Confira declarações dos pilotos após classificação para GP do Azerbaijão, quarta etapa da temporada 2018 da F1

Com 1min41s498, Sebastian Vettel conquistou a pole-position para GP do Azerbaijão. 0s179 mais lento neste sábado (28), Lewis Hamilton ficou com o segundo posto, com Valtteri Bottas assegurando o terceiro lugar

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sebastian Vettel conquistou a pole-position para o GP do Azerbaijão de F1. Neste sábado (28), o #5 cravou 1min41s498 e garantiu a posição de honra no grid de Baku com 0s179 de vantagem para Lewis Hamilton, o segundo colocado.
 
0s339 mais lento que o piloto da Ferrari, Valtteri Bottas vai abrir a segunda fila do grid, à frente de Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Kimi Räikkönen cometeu um erro em sua volta final e vai sair apenas em sexto.
Sebastian Vettel cravou a pole-position no Azerbaijão (Foto: Ferrari)
Já 1s025 atrás de Vettel, Esteban Ocon colocou a Force India no sétimo posto, seguido por Sergio Pérez, Carlos Sainz Jr. e Lance Stroll. Sergey Sirotkin ficou em 11º, seguido por Fernando Alonso e Charles Leclerc.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Punido por uma troca de câmbio, Nico Hülkenberg vai largar em 14º, seguido por Kevin Magnussen, Stoffel Vandoorne, Pierre Gasly, Marcus Ericsson e Brendon Hartley. Romain Grosjean teve problemas logo no início da classificação e sequer cravou tempo.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
 
 
 
 
 
 
Esteban Ocon, sétimo: “Foi um dia muito forte para nós. O carro está funcionando bem e foi agradável de guiar. Nós fizemos um bom progresso melhorando o carro e fomos muito rápidos em todas as sessões. Hoje fomos o quarto [time] mais rápido e realmente merecemos esse resultado. Amanhã é uma grande oportunidade e precisamos tirar o máximo dela. Vimos no ano passado o que pode acontecer aqui com os safety-cars e os incidentes, então precisamos ser pacientes e escapar de problemas”.
Esteban Ocon se mostrou satisfeito com a evolução da Force India (Foto: Force India)
Sergio Pérez, oitavo: “Estou bem feliz com a nossa performance. Foi um bom dia par o time, embora nós provavelmente tenhamos ritmo para estar mais para frente no grid. Não acho que tenhamos maximizado completamente nossa performance e essa foi uma sessão de classificação muito complicada. Tiveram muitas bandeiras amarelas e o vento deixou as coisas complicadas, o que foi o motivo de tantos erros. Não consegui uma volta propriamente limpa até o Q3. A corrida amanhã será sobre estar no lugar certo no momento certo e fazer o máximo das oportunidades conforme elas forem surgindo. A pista é boa para nós e eu acredito que temos muito potencial para ganhar algumas posições. Dias como este são uma ótima motivação para todos no time e mostram que estamos progredindo. Hoje nós fomos a melhor equipe no pelotão intermediário, mas é amanhã que realmente conta”.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Carlos Sainz, nono: “Foi uma classificação decente para nós. Perdi o primeiro setor perfeito, mas colocar os dois carros no Q3 mais uma vez mostra uma boa consistência e esforço do time. Amanhã nós precisamos de uma largada limpa e a meta é pontuar mais uma vez. Pode ser outra corrida caótica, então precisamos estar prontos para maximizarmos as nossas chances”.
 
Lance Stroll, décimo: “Estou realmente feliz. Nós, obviamente, demos um passo à frente neste fim de semana em comparação com os últimos eventos, mas, por outro lado, é um pouco desapontador não chegar ao Q3 por uma margem tão pequena. NO entanto, ainda estou muito feliz com o trabalho que fizemos. Um grande obrigado ao time. Foi uma classificação muito difícil com todas as bandeiras amarelas do Q1 e não fiz uma volta até os segundos finais com pneus desgastados, então tive sorte de escapar. Aí fiquei feliz com a minha volta no Q2. Esta pista tem um pouco de tudo ― alta velocidade, baixa velocidade, muros, drama ―, então é uma das boas. Seria bom ver mais pistas como esta, já que isso realmente aperta um pouco as coisas e nós vemos carros que normalmente não têm problemas para passar pelo Q2 tendo dificuldades. É muito diferente de qualquer lugar para onde vamos e isso é muito divertido”.
 
Sergey Sirotkin, 11º: “É uma boa recuperação. Sabíamos que tínhamos potencial depois da sessão de mais cedo. Preciso agradecer bastante ao time, já que eles foram realmente com tudo, fazendo um trabalho perfeito para garantir que estivéssemos na pista. Estou muito feliz por poder agradecê-los com um resultado como este. Sinto que tinha um pouco mais de tempo de volta. Não sei se seria o suficiente para o Q3, mas seria muito mais próximo de onde estamos. Nós estamos avançando, progredindo e fazendo um ótimo trabalho. Agora vemos isso nos resultados. Obrigado a todos por isso e vamos seguir melhorando”.
 
 
Charles Leclerc, 13º: “Estou muito feliz com a minha classificação hoje. Tive uma grande volta no Q1, o que me permitiu avançar para o Q2. Foi a primeira vez que consegui isso desde o início da temporada, o que é um grande passo para um novato. O time todo fez um ótimo trabalho para tornar isso possível. Eu aprendi muito nos últimos três fins de semana de corrida, e me sinto mais confortável com todos os procedimentos e com o carro a cada sessão. Nós demos alguns passos positivos em termos de gestão dos pneus e o equilíbrio do carro parece bom. Estou ansioso para a corrida de amanhã ― neste circuito, têm muitos fatores que influenciam o resultado, Com a esperada mudança climática, vai ser certamente interessante”. 
 
Nico Hülkenberg, 14º: “Nós perdemos tempo nesta manhã, então podemos ficar satisfeitos por ter os dois carros no Q3. O equilíbrio do carro ainda não está onde gostaríamos, mas alguns fins de semana de corrida são assim e podemos ficar felizes por termos dado tudo. Amanhã faremos o mesmo para ganhar posições. A penalidade pelo câmbio é bem amarga nesse sentido, mas precisamos voltar com a melhor estratégia e lutar duro. A boa notícia é que aqui é possível ultrapassar e nós sabemos que terão safety-cars, então vamos ver o que podemos fazer”.
Stoffel Vandoorne considerou que esteve sempre no lugar errado em Baku (Foto: McLaren)
Kevin Magnussen, 15º: “Poderia ter sido melhor, mas não tivemos muita sorte hoje. Acho que a 15ª ainda é uma posição a partir da qual podemos lutar ― não está muito longe da zona de pontuação. Ainda estou positivo para amanhã. Teremos oportunidades. Aqui, não é preciso de um grande erro para você passar reto nas curvas. Você pode ganhar posições, claro, se algum à sua frente fizer isso. Não deveríamos descartar a corrida. Vamos continuar focados e torcer para termos uma boa corrida amanhã. Acho que é um circuito realmente bom e divertido de guiar. Tem um bom layout para correr e para usar o vácuo na longa reta. Ele oferece oportunidades para uma boa corrida”.
 
Stoffel Vandoorne, 16º: “Foi um fim de semana duro para mim. Durante o treino, parecia que, sempre que eu estava na pista, eu estava no lugar errado ou encontrava uma bandeira amarela no momento errado. De fato, o Q1 foi provavelmente a primeira sessão deste fim de semana onde eu finalmente consegui completar uma volta rápida. No fim, fiquei muito mais feliz com o carro. Ainda nos falta um pouco de velocidade máxima, então nós realmente precisamos seguir outro carro para nos beneficiarmos da velocidade dele, e eu não tive isso na minha última volta. Ainda assim, a nossa performance de corrida parece melhor do que de classificação. Nós vimos muitos incidentes na freada neste fim de semana, e essa é a força do nosso carro, ele é bom na freada, e essa é uma necessidade desta corrida. Acho que podemos ter uma boa performance na corrida de amanhã”.
 
Pierre Gasly, 17º: “Foi, provavelmente, o momento mais assustador da minha carreira! Eu tinha certeza de que ia bater em Brendon, porque é uma parte da pista onde eu estava a 320 km/h. Brendon reduziu massivamente e eu tive de mudar de direção quando vi que ele era lento, mas eu não sabia se ele ia para a esquerda ou para a direita, mas eu consegui evitá-lo. Estou realmente desapontado, pois não consegui chegar no Q2. Eu estava melhorando seis ou sete décimos, o que significa que o Q2 era possível. Seria um bom resultado depois do fim de semana na China. É uma grande pena para o time, mas, no fim, foi bom que evitamos a colisão. Está claro que ninguém queria que algo assim acontecesse, mas é a segunda vez que nos encontramos, então precisamos garantir que vamos evitar situações como estas”.
 
Marcus Ericsson, 18º: “Foi uma classificação azarada para mim, com muitos fatores influenciando o desfecho. Também tive um pouco de tráfego. Aí, eu perdi uma boa volta no Q1 depois de travar. No fim do Q1, dei meu melhor para fazer uma boa volta, mas não consegui terminar por alguns segundos. Foi uma sessão bem desapontadora para mim. Por outro lado, podemos ver que temos um bom potencial na pista. Fomos bem competitivos durante todo o fim de semana, então estamos otimistas para amanhã. Vou dar tudo de mim para voltar forte”.
 
Brendon Hartley, 19º: “Foi um dia desastroso. Não tinha feito uma volta até o momento do incidente, porque as anteriores tinham sido interrompidas por bandeiras amarelas. Esta volta estava saindo realmente boa e eu estava feliz com o carro, mas toquei o muro de dentro bem levemente. No início, achei que não tinha dano algum, então ainda estava forçando, mas aí percebi em uma rápida curva para a esquerda que eu tinha um furo de pneu. Tive de reduzir a velocidade imediatamente, tentando evitar bater no muro, mas Pierre estava vindo muito rápido atrás de mim e julguei completamente mal. Quando olhei no retrovisor, fui para a esquerda e foi justamente para onde ele queria ir. Fiz uma bagunça completa. Estou realmente desapontado e devo a ele uma enorme desculpa, pois foi realmente medíocre”.
 
Romain Grosjean, 20º: “Depois de uma grande travada, fui direto para a área de escape. Eu engatei a ré ― estava tudo funcionando ― e aí, de repente, eu perdi a hidráulica. Eu podia fazer qualquer coisa ― subir marcha, descer, o que quer que fosse ―, acho que fiquei preso em neutro. É uma grande pena, já que, infelizmente, foi isso. Indo para a classificação, eu esperava que tivéssemos encontrado as ferramentas certas. Amanhã tem algumas oportunidades de ultrapassagem, então vamos dar nosso melhor. É, definitivamente, uma pista onde muita coisa pode acontecer, e nós temos muitos pneus para a corrida”.

#GALERIA(8371)
MELHOR DA HISTÓRIA?

FORMA INCRÍVEL DE MÁRQUEZ LEVANTA DEBATE NO PADDOCK GP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.