Confira declarações dos pilotos após definição do grid de largada para GP de Cingapura, 14ª etapa do Mundial de F1

O sábado (20) em Marina Bay apresentou uma proximidade maior que a temporada mostrou até então. Sim, Lewis Hamilton e Nico Rosberg seguiram na frente, mas Daniel Ricciardo ficou a menos de 0s2, e o top-8 inteiro foi separado por cerca de 0s5

A classificação para o GP de Cingapura, na manhã deste sábado (20), provou o que os treinos livres indicavam: maior equilíbrio do que a temporada apresentou até aqui. É bem verdade que a Mercedes segue monopolizando a primeira fila, com Lewis Hamilton na pole e Nico Rosberg no segundo posto, mas dessa vez com uma vantagem muito menor.
 
Na terceira colocação, Daniel Ricciardo ficou a apenas 0s173 de distância da ponta. Ao seu lado na segunda fila vem Sebastian Vettel, mostrando que a Red Bull ocupa a segunda posição entre as construtoras no momento. 
Lewis Hamilton fez a pole em Marina Bay (Foto: Getty Images)
O terceiro melhor rendimento entre as equipes fica dividido entre Ferrari e Williams. Fernando Alonso, após liderar dos treinos livres em Marina Bay, fica com o quinto posto, seguido por Felipe Massa, Kimi Räikkönen e Valtteri Bottas. O top-8 ficou separado por apenas 0s5.
 
Kevin Magnussen e Daniil Kvyat completaram o top-10, com Jenson Button em 11º e Jean-Éric Vergne em 12º, mostrando que McLaren e Toro Rosso também estão em pé de igualdade. Nico Hülkenberg e Sergio Pérez também ficaram próximos, mas separados por Esteban Gutiérrez. Romain Grosjean, contrariado, colocou a Lotus na 16ª colocação.
 
A parte final do grid ficou com Adrian Sutil, Pastor Maldonado, Jules Bianchi, Kamui Kobayashi, Max Chilton e Marcus Ericsson. O GP da Cingapura tem a largada às 9h (de Brasília) do domingo.

Confira as declarações dos pilotos: 

WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, oitavo: Fizemos grandes progressos desde os treinos livres de ontem e a terceira sessão de hoje, e isso se repetiu na classificação. O acerto mecânico do carro melhorou, e nós fizemos um ótimo trabalho ao conseguir usar os pneus na janela certa de temperatura, que era algo que estávamos sofrendo um pouco ontem. Minha volta final no Q3 foi comprometida, quando eu cometi um erro na curva 1, por isso acho que poderia ter conquistado alguns lugares mais à frente, mas temos de estar satisfeitos com o que conseguimos. Pelas informações que temos, sabemos que temos ritmo para lutar com os carros que estão à nossa frente, então acho que amanhã será uma corrida emocionante.
MCLAREN
Kevin Magnussen, nono: "Chegamos ao Q3, o que é decente, mas não somos rápidos o suficiente. Precisamos continuar desenvolvendo o carro. Eu não acho que havia muito mais a fazer: nós não somos rápidos aqui, por isso espero que amanhã aconteça algum safety-car ou alguns abandonos para nos ajudar a ganhar posições. Vamos fazer o nosso melhor, como de costume, não temos muito a perder. Tenho esperança de conseguir alguns pontos úteis." 
 
Jenson Button, 11º: " "Não ir ao Q3 é decepcionante, especialmente considerando o forte progresso que tinha feito durante o Q1. Na minha última volta rápida no Q2, perdi bastante tempo no hairpin. Durante o Q1 eu já tinha mudado as configurações de asa dianteira até seu máximo, e, como o circuito mudou no Q2, não tinha aderência suficiente. Eu fiz tudo que pude para compensar, usando diferencial e motor, mas não foi o bastante. Não olhei a fundo a estratégia para amanhã, mas espero que a escolha certa dos pneus nos ajude a fazer algum progresso."

TORO ROSSO

 
Daniil Kvyat, décimo: "Eu acho que conseguimos tirar tudo do carro. Chegamos ao nosso limite, o time merece os parabéns. O Q3 foi complicado e o carro estava difícil de ser guiado. Mas deu tudo certo pelo menos no Q2 e conseguimos colocar o carro no Q3. O décimo lugar foi o melhor possível para hoje. Temos muito trabalho para esta noite para que o carro renda melhor amanhã, mas, por hoje, fizemos o que foi possível."
 
Jean-Éric Vergne, 12º: "Tive alguns problemas com a asa dianteira do carro hoje. Não consegui reduzir a temperatura do carro e ele ficou complicado de ser guiado. Também cometi um erro e, assim, perdi mais de 0s3. O Q3 não ficou muito longe, então foi uma pena. Amanhã é o que realmente conta, nós temos um carro competitivo e capaz de ganhar posições para que a gente pontue."
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, 13º: "A classificação em Cingapura é sempre intensa e estressante, mas eu confesso que esperava render um pouco mais e ficar no grupo dos dez primeiros. Faltou pouco para chegarmos ao Q3, mas a minha volta foi muito boa. Tenho boa expectativa para a corrida pela opção livre dos pneus. Também é uma corrida longa e cheia de variáveis. Temos de cuidar bem da estratégia, a meta é sair daqui com alguns pontos."
 
Sergio Pérez, 15º: "A pista estava em condições muito diferentes e eu admito que fomos pegos de surpresa com tantas mudanças. Com a sessão iniciada, tive muitos problemas para fazer os pneus funcionarem corretamente. Tentamos algumas estratégias de aquecimento de pneus no Q2, mas não deu o que a gente esperava. É uma pista com altíssima degradação de pneus, espero aparecer muito bem amanhã. Quero brigar por pontos, mas é uma pista em que tudo pode acontecer."

SAUBER
 
Esteban Gutiérrez, 14º: "Estou feliz que o resultado de hoje. Na classificação, fomos capazes de fazer o melhor com o que temos. Amanhã, não será uma corrida fácil, mas o mesmo tempo vamos continuar lutando para extrair o melhor do que temos."
 
Adrian Sutil, 17º: "É uma pena que a classificação não tenha sido como esperamos. Mas, de outro lado, temos problemas com a unidade de força e o gerenciamento de energia desde ontem. Por causa disso, não fomos capazes de extrair a potência completa durante a classificação, o que me custou muito tempo nas retas. Mais que o Q1 infelizmente não foi possível sob essas circunstâncias. Temos de achar uma solução para amanhã."
 
LOTUS
 
Pastor Maldonado, 18º: "Infelizmente tivemos alguns problemas, o que significou que não pudemos terminar nossa última volta com potência total, e isso nos penalizou um pouco demais no último setor. Estamos normalmente mais competitivos em ritmo de corrida do que esperávamos. Também temos muitos pneus novos, o que pode ajudar na estratégia. É uma corrida longa, a distância ente os carros é pequena e as possibilidades são muitas."
MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 19º: "Estou muito satisfeito com a minha segunda volta, sinto que tirei tudo o que era possível do carro. Cometi alguns erros na primeira metade da sessão, mas conseguimos melhorar bem. Para amanhã, acredito que tenhamos o acerto correto para a corrida. Meu primeiro objetivo é manter os três carros atrás de mim. Depois, é ver o que consigo arrumar na frente, aproveitar as oportunidades que tivermos."
 
Max Chilton, 21º: "Estou um pouco frustrado com o resultado, após ter tentado mexer bastante no carro para o final de semana. A primeira metade da sessão foi bem complicada, tive problemas e não pude tirar tudo do carro. A segunda volta foi melhor, pensei que tivesse até sido suficiente para uma boa posição, mas não vou largar em uma ótima posição. Espero alcançar Kobayashi já na largada e ver o que acontece com a estratégia."

CATERHAM

Kamui Kobayashi, 20º: "Fizemos a nossa lição de casa e melhoramos o carro para hoje. A pista não estava na melhor das condições no TL3, por isso não apareceu nos tempos de volta, mas em termos de performance são melhores do que ontem. Tirei o máximo do carro durante a sessão de qualificação e nosso resultado foi o melhor que eu poderia alcançar. Amanhã vai ser uma corrida longa e difícil."
 
Marcus Ericsson, 22º: "Foi um dia difícil. No TL3 tivemos alguns problemas elétricos e ficamos sem telemetria, então foi um começo difícil e um grande estresse para a equipe. Agradeço o time por seus esforços, por me permitir definir um tempo de volta, mas estou decepcionado com o resultado, poderíamos ter feito melhor hoje se não tivéssemos problemas técnicos. Foi uma sessão de qualificação comprometida, o que é uma pena. Estou ansioso para a corrida de amanhã, vai ser um desafio, mas divertido."
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.