Confira declarações dos pilotos após classificação para GP da França, 8ª etapa da temporada 2018 da F1

Lewis Hamilton mostrou que Paul Ricard se encaixou com seu estilo de pilotagem. Dominando todas as fases da classificação deste sábado, o inglês foi o mais veloz para conquistar a pole-position para a prova deste domingo. Valterri Bottas é quem larga em segundo, com Sebastian Vettel completando o top-3

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Lewis Hamilton brilhou entre listras azuis e vermelhas em Paul Ricard. Na classificação deste sábado (23), o piloto dominou as três fases da tomada de tempos para, assim, conquistar sua 75ª pole-position, a primeira para o GP da França.

Com um tempo 0s118 inferior, quem alinha ao lado do inglês no grid de largada é seu companheiro Valtteri Bottas. Sebastian Vettel é quem vem logo atrás da dupla da Mercedes, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo, da Red Bull, completando o rol dos cinco primeiros.

Lewis Hamilton (Foto: AFP)

Anotando 1min31s057, quem sai em sexto é Kimi Räikkönen, com Carlos Sainz Jr aparecendo logo em seguida. Sensação do treino classificatório, Charles Leclerc é o oitavo, com Kevin Magnussen e Romain Grosjean fechando o top-10.

Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Pierre Gasly, Marcus Ericsson, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Sergey Sirtokin, Lance Stroll e Brendon Hartley são os nomes que completam a lista do grid de largada deste domingo.

Confira declarações dos pilotos:

Lewis Hamilton, pole: Hamilton comemora pole-position em Paul Ricard, mas prega humildade: “Q3 não foi como eu esperava”

Valtteri Bottas, segundo: Bottas celebra 1-2 da Mercedes no grid na França, mas crê que poderia ter feito pole: “Minha volta não foi perfeita”

Sebastian Vettel, terceiro: Vettel relata problemas em volta rápida, mas se satisfaz com terceiro lugar na França por “carro bom na corrida”

Max Verstappen, quarto: Verstappen lamenta falta de velocidade nas retas na França, mas vê Red Bull “sempre melhor na corrida do que nos treinos”

Daniel Ricciardo, quinto: Ricciardo 'promete' fazer “dança da chuva” por ajuda no GP da França. E brinca sobre posição: “Quinto é melhor que sexto”

Kimi Räikkönen, sexto: “Meu carro estava trabalhando bem hoje e tinha bastante velocidade de reta durante a classificação. Eu não fui capaz de fazer um bom tempo de volta durante todo o Q3. O primeiro giro foi bastante decente, mas eu acabei escapando na curva 11 e perdi tempo. Após isso, não fui capaz de melhorar minha marca. Para amanhã nós escolhemos a estratégia que é melhor para nós, mas teremos que esperar e ver. Em outras corridas nós vimos pilotos largando com diferentes pneus. Com certeza amanhã será um dia desafiador”.

Kimi Räikkönen (Foto: Ferrari)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Carlos Sainz Jr, sétimo: "Tive uma boa sensação depois dos treinos livres, mesmo que não achássemos possível alcançar o Q3. Estávamos sofrendo como em Barcelona, por causa deste tipo de asfalto. Pensávamos que havíamos dado um passo à frente no Canadá, mas claramente não. Estou feliz com o carro. Sobre a estratégia, depende da temperatura de amanhã, do céu, de ver o que acontece. Hoje choveu durante a classificação, caíram gotas e perdemos a parte traseira do carro. Acredito que faremos apenas uma parada. Não somos os melhores do resto, mas estávamos mais preocupados ontem, a um segundo das Haas, então hoje demos um bom passo à frente".

Charles Leclerc: oitavo: 8º, Leclerc resume Q3 em Paul Ricard como inacreditável e diz não ter palavras para descrever sentimento

Keving Magnussen, nono: “Me parece que foi bom. Tivemos os dois carros no Q3, embora não tenhamos conseguido mais nada na sessão. Foi uma boa performance até o Q3. Não consegui fazer uma volta no Q3. Tive Kimi Räikkönen fazendo a ultrapassagem sobre mim na minha volta rápida, e então ele me passou de novo. Não tenho a menor ideia do que ele estava querendo fazer. E aí não consegui fazer uma volta no Q3.”

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, décimo: “Passei pela curva 3 e perdi a traseira. Não houve nenhum motivo óbvio, então nós vamos investigar para entender um pouco mais. Vamos analisar os dados. Estava fazendo como antes, então é um pouco estranho. É frustrante. Não vemos tendo muita sorte desde a Austrália. Esperava que esse fim de semana corresse tranquilamente, e assim vinha sendo. Não é o que nós queríamos, mas tem a corrida amanhã e vamos fazer nosso melhor para dar a volta por cima e terminar em sétimo, que é onde deveríamos ter classificado.”

Esteban Ocon, 11º: “Estou um pouco decepcionado por não ter entrado entre os dez primeiros por conta de uma margem tão reduzida, mas estou feliz com minha volta e a maneira como reagimos como equipe depois de uma sexta-feira difícil. Chegamos à classificação um pouco no escuro depois de ter perdido tempo de pista ontem, mas pudemos melhorar muito o carro e encontrar equilíbrio. O 11º lugar é a segunda melhor opção depois de um lugar no Q3 e, pelo menos, vamos ter uma escolha livre de pneus. Amanhã vai fazer muito calor, e a estratégia pode nos ajudar, ou talvez chova. Seria grato por qualquer coisa que pudesse misturar as coisas. Tenho de agradecer aos fãs por todo o apoio. Pude vê-los com suas bandeiras e foi especial guiar diante do meu público em casa.”

Nico Hülkenberg, 12º: “É uma posição decepcionante, mas fiquei muito feliz com minha volta. Perdi 0s1 na curva 1 com uma saída de traseira, o que você tem de lidar quando anda no limite. Tem sido um fim de semana um pouco complicado aqui e ali. Não encontrei o amor ou a harmonia que geralmente tenho com o carro, então foi um pouco difícil. Em uma batalha bem apertada ali no meio, você particularmente precisa de confiança e, se você não a tem, é o que basta para ficar fora do Q3, como hoje. Estamos largando em 12º amanhã, então podemos fazer algo com a estratégia, já que temos alguma flexibilidade. Há muito amor e torcida por parte da galera nas arquibancadas, então vamos dar nosso melhor e recuperar o máximo que nós pudermos. Estou confiante de que podemos somar pontos.”

Marcus Ericsson (Foto: Sauber)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Sergio Pérez, 13º: “Não acho que tiramos o máximo da classificação hoje. Poderíamos estar muito mais acima no grid. Acho que tivemos algum azar com o clima porque esperávamos mais chuva até o fim do Q2. Saí muito cedo e fiz minhas voltas, mas logo depois a pista melhorou. Precisamos ver amanhã o que vai acontecer com o clima, porque se estiver chuvoso isso pode nos abrir algumas possibilidades. A pista é muito complicada no molhado, mas também ela seca muito rápido, como nós vimos hoje.”

Pierre Gasly, 14º: “Acho que o Q3 seria um pouco difícil hoje. Esperava que nós pudéssemos fazê-lo, mas infelizmente não tivemos o ritmo. Fiquei bem perto de Sergio, então talvez teria sido possível mais uma posição, mas nós temos falta de performance na classificação. Claro, é um pouco decepcionante não ter um resultado melhor na minha corrida em casa, mas acho que nós fizemos o melhor possível. Parece que temos algum problema no segundo setor, nas longas retas, então precisamos analisar as informações e ver onde estamos perdendo tempo, já que, no geral, o carro parece ok. Acho que ontem me senti um pouco melhor do que hoje, mas o pelotão intermediário é muito apertado e nos faltou alguns décimos. Tem sido incrível guiar diante da minha torcida. Eles me dão muito apoio. Vamos ter mais uma batalha amanhã, a mais importante, e espero ter muitos fãs para me dar esse impulso. Vou lutar muito e tentar tudo para voltar aos pontos. A última vez foi em Mônaco e seria incrível marcar pontos na França.”

Marcus Ericsson, 15º: "Um bom retorno hoje indo ao Q2 e ficando em 15º na classificação após quase não correr neste final de semana. Um grande obrigado para a equipe e em especial para meus mecânicos, que reconstruíram o carro para mim após o acidente de ontem. Agora vamos acelerar mais amanhã".

Fernando Alonso, 16º: Alonso culpa carro lento da McLaren por queda no Q1. E torce por chuva por “corrida caótica” e chance de ultrapassagens

Stoffel Vandoorne, 17º: “É muito decepcionante ver os dois carros eliminados no Q1. Não havia nada particularmente errado com o equilíbrio, a impressão era boa, simplesmente nos faltou ritmo. Desde o começo da temporada, muita coisa tem acontecido nos bastidores para entender o que não está dando certo. Nós precisamos seguir trabalhando, continuar tentando e esperando que as coisas mudem. Este fim de semana não vem sendo bom para nós, precisamos fazer melhor. Espero que possamos reagir a partir de hoje e ter uma corrida melhor amanhã.”

Sergey Sirtokin, 18º: “Difícil. O carro não parecia estar ruim. O clima não foi tão quente como nós tínhamos previsto. Acabou chovendo, então a pista estava mais fria com menos sol. Ao longo da volta, o equilíbrio do carro esteve muito mais encaixado, assim como o equilíbrio nas curvas. Não foi ruim, mas hoje estamos no limite do que podemos alcançar. O ritmo de corrida ontem foi melhor do que o ritmo de classificação. O carro se comportou melhor, mas já dissemos isso antes e foi diferente na corrida, então não quero ficar falando muito. O que posso dizer é que estamos trabalhando e investigando, mas não há muito mais o que podemos fazer a partir de onde nós estamos.”

Daniel Ricciardo (Foto: Pirelli)

Lance Stroll, 19º: “Foi uma sessão complicada para a equipe, mas tenho de ser honesto e dizer que esperava que estivéssemos onde estamos. Infelizmente, a situação é que nós estamos perdendo cerca de 0s6 para o 18º e a próxima equipe. Não é o ideal, então temos de seguir trabalhando duro. Tive um estalo quando estava tentando pegar mais velocidade, perdi a traseira e escapei. Acertei a zebra e o carro decolou. Foi um pouso muito difícil e acho que pode haver algum dano. Tudo pode acontecer amanhã, talvez um pouco de chuva, então vamos ver o que acontece. É uma temporada longa, então muita coisa pode mudar.”

Brendon Hartley, 20º: “Vamos largar na corrida amanhã no fim do grid porque recebemos uma punição pela troca de motor, mas nós estamos otimistas porque o carro se comportou de forma decente durante todo o fim de semana, especialmente na simulação de corrida ontem. A classificação correu bem para mim. Acho que fiquei no top-10 depois da minha primeira volta, então, na segunda tentativa, peguei um pouco de tráfego. Aí também começou a chover um pouco no fim da volta, então não tivemos como encaixar tudo. Se o clima for imprevisível como hoje, pode haver algumas oportunidades amanhã.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.