Com confirmação de Massa e Bottas na Williams, dez vagas ainda estão indefinidas no grid da F1 2014

Apenas Red Bull, Ferrari, Mercedes, Williams e Toro Rosso têm suas duplas de pilotos definidas para a temporada 2014. Confira como está o grid da F1 para o ano que vem

Williams anuncia Massa para temporada 2014 da F1
Novo piloto da Williams, Massa fala em reerguer equipe

Dez vagas ainda carecem de confirmação no grid da F1 2014. Nesta segunda-feira (11) de noticiário quente, Felipe Massa foi anunciado como piloto da Williams na próxima temporada – a equipe também confirmou Valtteri Bottas. Além disso, veículos de comunicação ingleses dão como certa a saída de Sergio Pérez da McLaren.

Em uma das ‘silly season’ – temporadas de boatos, em tradução livre – mais animadas dos últimos tempos, a F1 tem no mercado de pilotos a grande atração no fim de um ano em que Sebastian Vettel garantiu o título na 16ª das 19 etapas marcadas. Considerando que Romain Grosjean e Sergey Sirotkin ainda não estão 100% confirmados na Lotus e na Sauber, respectivamente, dez vagas continuam indefinidas.

Três pilotos já mudaram de equipe para 2014 – Daniel Ricciardo, Kimi Räikkönen e Massa –, outros dois devem estrear na categoria – Daniil Kvyat e Sergey Sirotkin – e muita gente ainda não sabe o que vai fazer no ano que vem. Dentre eles, Sergio Pérez, Nico Hülkenberg, Pastor Maldonado, Adrian Sutil e Paul di Resta.

Massa será piloto da Williams em 2014 (Foto: Divulgação)

Confira como está o grid da F1 2014:

1 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault
2 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Renault
3 Lewis HAMILTON ING Mercedes
4 Nico ROSBERG ALE Mercedes
5 Fernando ALONSO ESP Ferrari
6 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari
7 Romain GROSJEAN* FRA Lotus Renault
8 a definir   Lotus Renault
9 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes
10 a definir   McLaren Mercedes
11 a definir   Force India Mercedes
12 a definir   Force India Mercedes
14 Sergey SIROTKIN* RUS Sauber Ferrari
15 a definir   Sauber Ferrari
16 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Renault
17 Daniil KVYAT RUS Toro Rosso Renault
18 Felipe MASSA BRA Williams Mercedes
19 Valtteri BOTTAS FIN Williams Mercedes
20 Jules BIANCHI FRA Marussia Ferrari
21 a definir   Marussia Ferrari
22 a definir   Caterham Renault
23 a definir   Caterham Renault

Os nomes de Grosjean e Sirotkin vão acompanhados de um asterisco na lista acima porque ainda não estão garantidos oficialmente. O francês tem um contrato assinado com a Lotus, porém, na pindaíba, a equipe de Enstone precisa definir sua situação financeira e, por isso, os donos não exerceram a opção que assegura a permanência de Grosjean. Chefe do time, Éric Boullier manifesta publicamente o desejo de mantê-lo para uma terceira temporada consecutiva.

Sirotkin, por sua vez, não possui uma superlicença, e a Sauber corre contra o tempo para preparar o russo de apenas 18 anos para promover sua estreia no GP da Austrália.

Nas demais equipes, chama a atenção a situação da McLaren. De acordo com a BBC, o campeão da World Series, Kevin Magnussen, será promovido para ocupar o lugar de Pérez em 2014. Confirmando-se isso, entra no mercado mais um piloto que possui patrocínios fortes – desde sempre, o mexicano conta com o apoio do milionário Carlos Slim.

A batalha mais interessante é a da Lotus. Além da já mencionada intenção de continuar com Grosjean, a equipe tende a escolher o segundo piloto entre Pastor Maldonado e Nico Hülkenberg. O venezuelano assinou um contrato, porém, esse acordo pode ser rompido caso o time se acerte com o obscuro fundo de investimentos Quantum.

As vagas da Force India tem sido menos faladas. Paul di Resta e Adrian Sutil não sabem se continuam no ano que vem, e o ex-chefe de equipe Eddie Jordan falou, na BBC, que Hülkenberg pode voltar para o time.

Na Sauber, o dinheiro é importante. Esteban Gutiérrez está lá, sem saber muito sobre o futuro. E a preparação de Sirotkin pode reabrir uma das vagas.

Nas nanicas, só Jules Bianchi, francês apoiado pela Ferrari, foi anunciado. Charles Pic, Giedo van der Garde e Max Chilton ainda tentam viabilizar suas permanências.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.