Confira declarações dos pilotos após definição do grid de largada para GP da Bélgica, 12ª etapa do Mundial de F1

A chuva na pista belga mudou algumas coisas na ordem natural do que deveria ser a classificação neste sábado (23), mas nenhuma delas foi a dupla que comandou os trabalhos. Nico Rosberg e Lewis Hamilton, nessa ordem, saem na primeira e segunda colocações, respectivamente

Nenhuma surpresa para encabeçar o grid de largada do GP da Bélgica, neste sábado (23). Embora a chuva em Spa-Francorchamps tenha causado algumas mudanças no que se apresentava como a ordem natural das coisas, o lugar da Mercedes não foi tocado. Assim, na briga pessoal entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, o germânico levou a melhor.
 
E Hamilton nem conseguiu assustar tanto assim, ao menos no Q3. Rosberg ficou 0s228 à frente, garantindo a pole-position pela sétima vez na temporada 2014.
 
Sebastian Vettel conseguiu seguir, sendo o melhor do resto, mas longínquos 2s126 da liderança. Com ele na segunda fila a Ferrari de Fernando Alonso. O próprio asturiano creditou o quarto lugar ao aguaceiro que misturou as coisas. Numa pistas com tantas retas como Spa, dificilmente o carro #14 se posicionaria à frente das Williams, por exemplo, em situações normais. 
 
Daniel Ricciardo veio na quinta colocação, bem próximo aos dois de sua frente, e com Valtteri Bottas colocando no sexto lugar uma Williams que mais uma vez mostrou estar atrás das rivais diretas quando a pista está molhada. Felipe Massa, então, ficou apenas em nono.
Felipe Massa durante classificação em Spa (Foto: Getty Images)
Entre a dupla de Grove, ficaram Kevin Magnussen e Kimi Räikkönen, com Jenson Button seguindo, completando o top-10. As duas Toro Rosso vieram atrás, com Daniil Kvyat à frente de Jean-Éric Vergne.
 
Seis equipes colocaram suas duplas nas 12 primeiras posições, e nenhuma delas era da Force India, que terá largando melhor, numa parca 13ª colocação, Sergio Pérez. Nico Hülkenberg nem passou ao Q2 e sai em 18º.
 
Adrian Sutil também se aproveitou da chuva, conseguindo um 14º lugar auspicioso nas atuais condições da Sauber. Ainda mais com Esteban Gutiérrez em 20º, à frente apenas das Caterham.
 
A Lotus não se viu prejudicada ou beneficiada pela chuva, se colocando mais ou menos em seu lugar médio de 2014, em 15º com Grosjean e 17º com Maldonado. A Marussia, sim, tirou uma vantagem, com Jules Bianchi conseguindo chegar ao Q2, onde ficou com a 16ª posição. Max Chilton vai largar em 19º lugar na volta do que não foi.
 
Por fim, ficaram as duas Caterham, com André Lotterer incrivelmente à frente de Marcus Ericsson mesmo tendo quilometragem quase zero na F1.
 
Confira as declarações dos pilotos:


MCLAREN

Kevin Magnussen, sétimo: “As condições estavam extremamente complicadas hoje. Na verdade, eu quase falhei na minha volta rápida no Q2, porque tive problemas na curva 1. O carro estava saindo muito de frente e não pude impor um ritmo mais forte. Apesar disso, consegui passar para o Q3, o que foi realmente bom.

O Q3 foi muito bom para nós. Eu tive uma primeira volta boa e a sensação no carro estava como o esperado. Ok, a sétima colocação pode não ser um resultado fantástico, mas não é uma má posição para iniciar a prova de amanhã. Ainda assim, não sei como descrever o quanto amo correr nesta pista com qualquer carro. 

É realmente divertido e espero que amanhã possamos fazer o que viemos fazer aqui, ou seja, garantir um bom resultado e marcar pontos. A corrida, se acontecer no seco amanhã, será muito boa.”

Jenson Button, décimo: “A minha primeira tentativa de volta rápida no Q3 foi boa. Mas, durante a minha segunda volta, com os pneus novos intermediários, fiquei um pouco prejudicado, porque a pista já estava ligeiramente seca. E isso foi o que houve. Ainda assim, tentei forçar, mas isso acabou com a volta. Com relação à corrida de amanhã, espero que esteja seco. No molhado, realmente fica tudo uma bagunça, especialmente na Eau Rouge.

Após a primeira volta, é sempre horrível no molhado, então, se pudesse escolher, gostaria que a corrida acontecesse com pista seca.”

FERRARI

Kimi Räikkönen, oitavo: “O carro estava muito bom, mas as condições eram muito difíceis hoje. Eu cometi alguns erros na minha primeira volta, então tive de comprometer a segunda para obter um espaço e ficar longe do tráfego, de modo que não encontrei a melhor posição para iniciar a volta. E, depois disso, ainda cometi alguns erros.”

TORO ROSSO

Daniil Kvyat, 11º: “Essa foi uma classificação traiçoeira e, até a última tentativa, eu não estava muito contente com a tocada do carro. Mas mudamos algumas coisas e, no final, eu estava muito mais confortável. Eu diria que, a minha última tentativa no Q2 foi bem representativa, mesmo que eu pense que poderia ter sido mais rápido se estivesse seco. Amanhã vai ser uma situação diferente, pois a corrida é muito longa e tudo pode acontecer. Vamos definitivamente forçar e esperançosamente pegar alguns pontos.”

Jean-Éric Vergne, 12º: “O Q1 correu bem, mas, infelizmente, tivemos um problema com o escapamento, o que comprometeu o meu Q2, sendo que pude dar apenas três voltas e o timing não foi o melhor. Apesar disso, vimos durante o fim de semana que temos ritmo para andar bem, os long-runs pareceram bem bons. Considerando que a corrida deve acontecer com pista seca amanhã, largar em 12º não é tão ruim, pois tudo é possível.”

FORCE INDIA

Sergio Pérez, 13º: “Não foi o dia mais fácil para nós. Eu estava sofrendo no molhado, e esse foi o principal problema hoje. Queria estar mais à frente, mas não maximizamos tudo. Estou me sentindo mais otimista para amanhã, e devemos ter um bom ritmo. P13 não é uma posição ruim para começar a corrida e tenho certeza de que podemos avançar e ganhar posições.”

Nico Hüikenberg, 18º: “Foi uma sessão difícil em condições traiçoeiras. Inicialmente, parecia bom. Eu estava no ritmo e escolhemos ficar na pista com um jogo de pneus intermediários para toda a sessão. Talvez esse tenha sido o fator que nos fez perder o Q2, pois meus pneus estavam bem velhos e gastos no fim da sessão. O Q2 ainda deveria ter sido possível, mas cometi erros nas minhas duas últimas voltas e passei do ponto na última curva, espalhei e perdi tempo. Para a corrida, amanhã eu acredito que possamos nos recuperar, pois temos um carro sólido e o ritmo do long-run no seco pareceu promissor.”

SAUBER

Adrian Sutil, 14º: “De novo, uma classificação com chuva em Spa, o mesmo do ano passado. Foi difícil entender a situação na pista, especialmente tentando trabalhar a quantidade de água que estava parada nas curvas. Particularmente durante as sessões com chuva, o carro é difícil de pilotar. Baseados na previsão do tempo, escolhemos um acerto para pista seca, o que resultou no equilíbrio do carro não ser o melhor. Dentro dessas circunstâncias, podemos ficar felizes, e foi importante terminar a classificação sem cometer erros. O time fez um bom trabalho, e eu tirei o melhor do carro. Estou satisfeito com o resultado.”

Esteban Gutiérrez, 20º: “Foi um fim de semana infeliz até aqui. É muito desapontador, considerando todos os problemas técnicos. O time trabalhou duro para preparar tudo. Também, da minha parte, estou tentando tirar o máximo do carro. Contudo, dentro das atuais circunstâncias, temos pouco tempo de pista. Com as variações climáticas, torna ainda mais desafiador, e é muito difícil aproveitar ao máximo o tempo que temos. É uma situação inaceitável, e precisamos mudar algo para resolver todos os problemas técnicos. Temos que garantir que isso não vai acontecer mais nas próximas sessões.”

LOTUS

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 15º: “Spa é um circuito em que você tem de ser bastante corajoso, mesmo no seco, então, no molhado, é bem divertido! 15º é desapontador. Passamos para o Q2, mas então nós éramos um dos mais lentos. Sabíamos que as condições do Q1 seriam melhores para nós que as do Q2, devido à quantidade de chuva na pista. Agora olhamos para a corrida, e como é Spa, você nunca sabe o que pode acontecer. Estamos no grid e vamos forçar o máximo que pudermos pelo melhor resultado possível.”

Pastor Maldonado, 18º: “Sempre é difícil no começo da sessão, mas então a pista estava melhorando o tempo todo no Q1. Mudamos para um segundo jogo de pneus intermediários e estávamos andando forte, mas não conseguimos a melhora que queríamos no tempo de volta. Vai ser uma corrida complicada amanhã, e não sabemos o que o clima vai nos apresentar, mas estamos com os dedos cruzados. Vamos fazer o nosso melhor.”

MARUSSIA

Jules Bianchi, 16º: “Estou realmente feliz por passar para o Q2 novamente, especialmente porque isso é uma repetição de uma boa performance aqui no ano passado. Amo essa pista e também é muito especial para mim, pessoalmente, então é sempre uma sensação muito boa andar bem aqui. Eu estava um pouco surpreso por fazermos uma classificação tão boa, simplesmente porque as condições eram as mesmas para todos, mas terminamos à frente de uma Lotus, de uma Force India e de uma Sauber.”

“Também cometi um pequeno erro na curva 10, então havia ainda mais por vir. Eu estou muito satisfeito pela equipe, pois essa é uma boa recompensa para eles e eu espero que possamos continuar isso na corrida agora. Não podemos ter certeza de que o clima vai nos apresentar amanhã. O ideal seria que estivesse seco, mas eu acho que ainda estamos perdendo um pouco de performance, então vamos fazer o nosso melhor não importa qual a condição.”

Max Chilton, 19º: “Estava bem traiçoeiro lá fora, então eu fiquei bem feliz com a volta, pois não tinha bateria — usei a energia da volta anterior, quando os pneus não estavam em seu melhor. Fiquei mais perto de Jules na primeira tentativa, sem o problema elétrico, então quem sabe? Talvez o Q2 fosse possível, mas, aí, o Jules tirou uma mega volta da mochila, crédito para ele. Ainda estamos bem à frente das Caterham e acho que podemos ter uma corrida muito forte. Spa é uma ótima pista, então vou dar o meu melhor e esperar por um bom resultado para o time amanhã.”

CATERHAM 

André Lotterer, 21º: “Essa definitivamente é uma forma rápida de aprender como guiar um carro de F1! Ontem estava seco, enquanto hoje, molhado, então agora aprendi tudo e sei exatamente o que esperar das duas condições. Acho que foi uma classificação muito complicada para mim. Tive que aprender tudo enquanto estava na pista, então estou feliz por ter trazido o carro para casa sem cometer erros — era muito fácil perder o controle! No fim, consegui completar duas voltas decentes e estou realmente feliz com o meu resultado.” 

Marcus Ericsson, 22º: “Eu acho que poderia ter sido mais competitivo na chuva, mas, infelizmente, estávamos no lugar errado da pista o tempo todo, então não consegui uma única volta limpa. Estou desapontado porque poderíamos ter feito muito melhor se tivéssemos encaixado uma volta. Não importa muito em que condições climáticas vamos andar amanhã, acho que vamos ter uma corrida complicada de qualquer jeito, mas precisamos tirar o melhor das oportunidades que vão aparecer durante a corrida.”

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