Com novo problema, Vettel já admite que punições por troca de motor vão ser “inevitáveis” até fim da temporada

Sebastian Vettel não treinou na sessão vespertina em Spa-Francorchamps para que a Red Bull pudesse checar a condição de seu V6 turbo para avaliar se uma troca será necessária já neste fim de semana ou só nas próximas etapas

O quinto dos cinco motores que Sebastian Vettel pode usar sem precisar cumprir punições na temporada 2014 falhou nesta sexta-feira (22) em Spa-Francorchamps, e o alemão já admite que não vai escapar de precisar utilizar pelo menos uma unidade de força extra nas oito corridas que restam no Mundial de F1.

Vettel recolheu para os boxes após somente 11 voltas no primeiro treino livre. Ali, a Red Bull já desmontou seu carro, colocou sobre o cavalete e começou a avaliar a situação. Para fazer uma análise mais profunda do estado do V6 turbo fabricado pela Renault, decidiu deixar o tetracampeão fora do TL2.

A cobertura completa do GP da Bélgica no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 em Spa-Francorchamps
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
Red Bull viveu um dia cheio de problemas com Sebastian Vettel em Spa (Foto: Beto Issa)

“Estou esperançoso de que o motor que teve problema hoje não está danificado. Se estiver, obviamente vamos ter que pegar um novo, não necessariamente para este fim de semana, mas para alguns no futuro, então vamos esperar para ver”, declarou Vettel.

“Vamos ter que pegar um motor extra de qualquer forma. É uma questão de se vamos aguentar com seis ou se vamos pegar mais um. Depende desse motor de hoje. De qualquer forma, é inevitável para nós passarmos pela segunda parte da temporada sem penalizações”, admitiu.

A respeito da expectativa para a etapa belga, Vettel alertou que o trabalho será ainda mais intenso no sábado para poder compreender as mudanças que aconteceram desde a última passagem da F1 por Spa-Francorchamps — em 2013, foi justamente ele o vencedor.

“Obviamente, não pilotei muito exceto por algumas voltas nesta manhã. Há muitos itens para serem riscados da lista, e é importante manter o olho aberto aqui, cada ano é diferente. É uma volta longa, há muitas curvas de alta velocidade e, por causa disso, é importante ter um bom ritmo, ao passo que talvez seja mais fácil em uma pista mais lenta”, completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.