Com testes das rivais, Williams pede que F1 suspenda escolha dos pneus nas primeiras provas de 2017

Diretor-técnico da Williams, Pat Symonds pediu que a escolha de pneus feita pelas equipes seja suspensa no início do ano para evitar benefício que Red Bull, Ferrari e Mercedes terão com testes pela Pirelli

A Williams já manifestou seu descontentamento com os testes de Mercedes, Red Bull e Ferrari com os pneus de 2017, mas quer ir ainda mais longe. Diretor-técnico da equipe inglesa, Pat Symonds quer suspender a escolha de pneus no início da próxima temporada.
 
Como forma de deixar os carros do próximo ano mais rápidos e proporcionar maior aderência mecânica, a Pirelli vem trabalhando em pneus mais largos, mas apenas três times do grid terão a oportunidade de testá-los: Ferrari, Red Bull e Mercedes.
 
Confiante de que as três fábricas terão vantagem em relação aos rivais, Symonds quer que a opção individual dos times por quantidade e tipo de pneus seja suspensa no início de 2017.+
Pat Symonds quer suspender escolha de pneus no início de 2017 (Foto: Getty Images)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

“Acho que nós temos um problema, mas o problema é, provavelmente, maior do que você imagina”, disse Symonds. “A regra que entrou nessa temporada, pela qual os times escolhem três dos cinco compostos disponíveis — que é uma boa regra, porque apimenta as corridas e traz um pouco de aleatoriedade para algumas estratégias — realmente cai no próximo ano”, continuou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Nós temos de fazer essas escolhas antes do Natar, antes de termos rodado com esses pneus”, contou. “Quando tivermos feito os nossos testes, já teremos escolhido os pneus para as primeiras cinco ou seis corridas. Isso, na minha opinião, dá uma vantagem enorme para os times que testaram”, optou.
 
“Mesmo que sejam testes cegos, e mesmo que nós tenhamos acesso às informações, você não terá todas as nuances que o time de testes vai ter”, justificou. “É muito mais importante olharmos para este problema e, talvez, por um ano ou na primeira metade da temporada, suspendermos o direito dos times de fazerem essa escolha de pneus, para que todos possamos viver juntos e Ferrari, Red Bull e Mercedes não tenham vantagem”, defendeu.
 
A Ferrari começa a testar já em 1º de agosto, em Fiorano, onde terá dois dias de testes com os pneus de chuva e intermediários. Diretor de engenharia do time de Maranello, Jock Clear avaliou que a opinião de Symonds deve ser levada em conta.
 
“Gostaria de pensar que estamos todos confortáveis com a forma como as informações serão compartilhadas e com a forma como serão os testes”, começou Clear. “Mas Pat está certo, tem nuances que você pega por estar lá e os pilotos envolvidos vão sentir isso, então há uma vantagem lá”, reconheceu.
 
“Para todos nós, tomar a decisão sobre com quais pneus vamos correr no ano vem, mesmo tendo um pouco de quilometragem com eles, é muito difícil”, comentou. “Pat está correto no que diz, e isso, certamente, precisa ser avaliado. 
 
“Nós nunca olhamos para o nosso envolvimento com os testes da Pirelli como uma oportunidade de ganhar terrenos em relação aos outros”, garantiu. “Assim, ficaríamos felizes em seguir adiante se encontrássemos um caminho para anular essa possível vantagem no início da temporada”, concluiu.
PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.