Confira declarações dos pilotos após GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2014 do Mundial de F1

Apesar de inicialmente o incêndio nos bastidores da Mercedes ser o que todos vão se lembrar da corrida deste domingo (24), uma possível arrancada de Daniel Ricciardo pode ter essa prova como marco

Muito provavelmente, quando no futuro alguém recordar do GP da Bélgica de 2014, vai pensar no caos instalado na Mercedes após do incidente entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton que acabou furando o pneu e comprometendo a corrida do britânico. Mas a prova pode significar mais que isso, por exemplo, se Daniel Ricciado arrancar uma ainda improvável acelerada para o título.
 
O australiano soube se aproveitar das oportunidades, controlar perfeitamente seu carro equilibrado e garantir a vitória – a segunda seguida por sinal – que o colocou a apenas 35 pontos da vice-liderança do campeonato.
A largada do GP da Bélgica em Spa (Foto: Beto Issa)
Rosberg conseguiu se recuperar de certa maneira dos danos que o acidente com Hamilton impôs. Não venceu, mas marcou importantes 18 pontos. E completando o pódio, Valtteri Bottas subiu com a Williams e anotou seu quarto pódio nas últimas cinco corrridas.
 
No quarto lugar, Kimi Räikkönen conseguiu ficar à frente de Fernando Alonso, o oitavo, em sua melhor corrida do ano. Não custa lembrar que o finlandês é, ao lado de Jim Clark, o terceiro maior vencedor em Spa-Francorchamps, com quatro triunfos.
 
Sebastian Vettel seguiu, trazendo consigo Jenson Button. Os dois passaram Kevin Magnussen e Alonso já nas voltas finais. Sergio Pérez e Daniil Kvyat fecharam o top-10.
 
A F1 agora volta em 7 de setembro para o GP da Itália.

Confira as declarações:

FERRARI
 
Kimi Räikkönen, quarto: "Decidimos que seríamos mais agressivos nesta corrida, fazendo uma parada mais cedo para ficar à frente dos carros que ainda não haviam parado. Isso significou que fiquei no pelotão da frente por muito mais tempo na corrida. Quando Bottas começou a se aproximar de mim, sabia que não tinha velocidade para me defender, e no final ele acabou me ultrapassando. No geral, estou feliz com o final de semana. Sabíamos que não seria fácil nesse final de semana, mas fizemos o máximo, e pela primeira vez fizemos uma prova sem problemas. O carro melhorou bastante e o ritmo era bom. Quarto lugar mostra que estamos indo na direção certa, mas não significa que temos que nos acomodar".
 
Fernando Alonso, oitavo: "Hoje minha corrida começou mal, uma vez que meu carro não saiu logo de primeira e tivemos que usar outra bateria. É uma pena, pois mostramos um grande ritmo durante o final de semana e, largando em quarto, poderíamos alcançar um pódio. Com a punição e em um circuito que é um dos nossos pontos fracos, sabíamos que não tínhamos muita chance, mas mesmo assim fizemos nosso melhor. No final houve alguma pilotagem suspeita, e após ter minha asa dianteira danificada em um toque com Vettel, me foquei apenas em terminar a corrida. Sei que os fiscais tomaram as providências, mas não creio que é importante quando se está brigando pela sexta ou sétima colocações. Agora temos que nos preparar para Monza, pois mesmo que não seja o melhor circuito para nosso carro, estamos em casa. Teremos todo o apoio de nossos fãs, então  é uma corrida pra nos sairmos bem".
MCLAREN
 
Kevin Magnussen, sexto: "Apesar de ter sido penalizado após a prova, posso dizer que aproveitei bastante o final de semana. Foi uma tarde divertida, fiquei envolvido em uma boa briga em um circuito ótimo. Foi bastante desafiador, porque todos ao meu redor sempre tinham pneus um pouco mais novos que os meus, e são ótimos pilotos. Então tentei o meu melhor para defender a minha posição".
 
Jenson Button, sétimo: "Conseguimos ir bem hoje, já que a maior parte do pelotão fez os pit-stops cedo, e eu consegui manter bem os pneus. Também me diverti bastante hoje, especialmente correndo contra Magnussen, Vettel e Alonso no final. Eu e Kevin não nos tocamos, apesar de eu ter que desacelerar um pouco no final da curva 8, quando Fernando escapou da pista quando os dois estavam brigando. Acabei perdendo uma posição para Alonso, o que foi uma pena, mas realmente aproveitei a prova hoje. É um circuito fantástico, e é sempre bom correr aqui".
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, nono: "De alguma maneira eu evitei toda as batalhas loucas que aconteceram hoje porque minha corrida estava bastante forte. Acredito que conseguimos alcançar o máximo possível para a corrida. Perdi um pouco de tempo no segundo stint, tendo que passar duas McLarens e acabei também exagerando com os pneus, o que me custou ainda mais tempo depois. Nas últimas dez voltas eu estava sendo pressionado por Kvyat, pois ele estava se aproximando rapidamente, mas consegui segurá-lo. No final, conseguimos o máximo de pontos deste final de semana e isso é o mais importante".
 
Nico Hulkenberg, 11º:  "É uma pena ficar for a dos pontos hoje, mas acredito que paguei o preço dos erros de ontem, na classificação, o que nos deu muito mais território para recuperar na corrida. Minha largada não foi ótima, mas consegui ganhar algumas posições na primeira volta. Depois disso consegui um bom ritmo, mas foi difícil de mostrar pois estava preso em um forte tráfego. Havia um trem de carros no meio do pelotão, em que todos usavam o DRS e tornavam muito mais difícil de ultrapassar. Acredito que ali foi onde perdemos a maior parte do tempo hoje e me impediu de marcar pontos. No final me aproximei bastante de Kvyat, mas acredito que precisaria de mais uma volta para conseguir passá-lo".
 
TORO ROSSO
 
Danil Kvyat, décimo: "Foi uma boa, mas difícil corrida, especialmente no final onde eu estava defendendo minha posição contra Hulkenberg, que estava com pneus novos. Foi um pouco complicado, pois precisava manter meus pneus e lutar para ficar com o décimo posto. O carro estava bom durante a corrida e fiquei feliz do clima ter ficado seco. No geral, um final de semana positivo, em que fomos capazes de melhorar passo a passo, e fico feliz de ter conseguido esse ponto. Mal posso esperar pela corrida de Monza".
 
Jean-Éric Vergne, 12º: "A largada não foi boa. Já havia alguns carros me ultrapassando na reta e eu não podia fazer nada para me defender. É um pouco frustrante ficar no tráfego, com os pneus que não duram tanto e com uma perda de desempenho. Precisamos agora ir para Monza em melhores condições. Não estamos tão longe dos pontos, mas precisamos de mais algumas coisas".

SAUBER
 
Adrian Sutil, 14º: "Foi uma corrida divertida, mas o 14º lugar foi o máximo, hoje. Infelizmente, fiquei preso atrás do Felipe. Quando entrei para o pit, ele também entrou. Em alguns setores, eu era mais rápido, mas na reta ele era rápido demais. O motor dele é forte demais, e eu não pude passar. Então, decidimos ir para três paradas, o que, no fim, foi a escolha certa. Me senti mais confortável com o composto macio em comparação ao médio. Estou satisfeito em como as coisas andaram no final de semana. O time fez um grande trabalho e não cometeu erros."
 
Esteban Gutiérrez, 15º: "Foi uma corrida dura. A estratégia era atacar desde o começo. Infelizmente, não funcionou como esperado, mas pelo menos eu pude ganhar algumas posições durante as nossas primeiras voltas. Durante a corrida, tive dificuldades com os pneus médios. Esse aspecto complicou as coisas e nos colocou numa posição difícil. nosso ritmo era bem lento para terminar a corrida na zona de pontuação. Precisamos seguir trabalhando para entrar no top-10 bem rápido.
MARUSSIA
 
Max Chilton, 16º: "É ótimo terminar o fim de semana num positivo 16º lugar, tendo ganho três posições e terminado à frente da Caterham. Melhoramos o carro desde a Hungria, e estamos num bom lugar contra os times ao nosso redor. É isso que precisamos agora: tentar segurar o nono lugar do Mundial de Construtores. Estou feliz com a forma como a corrida se colocou, especialmente passar Ericsson bem no fim."
 
Jules Bianchi, abandonou: "Não tem muito o que dizer além de que não era nosso dia. Ontem tinha sido positivo, mas o pneu furado e o abandono, ambos foram coisas sob as quais não tive ingerência.  Estou satisfeito com o que eu fiz, considerando tudo. Fiquei meio sozinho, mas gostei da forma com a qual tirei a diferença e controlei os pneus. São sinais de que poderia ter sido de outra forma. Pena que eu não pude completar pelos problemas no câmbio. Vamos agora para Monza, acho que nosso pacote está mais forte."

CATERHAM
 
Marcus Ericsson, 17º: "Minha largada foi bastante decente, mas então faltei com a falta de sorte na primeira curva e não ganhei nenhuma posição. Mas então a corrida ficou muito boa após a Eau Rouge e consegui ultrapassar Chilton. Após isso, foi uma longa corrida brigando com ele, já que ele pôs muita pressão em mim. Foi bastante difícil segurá-lo, e fiz isso quase a corrida inteira, e então infelizmente ele tomou a posição com apenas duas voltas para o fim, o que obviamente foi bastante frustrante. Com o desempenho que apresentamos neste final de semana, acredito que podemos ficar satisfeitos com nossa corrida".
 
Andre Lotterer, abandonou: "Eu infelizmente não tive a chance de suar. Estava realmente ansioso por uma boa corrida, e tive uma boa largada, mas então acabei saindo na curva 17 e tive uma repentina perda de potência. A equipe e a Renault terão que investigar isso essa noite, e ver o que aconteceu. É uma pena, mas estou satisfeito com meu final de semana. Não cometi nenhum erro e fiz um bom trabalho. Claro que seria fantástico terminar a corrida e um GP inteiro, mas ainda assim foi um final de semana incrível. Posso ir para casa feliz, mesmo que não tenha terminado da maneira que eu esperava".
LOTUS
 
Romain Grosejan, abandonou: "O carro estava muito bom, o ritmo estava bem melhor que o esperado, o que é encorajador. Infelizmente a corrida já estava comprometida logo cedo, quando tivemos que mudar nosso bico na primeira volta e acabamos pegando alguns detritos na pista. Perdemos muita potência como consequência e então retiramos o carro. Estamos avançando muito em cada final de semana e aprendendo muito, e Monza será desafiante também. Iremos nos encaixar melhor em Cingapura".
 
Pastor Maldonado, abandonou: "Esperávamos um final de semana difícil – tanto aqui quanto Monza são difíceis para nós – mas o carro parecia competitiva e consistente hoje. Talvez fosse possível brigar com a Sauber e Force India durante a corrida. Infelizmente eu senti uma grande perda de potência no final da primeira volta e vi no retrovisor que saia muita fumaça do motor, então decidi me retirar".

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.