Com pista molhada, Rosberg lidera primeiro treino livre morno nos Estados Unidos. Hamilton é só quinto
A maioria dos pilotos preferiu não se arriscar diante do asfalto molhado do Circuito das Américas. Enquanto esteve na pista, Nico Rosberg foi o mais rápido. O alemão, que ainda acredita no milagre do título, comandou a abertura dos trabalhos no Texas seguido pelos carros da Red Bull. Lewis Hamilton foi apenas o quinto colocado. Felipe Massa foi o único brasileiro do treino da manhã e fechou em 11º
O fim de semana do GP dos Estados Unidos começou com a pista molhada, de forma morna e sem maiores emoções, como é comum às sextas-feiras na F1. Nesta manhã (23) em Austin, no Texas, Nico Rosberg foi o melhor diante das condições do asfalto do Circuito das Américas e liderou ao anotar 1min53s989. A diferença que o separou do segundo colocado é enorme. Daniil Kvyat, da Red Bull, virou 1s235 mais lento que o alemão, mas indicou que o RB11 está bem equilibrado para o fim de semana. Tanto que Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe, completou o rol dos três primeiros colocados.
Os taurinos colocaram outro carro no top-5. Carlos Sainz Jr. teve um bom desempenho na manhã desta sexta-feira e ficou em quarto lugar, apenas 0s075 mais lento que Ricciardo. O jovem estreante espanhol se colocou à frente do virtual tricampeão do mundo, Lewis Hamilton, que marcou 1min55s693 como melhor volta. Lewis ficou à frente de Sebastian Vettel, da Ferrari, vice-líder do campeonato. Max Verstappen foi o sétimo, enquanto Kimi Räikkönen veio na sequência.
Relacionadas
Único brasileiro a acelerar nesta manhã em Austin, Felipe Massa garantiu o 11º melhor tempo, mas distante 3s092 da marca estabelecida por Rosberg. O veterano da Williams foi superado no fim da sessão pela McLaren de Fernando Alonso, que acelerava em Austin com o motor atualizado da Honda, e também pelo companheiro de equipe Valtteri Bottas. Já Felipe Nasr teve de assistir dos boxes o treino no Texas, uma vez que a Sauber optou por dar mais quilometragem ao reserva italiano Raffaele Marciello. O brasiliense volta ao cockpit do C34 na sessão vespertina no Circuito das Américas.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP dos Estados Unidos de F1
No começo das atividades de pista no Circuito das Américas, a expectativa vinha do alto. Afinal, a previsão do tempo apontava chuva forte para esta sexta-feira na região de Austin, o que poderia determinar um ritmo mais lento de trabalho das equipes no traçado norte-americano, como já foi visto, por exemplo, nas sextas-feiras dos GPs de Japão e Rússia. A chuva havia cessado momentos antes da sessão, mas o asfalto estava bem encharcado. O vento forte e o céu muito fechado também davam as caras no Texas.
O primeiro a deixar os boxes em Austin foi Marcus Ericsson, da Sauber. O sueco, que foi seguido pelas Ferrari de Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel, encarou uma pista bastante encharcada e usou pneus para chuva forte, identificado com a banda azul. Na sequência, vieram as Williams de Valtteri Bottas e Felipe Massa para o complemento das primeiras voltas de instalação e reconhecimento da pista.
Embora estivesse bem molhada, a pista não estava impraticável, pelo contrário. De modo que os pilotos seguiam com as primeiras voltas, mas sem tempo registrado para depois começarem a usar os pneus intermediários. Por sua vez, Pastor Maldonado queixava-se de problemas no câmbio e logo voltou para os boxes da Lotus.
O primeiro a completar volta cronometrada foi justamente Ericsson, que anotou 2min01s702. Como parâmetro, o recorde da pista, cravado por Sebastian Vettel em 2012, é de 1min35s657. Naturalmente, o sueco foi melhorando sua marca, e isso encorajou outros pilotos a enfrentarem o desafio do asfalto molhado no Circuito das Américas. Um deles foi Raffaele Marciello, substituto de Felipe Nasr na primeira sessão pela Sauber.
Aí veio a Mercedes de Nico Rosberg para anotar sua primeira volta rápida. Ainda acreditando no milagre do título, o alemão logo foi muito mais rápido que os carros da Sauber e subiu para a ponta com 1min55s102. Nico seguia na pista para melhorar seu tempo, assim como Räikkönen, que subia para segundo lugar. Massa, por sua vez, cometeu um erro rodou no setor 2 do circuito quando tentava completar sua primeira volta, mas buscou tranquilizar: "Está tudo ok".
A primeira meia hora de treino no Circuito das Américas teve mesmo a liderança de Rosberg, seguido por Daniel Ricciardo, Vettel, Räikkönen e Nico Hülkenberg vindo em quinto lugar. 11 dos 20 pilotos do grid já haviam marcado tempo em Austin.
Líder do campeonato e virtual tricampeão do mundo, Lewis Hamilton foi à pista em seguida para completar suas primeiras voltas rápidas. O britânico já chegou anotando 1min55s693 e se posicionou momentaneamente em segundo, mas acabou sendo superado por Ricciardo, que vinha em um bom stint com a Red Bull, mostrando que o RB11 é, de fato, bastante equilibrado. Tanto que, pouco depois, foi a vez de Daniil Kvyat fazer um grande tempo e pular para seguno, 0s122 atrás de Rosberg. Sinal, também, de que a pista estava secando.
Durante a sessão, um susto. O concreto que pavimenta o pit-lane estava bem encharcado e escorregadio, e colocava os pilotos em dificuldades ao frear seus carros, como aconteceu com Valtteri Bottas ao parar nos boxes da Williams. Via rádio, a McLaren pediu cuidado para Fernando Alonso. Aí Rosberg voltou a andar forte e diminuiu bem a sua marca em Austin. O alemão cravou 1min53s989, ampliando sua diferença para o restante dos pilotos. Kvyat permanecia em segundo, com Ricciardo, Hamilton e Max Verstappen vindo na sequência. Como não havia chuva naquela hora do treino, a pista melhorava a cada instante.
Em sua metade final, o treino passou a ter um ritmo mais morno, de modo que os pilotos queriam evitar correr riscos e danificar seus respectivos carros para a sequência do fim de semana. Embora a pista estivesse mesmo melhor, não havia muito o que fazer, uma vez que a prioridade de pilotos e equipes não estava necessariamente em tempos de volta naquele momento.
Sem tantos carros na pista, Massa aproveitou o pouco tráfego para conseguir fazer uma volta que o colocasse naquele momento em nono lugar. Dentro de um bom stint na pista ainda bem úmida de austin, o brasileiro anotou 1min57s081, à frente de Valtteri Bottas.
De restante, a sessão continuava bem sonolenta e sem maiores emoções. Com a maior parte dos pilotos fora dos carros e trocando ideia com os engenheiros nos boxes, tudo se encaminhava para o fim sem mudanças relevantes na tabela de tempos. Quem estava na pista buscava testar seus respectivos carros em ritmo de corrida, com o tanque mais cheio, de modo que seria bem improvável qualquer alteração nos posicionamentos da sessão.
Além disso, pilotos e equipes tinham de poupar pneus de chuva para o restante do fim de semana. Como a quantidade é limitada (quatro jogos de pneus intermediários e três jogos de pneus de chuva forte) por cada piloto, então, considerando a previsão do tempo para a sequência dos trabalhos em Austin, os times optaram por economizar os compostos, o que determinou o ritmo do treino em sua fase final, que ficou mesmo com a liderança da Mercedes de Nico Rosberg.
Nos minutos finais da sessão, dois pilotos melhoraram seus respectivos tempo e, coincidentemente, superaram Massa. Alonso, com a McLaren, pulou para nono, enquanto Bottas, já com o cronômetro zerado, também bateu o tempo do brasileiro, que fechou a manhã em 11º lugar.
determinarTipoPlayer(“15652751”, “2”, “0”);
F1, GP dos Estados Unidos, Circuito das Américas, primeiro treino livre:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:53.989 | 7 | |
2 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:55.224 | +1.235 | 6 |
3 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:55.592 | +1.603 | 10 |
4 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:55.667 | +1.678 | 8 |
5 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:55.693 | +1.704 | 4 |
6 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:55.710 | +1.721 | 10 |
7 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:55.969 | +1.980 | 7 |
8 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:56.326 | +2.337 | 10 |
9 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:56.839 | +2.850 | 18 |
10 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:56.866 | +2.877 | 15 |
11 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:57.081 | +3.092 | 13 |
12 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:57.139 | +3.150 | 4 |
13 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:57.495 | +3.506 | 20 |
14 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:57.518 | +3.529 | 4 |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:58.319 | +4.330 | 10 |
16 | 36 | RAFFAELE MARCIELLO | BRA | SAUBER FERRARI | 1:59.431 | +5.442 | 19 |
17 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:59.743 | +5.754 | 18 |
18 | 53 | ALEXANDER ROSSI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 2:01.154 | +7.165 | 11 |
19 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 2:01.907 | +7.918 | 13 |
20 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1 | ||
TEMPO 107% | Q1 | 2:01.968 | |||||
RECORDE | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RB8 | 1:35.657 | 17/11/15 | ||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RB8 | 1:39.347 | 18/11/15 |
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
Eita: Red Bull-Honda em 2016? Parece que o acordo está próximohttp://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/red-bull-se-aproxima-de-surpreendente-acordo-com-honda-para-seguir-na-f1-em-2016-revela-revista-alema
Posted by Grande Prêmio on Sexta, 23 de outubro de 2015