Com planejamento pronto para pré-temporada, Haas coloca quilometragem como grande meta para Barcelona

A mais nova equipe do Mundial de F1 já definiu todo o esquema de testes para a pré-temporada, com Romain Grosjean sendo o responsável por guiar o primeiro modelo da Haas na categoria no próximo dia 22 em Barcelona, minutos depois do lançamento oficial. Tanto o franco-suíço como Esteban Gutiérrez e o chefe da equipe, o italiano Guenther Steiner deixam claro que o principal objetivo é acumular a maior quilometragem possível na Catalunha

A Haas é a grande novidade em termos de equipes para o Mundial de F1 em 2016. Dona de muito sucesso na Nascar, a escuderia norte-americana de propriedade de Gene Haas e chefiada pelo italiano Guenther Steiner chega à F1 respaldada por uma aliança técnica importante com a Ferrari e vai contar com um dos pilotos mais talentosos do grid, Romain Grosjean, além de Esteban Gutiérrez, que ganhou uma segunda chance na categoria depois de ter sido piloto de testes e reserva da Ferrari no ano passado. O time de Kannapolis já fechou seu planejamento para a pré-temporada e vai apresentar o novo carro na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, com Grosjean sendo o responsável por guiar o primeiro modelo do time na F1.
 
Para o início das atividades de pista no começo da semana que vem em Barcelona, o principal objetivo da Haas não está em tempos de volta, mas sim de garantir a maior quilometragem possível para entender o novo carro, ainda sem nome definido, e corrigir os problemas em tempo para fazer uma boa apresentação no início da temporada, previsto para 20 de março, com o GP da Austrália.
 
A maior preocupação da Haas com a quilometragem também tem razão direta com o calendário mais enxuto de pré-temporada neste ano. Diferente do ano passado, quando a F1 promoveu três baterias de quatro dias cada de testes, em 2016 vão ser apenas oito dias divididos em duas sessões em Barcelona. A primeira dela vai acontecer entre 22 e 25 de fevereiro, com as equipes voltando à Catalunha para mais quatro dias de testes entre 1º e 4 de março.
A Haas busca a maior quilometragem possível nos testes de pré-temporada em Barcelona (Foto: AP)
Desta forma, a ordem na Haas é trabalhar duro para aprender bem sobre o novo carro e deixar tudo pronto para a estreia em Melbourne.
 
“É nosso primeiro teste como equipe. Vamos tentar fazer com que tudo funcione como está projetado. Todo o carro é novo, de modo que os primeiros testes são importantes pela confiabilidade. Confio que de imediato podemos trabalhar nos acertos para aprender como melhorá-lo para a corrida”, afirmou Steiner em entrevista ao site oficial da Haas.
 
“Esses carros têm muita eletrônica, muito software, de forma que você tenta sempre melhorar para que não ocorram erros. Assim, se na Austrália os pilotos sentirem que o carro não está bom, logo vamos saber o que fazer para resolver. O principal é correr o máximo possível e evitar que o carro quebre. Quanto mais quilometragem alcançarmos, mais vamos aprender e mais preparados vamos estar para a Austrália”, explicou.
 
Contratado para ser a grande referência da Haas nesta sua estreia na F1, Grosjean vai ter a missão de colocar o novo carro na pista logo na manhã da próxima segunda-feira em Barcelona. “Colocar o carro na pista no primeiro dia vai ser incrível. Eu me sinto à vontade na equipe, todo mundo está muito motivado e quer que comecem logo os treinos. É muito emocionante. Desde o primeiro dia eu me senti muito bem recebido, o ambiente dentro da equipe é bom”, comemorou o franco-suíço, em sua primeira experiência na F1 fora dos domínios de Enstone. Romain correu até então pela Renault e pela Lotus, mas decidiu trilhar novos rumos ao assumir o desafio de correr pela novata Haas.
 
“Nos testes, a prioridade é que o carro funcione e, a partir daí, vamos poder trabalhar bem. Com um pouco de sorte, vamos poder acumular muitos quilômetros. Precisamos buscar o máximo possível de informações e conhecimento. É importante que possamos garantir o máximo possível de confiabilidade porque não vamos ter muitos testes e logo teremos de ir para Melbourne”, disse o piloto.
Gutiérrez se mostrou ansioso pelo desafio de voltar ao grid da F1 em 2016 (Foto: Reprodução)
Gutiérrez endossou as palavras do experiente companheiro de equipe e também está focado em buscar a maior quilometragem possível com o novo carro da Haas. “Queremos completar o máximo possível de voltas. Essa vai ser nossa prioridade, já que vamos ter de garantir de conseguiremos solucionar em tempo qualquer problema que possamos ter. Vai ser muito interessante desenvolver o acerto enquanto vamos avançando com os treinos. Tenho certeza de que teremos muito trabalho”.
 
Em 2015, Esteban ficou de fora do grid depois de ter disputado as duas últimas temporadas sem muito brilho pela Sauber. Ansioso para voltar a correr, o mexicano de Monterrey conta como vem se preparando para retornar ao grid depois de ter acumulado boa experiência na Ferrari e ter trabalhado ao lado dos campeões mundiais Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen.
 
“Como piloto de testes da Ferrari, eu me concentrei muito na minha preparação. Fazia tudo o que estava ao meu alcance para estar em atividade o maior tempo possível. Fiz muito kart, estive também vários dias em Fiorano com os F1 antigos e passei muitos dias no simulador. Também mentalizava antes de cada corrida como se fosse correr, usava minha imaginação para manter minha mente atenta. Observei a equipe, em especial os pilotos, para aprender com eles”, comentou o jovem de 24 anos, que vai estar na pista em Barcelona na próxima terça-feira, voltando na quinta.
 
Steiner revelou que a Haas vai trabalhar em dois turnos nos dias de pré-temporada, tudo para que todos tenham uma condição melhor de entender o comportamento do novo carro.
 
“Nos testes não existem limites sobre o quanto podemos trabalhar, de modo que vamos ter um turno de dia e outro de noite. Alguns vão chegar às 18h ao circuito, vão jantar com os caras que trabalharam durante o dia e compartilhar do que foi aprendido para que os outros saibam o que se deve fazer. Os caras da noite vão seguir trabalhando até o nascer do sol, quando volta o pessoal do outro turno. Eles vão tomar café da manhã e, enquanto uns vão para a cama, outros seguem na pista”, explicou o italiano.
 
“Só há um carro para os testes, mas você tem duas equipes de mecânicos. Temos de ir com cuidado porque vai ter gente que não vai querer ir embora. Vamos tentar dar um sábado ou um domingo de folga antes da Austrália. Temos de ir com cuidado para não cansá-los porque, quando voltarem à fábrica depois da pré-temporada, eles vão ter de reconstruir os carros antes do embarque para Melbourne”, finalizou.
 
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