar, desmanchar esse poder, mas não é capaz. Só se as outras equipes voltarem a usar motores V8.

Tudo que a F1 conseguiu com o banimento do FRIC foi comprometer o planejamento de equipes que davam o seu melhor para ganhar cada milésimo, além de fragilizar a idoneidade de um campeonato que era bonito principalmente devido à perfeição das Flechas de prata. Você pode achar chato um campeonato com um só carro vencendo quase sempre, mas tem de concordar que o trabalho dos germânicos foi exemplar.

Ainda é cedo para dizer quem, Rosberg ou Hamilton, vai ser campeão. Talvez o GP da Hungria nos ajude a cessar essas dúvidas – ou crie mais. Mas o fato é que, apesar de alguma coisa ter acontecido com o regulamento e os carros, nada mudou quanto a quem lidera tudo e todos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.