Confira declarações dos pilotos após classificação para GP do Canadá, sétima etapa da temporada 2018 da F1

Com o recorde de 1min10s764, Sebastian Vettel colocou a Ferrari na pole-position para o GP do Canadá. 0s093 mais lento, Valtteri Bottas ficou com o segundo posto, com Max Verstappen completando o top-3

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Sebastian Vettel conquistou a pole-position para o GP do Canadá de F1. Na classificação deste sábado (9), o germânico cravou o recorde 1min10s764 e assegurou a posição de honra do grid do circuito Gilles Villeneuve com 0s093 de margem para Valtteri Bottas, o segundo colocado. 0s173 atrás do #5, Max Verstappen fecha o top-3.
 
0s232 mais lento que Vettel, Lewis Hamilton vai completar a segunda fila do grid, à frente de Kimi Räikkönen e Daniel Ricciardo. Com 1min11s973, Nico Hülkenberg ficou com o sétimo tempo, seguido por Esteban Ocon, Carlos Sainz Jr. e Sergio Pérez.
Valtteri Bottas, Sebastian Vettel e Max Verstappen: o top-3 do grid do Canadá (Foto: AFP)

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Com seu melhor giro em 1min12s606, Kevin Magnussen ficou com o 11º posto, seguido por Brendon Hartley e Charles Leclerc. Fernando Alonso foi 2s092 mais lento que Vettel e ficou com o 14º posto do grid, logo à frente de Stoffel Vandoorne, seu companheiro de McLaren.
 
Pierre Gasly conseguiu o 16º lugar, à frente de Lance Stroll, Sergey Sirotkin e Marcus Ericsson. Romain Grosjean mal saiu dos boxes por conta de um problema com o carro e vai sair em último. 
 
Confira declarações dos pilotos:
 
 
 
 
 
Kimi Räikkönen, quinto: “Na minha última tentativa no Q3, de repente o carro saiu muito de frente na segunda curva e tive dificuldade de virar o carro. Naquele ponto, não tive escolha a não ser tentar sair o mais rápido possível, mas, obviamente, estava fora da linha e minha volta estava acabada. O que aconteceu foi um pouco estranho, meu carro estava funcionando bem o dia todo. Tenho certeza de que tinha mais para vir hoje e o resultado final não é o que estávamos buscando. Amanhã, porém, será diferente, vamos ver o que acontece. Com certeza, será complicado, com pneus diferentes em carros diferentes na frente. É difícil ter uma imagem clara do que vai acontecer, mas acreditamos que fizemos a escolha certa para o início da corrida”.
Kimi Räikkönen larga em quinto no Canadá (Foto: Ferrari)

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Nico Hülkenberg, sétimo: “Estou satisfeito com o nosso dia. Me senti em desvantagem na classificação por ter andado pouco ontem, mas tinha confiança no carro desde o começo do fim de semana. Acho que fizemos nosso melhor em termos de posição, mas provavelmente poderia extrair mais alguns décimos no Q3. Temos velocidade nas retas e um pacote bom como um todo, principalmente após as voltas com tanque cheio ontem. Vamos estar na briga e tentando ganhar posições amanhã”.
 
Esteban Ocon, oitavo: “Estou feliz por terminar em oitavo hoje. Tive uma impressão fantástica do carro e melhoramos de sessão em sessão. O trabalho ao longo da noite passada e no último treino livre compensou e demos grandes passos pensando na classificação. Preciso agradecer a todos na equipe porque estamos realmente evoluindo com esse carro. Amanhã tudo estará em jogo. Costumamos ter ritmo mais forte nas corridas, então a missão amanhã é terminar na frente do Hülkenberg e pontuar bem”.
 
Carlos Sainz Jr., nono: “Depois do terceiro treino livre, eu sabia que tinha, uma pena que não tenha podido fazer a volta com o hipermacio para provas, mas, vendo a avaria, os mecânicos se ocuparam dela ― até 18 mecânicos para trocar o turbo. Queria agradecê-los. Nós tínhamos ritmo para o Q3 e conseguimos. Ter as duas garagens voltadas para o carro é de se agradecer. Ainda é cedo para saber a causa [do que aconteceu]. Aqui eu me senti bem desde o Q1, mas no Q3 faltou esse décimo para encontrar um pouco mais. Na corrida, vamos lutar por tudo, como sempre. Saímos em nono, a corrida será com a Force India. Temos de ver como vamos reagir a estratégia aqui. É a primeira vez que não temos muito claro o que fazer, mas vamos com tudo”.
Nico Hülkenberg foi o 'melhor do resto' (Foto: Renault)

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Sergio Pérez, décimo: “Fico um pouco decepcionado por terminar atrás da dupla da Renault, mas tenho confiança de que vamos conseguir brigar amanhã. Nosso acerto foi feito pensando no carro e achei bem difícil encontrar uma volta rápida limpa. Amanha a gente deve ter vantagem e pontuar bem. O primeiro trecho vai ser muito importante porque a degradação dos pneus é alta aqui e precisamos nos certificar de que vai ser possível administrar os hipermacios sem parar muito cedo. Os carros que largar fora do top-10 vão ter um pneu melhor e vamos precisar lutar contra eles para fazer a estratégia funcionar. É para isso que estamos trabalhando e espero que amanhã as coisas acontecem a nosso favor”.
 
Kevin Magnussen, 11º: “Nós trouxemos uma atualização para cá e esperávamos que isso melhorasse o carro, e parece que melhorou. Nós colocamos essa atualização e, claro, foi difícil ver, já que não éramos tão rápidos quanto fomos em Barcelona, onde estávamos dominando o pelotão intermediário. Acho que sem a atualização estaríamos muito pior aqui. Pistas de baixa velocidade são o nosso ponto fraco, mas estou feliz que, até aqui, nós tenhamos conseguido limitar os danos. Acho que podemos atacar amanhã. Nosso ritmo de corrida, no muito, é melhor do que o nosso ritmo de classificação, e nós começamos com a escolha livre de pneus na 11ª posição, que, provavelmente, é uma posição melhor para estar do que décimo ou nono. Vamos lutar”.
 
Brendon Hartley, 12º: “Me sinto realmente bem e se que com a atualização do motor o ganho de performance que tivemos na classificação foi na verdade muito pequeno, mas tem um potencial maior para a corrida. Olhando para a China e para o Azerbaijão, o maior passo de performance veio na corrida, então acho que podemos fazer isso amanhã e, definitivamente, lutar e mirar os pontos. Estou muito feliz com a forma como o fim de semana está correndo. Me senti muito confortável no carro todo o fim de semana e tenho trabalhado bem com o time para encontrar um acerto que funcione bem para mim. O Q1 foi muito bom e o Q2 foi complicado, já que acho que tinham grandes rajadas de vento, então todos tiveram dificuldades nas últimas curvas com os ventos laterais e estava um pouco diferente a cada volta”. 
 
Charles Leclerc, 13º: “No geral, foi um bom dia. Nós demos alguns bons passos do TL3 para a classificação, e estou satisfeito por ter terminado no Q2 mais uma vez. A pista era nova para mim quando cheguei em Montreal neste fim de semana. Depois dos últimos dois dias, eu definitivamente me senti confortável guiando aqui, e o carro também parece bom. Começar na 13ª posição é positivo, e estou ansioso para ver o que seremos capazes de fazer durante a corrida para conseguir um bom resultado”.
Charles Leclerc foi ao Q2 pela quarta vez seguida (Foto: Sauber)

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Stoffel Vandoorne, 15º: “Não fomos nada competitivos. É um pouco bizarro. Ontem nós tínhamos um bom ritmo e não usamos os hipermacios no TL2. Achamos que tinha uma chance de chegar ao Q3. Desde o início da classificação, não tínhamos performance para chegar lá. Ficamos bem decepcionados por nos classificarmos atrás. Nós meio que estagnamos. Não tinha nada particularmente errado com o carro. O equilíbrio estava bom. Nada maior para comentar. Só nos faltava ritmo. É uma pena não progredir mais. Temos de aprender alguma coisa. Nós esperamos estar mais para frente”.
 
Pierre Gasly, 16º: “Nós tivemos um problema com o motor no terceiro treino, com a nova atualização, e tivemos de reverter para o motor que usamos em Mônaco. Em uma pista como Canadá, a velocidade máxima é muito importante e isso tornou a classificação bem difícil. É sempre frustrante perder por uma diferença tão pequena. O positivo é que Brendon fez um bom trabalho com as atualizações, então mal posso esperar para tê-las de volta no meu carro o mais cedo possível”
 
Lance Stroll, 17º: “Pensei que tivesse um pouco mais. Travei na última chicane na minha melhor volta e isso custou cerca de dois décimos e meio. Entretanto, não seria o suficiente para chegar ao Q2, e não o bastante para subir outra posição, já que estamos a seis décimos de Gasly, o 16º. Infelizmente, não somos tão competitivos como deveríamos, mas ainda estou feliz com a minha primeira saída e a minha performance. A corrida é uma outra história e espero que o ritmo de corrida seja melhor, assim como da última vez, quando larguei em 17º aqui e terminei em nono, então tudo é possível. Este fim de semana será muito especial, já que é minha corrida de casa. Eu amo a energia e tenho muitas borboletas [no estômago] de um jeito positivo”.
Romain Grosjean larga em último após sofrer uma falha mecânica (Foto: Haas)

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Sergey Sirotkin, 18º: “Foi uma sessão muito difícil. Nós tivemos dificuldade para entender como fazer o pneu funcionar do melhor jeito no calor que enfrentamos ontem no TL2, e hoje na classificação. Isso é crucial, já que você pode brincar bastante com o equilíbrio do carro, mas perdemos o ápice do pneu completamente. Eu realmente tentei ser positivo indo para a sessão, já que estávamos trabalhando em melhorias e senti que tinha um entendimento melhor do carro. No entanto, estou bem desapontado, pois não pudemos lutar”.
 
Marcus Ericsson, 19º: “Depois de uma sexta-feira promissora, hoje foi mais difícil para mim. No TL3, eu não estava tão confortável com o equilíbrio do carro. Nós fizemos algum trabalho em preparação para a classificação. Inicialmente, eu me senti melhor ― infelizmente, eu estava forçando um pouco demais e toquei o muro, danificando a asa dianteira. Não pude voltar à sessão e foi desapontador, já que o potencial estava lá. No momento, estou com um pouco de dificuldade para reunir tudo para a classificação. Em relação à corrida, como mostramos nos últimos fins de semana, nós temos o ritmo, então precisamos ficar focados e reagir”.
 
Romain Grosjean, 20º: “Alguma coisa deu errado. Talvez o castor de ontem ainda estivesse lá em algum lugar. Falando sério, nós damos risada, pois tem sido uma terrível série de azar desde a primeira corrida da temporada. Temos tido muito azar. De qualquer forma, a sensação com o carro era realmente boa desde o TL1. Fiquei muito feliz com a atualização. Kevin estava melhorando e ficando melhor na classificação, o que é ótimo para o time. Começar em último não é o ideal, mas é uma dessas pistas onde você pode ultrapassar, então felizmente não é Mônaco. Acho que todos que vão começar com os hipermacios, vão sofrer com o desgaste, especialmente se estiver calor. Vamos tentar algo diferente. Temos muitos carros para passar. Um bom safety-car, um pouco de sorte na hora certa, e podemos estar lá”.

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