Com foco na regularidade, Haas surpreende e é primeira a apresentar carro para temporada 2018

Sem avisar a ninguém, a Haas soltou na internet as primeiras imagens não apenas do VF-18, seu novo carro, mas também de um carro da temporada 2018 da F1. O foco do time, segundo falaram os homens fortes, será acabar com a irregularidade

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Resolvida a dúvida sobre o motivo pelo qual a Haas não anunciou a data de lançamento do novo carro para a temporada 2018. A apresentação do VF-18 foi feita de surpresa no começo da tarde desta quarta-feira (14) pelas redes sociais e por meio de um comunicado oficial.

 
A ausência da barbatana de tubarão e a entrada do Halo são as grandes diferenças do carro. Aliás, este é o primeiro carro apresentado de fato com a nova proteção de cockpit desenhada como uma parte natural do carro. Pela primeira vez o Halo não parece tão visualmente agressivo. Como destacou o chefe da Haas, Guenther Steiner, esse foi o trabalho mais estrutural realizado num ano de estabilidade das regras. 

"A maior parte da evolução do carro foi a adição do Halo. Levou bastante estudo dos aerodinamicistas, mas os projetistas trabalharam duro na modificação do chassi para o Halo sobreviver aos pesos exigidos", afirmou.
 


"O peso total mínimo do carro aumentou por causa do Halo e há um centro de gravidade maior simplesmente por causa da posição do Halo. Mas todo mundo está no mesmo time. As regras estão bem estáveis entre 2017 e 2018, então o VF-18 é uma evolução do carro do ano passado", explicou.

De acordo com a Haas, a intenção era uma grande evolução aerodinâmica que apagasse as dificuldades que martelaram o time norte-americano durante a campanha de 2017. O maior desafio da Haas para a temporada vindoura é estabilizar o rendimento, que nos dois primeiros anos da equipe variou demais entre corridas.

O layout do novo modelo não difere muito em relação ao de 2017. O esquema de cores foi mantido (Foto: Haas F1 Team)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

"Tiramos muitas das variáveis que sabíamos serem fracas. Focamos no que vai tornar nosso carro mais consistente e diminuir a distância para os principais times", afirmou o dono Gene Haas.

"É menos sobre reinvenção e mais sobre refinamento", voltou a falar o chefe Steiner. "Você nota elementos que tínhamos no ano passado no carro deste ano", disse.

Após terminar a temporada 2017 na oitava colocação do Mundial de Construtores, à frente apenas de Sauber e McLaren, Steiner acredita que há mais para ser tirado do VF-18 – e que não será tão difícil assim extrair a performance. "Deixamos o carro o mais leve possível para carregar mais lastro. Fomos capazes de fazer um trabalho melhor de colocar mais peso onde queríamos." 
 
O VF-18 vai à pista pela primeira vez em Barcelona, no dia 26 de fevereiro, quando começam os testes coletivos de pré-temporada em Barcelona. A temporada começa no fim de março, na Austrália. 

#GALERIA(8283)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.