Confira declarações dos pilotos após GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2014 do Mundial de F1

Impecável em Hungaroring, Daniel Ricciardo passou Lewis Hamilton e Fernando Alonso no final do GP da Hungria para garantir sua segunda vitória de 2014

A cobertura completa do GP da Hungria no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 em Hungaroring
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Daniel Ricciardo voltou a quebrar o domínio da Mercedes na temporada 2014 da F1. Neste domingo (27), o australiano guiou com perfeição e recebeu a bandeirada na ponta depois de ultrapassar Fernando Alonso e Lewis Hamilton já nas voltas finais.
 
Também em atuação impecável em Hungaroring, Hamilton ainda tentou passar o asturiano da Ferrari, mas acabou em terceiro. O britânico da Mercedes largou do pit-lane após o incêndio que atingiu seu carro no treino classificatório.
Daniel Ricciardo voltou a quebrar o domínio da Mercedes em 2014 (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
Nico Rosberg se esforçou nas voltas finais, mas acabou em quarto, à frente de Felipe Massa e Kimi Räikkönen. Sebastian Vettel recebeu a bandeirada na sétima colocação, com Valtteri Bottas, Jean-Éric Vergne e Jenson Button fechando a lista dos dez melhores.
 
Adrian Sutil ficou com o 11º posto, seguido por Kevin Magnussen, Pastor Maldonado, Daniil Kvyat, Jules Bianchi e Max Chilton, último a completar a prova deste domingo.
Confira declarações dos pilotos após o GP da Hungria:
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, oitavo: “Depois de três pódios seguidos, a oitava colocação não é assim tão satisfatória, mas conquistamos alguns bons pontos para o time. Tinha mais para hoje, mas nós demos azar com o safety-car, quando sai da segunda posição para fora do top-10. Nós precisamos analisar esta corrida e aí focar na próxima. Tem muitos mais bons momentos para nós nesta temporada. Nós estamos ficando mais fortes”.
Desta vez, Valtteri Bottas ficou fora do pódio (Foto: Alastair Stanley/Williams)
TORO ROSSO
 
Jean-Éric Vergne, nono: “Estou bem feliz com o fim de semana. Sobre a corrida, o time fez um trabalho fantástico em me chamar direto para os boxes assim que o safety-car entrou, funcionou bem. A corrida foi bem legal, me diverti muito estando em segundo por algum tempo. Eu sabia que não daria para manter o ritmo dos outros até o fim, mas foi um grande momento. Obviamente, eu gostaria de terminar numa posição melhor e conseguir mais pontos, mas ainda temos de melhorar o nível de desempenho. Estou confiante que passo a passo isso vai acontecer, então, estou positivo pela segunda metade da temporada”.
 
Daniil Kvyat, 14º: “Foi uma corrida muito dura. Não estou certo do que aconteceu no início, nunca aconteceu antes. O motor parou e eu fui obrigado a ligar do pit-lane. A primeira metade da temporada não foi muito ruim, eu tentei alcançar os da frente, mas ultrapassar era muito difícil, e tive dificuldade em cuidar dos pneus, especialmente atrás de outros carros. É uma vergonha que não tenhamos conseguido terminar a primeira temporada numa alta, mas estou certo de que podemos mudar as coisas e voltar mais fortes para Spa”.
 
McLAREN
 
Jenson Button, décimo: “Estou contente que tenha sido uma corrida empolgante para os fãs, mas foi uma tarde difícil para nós. Não tomamos as decisões corretas hoje. As primeiras voltas, na chuva, foram ótimas: subi para quinto, mas fomos ladeira abaixo a partir dali. Com a pista secando, pensamos que iria chover novamente. Infelizmente, contudo, fomos os únicos que pensaram isso”.
 
“Sinto que fiz tudo certo em todas as condições de pista, e é por isso que é difícil. Mas vencemos como equipe, perdemos como equipe, e vamos rapidamente deixar isso para trás e seguir em frente.”
 
Kevin Magnussen, 12º: “Não tiramos o melhor das coisas hoje, mas, tendo largado do pit-lane, não acho que perdemos muito ao escolher ficar com pneus intermediários quando todos pararam para colocar slicks. Eu sei que assumimos o risco de esperar por mais chuva, mas acho que tínhamos que assumir esse risco. Eu não acho que as coisas seriam muito diferentes se tivéssemos feito uma estratégia diferente, mas agora precisamos sentar com os engenheiros e os estrategistas para discutir”.
 
“Uma vez que trocamos para os pneus médios, não tínhamos o ritmo para lutar por muitos pontos. Depois de uma corrida como a de hoje, apenas precisamos ficar positivos e olhar para todas as áreas onde podemos melhorar. Todo o time agora tem a chance de fazer uma pausa, descansar e voltar se sentindo mais forte do que nunca. Quero agradecer a todos pelo trabalho duro nessas 11 primeiras corridas, podemos voltar e conquistar coisas melhores na segunda parte do ano.”
Nico Hülkenberg não conseguiu completar a prova deste domingo (Foto: Force India)
SAUBER
 
Adrian Sutil, 11º: “Terminar no P11 foi bem próximo de conseguir um ponto. Não foi uma corrida fácil, especialmente no começo com a dificuldade do clima e as duas entradas do safety-car. Durante a primeira, fizemos nossa primeira parada. Quando cheguei ao box, tive de esperar Esteban sair. Perdi tempo, mas voltei lutando. No fim, estava na 11ª posição. Nas curvas, eu era mais rápido que Jenson, mas não consegui passá-lo, já que ele não errou nas retas. Em todo o caso, foi um dia positivo e é o que conta”. 
 
Esteban Gutiérrez, não completou: “A corrida começou bem, já que eu ganhei algumas posições. Estava tentando guiar tão precisa e consistentemente quanto dava. Pude ganhar posições e tudo estava indo bem. Durante o primeiro safey-car, entre nos boxes e tudo estava no lugar certo. Depois da relargada, eu estava lutando com Kimi e tentando mantê-lo atrás. O ritmo estava bom, e eu pude acompanhar quem estava à minha frente. Foi um fim azarado, mas há muita coisa positiva que podemos tirar do fim de semana”.
 
LOTUS
 
Pastor Maldonado, 13º: “Foi uma corrida difícil para nós. Tivemos dificultade a achar aderência, estava escorregadio. Nem sempre temos potência máxima, o que certamente somou ao desafio no que já era bem difícil com mudanças que não paravam. Não fomos capazes de nos aproximarmos dos carros à frente, assim como das retas que fizeram ultrapassar uma missão mais difícil. E não tem muito onde ultrapassar. O mais importante é que terminamos as 70 voltas, então, temos muita informação para melhorar o carro”. 
 
Romain Grosjean, não completou: “Não terminamos a corrida hoje, o que é muito decepcionante. As condições do circuito essa tarde eram muito confusas, e não conseguíamos tirar o melhor dos pneus. Acertamos em tentar os macios quando o safety-car entrou – assim como a maior parte do grid -, mas errei quando tentava mantê-los aquecidos. Infelizmente, toquei a linha branca e acabei perdendo o controle. Sinto muito por todos do time que fizeram o possível; Espero que as últimas duas semanas e trabalho e o recesso nos ajude a voltar mais forte”.
 
MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 15º: “Foi uma corrida difícil para mim, porque eu tive que pilotar por mais de 50 voltas com um carro danificado e com problemas terríveis de equilíbrio. Maldonado veio do nada e bateu em mim. Estava com medo que fosse me colocar fora da corrida, e sabia que esta seria uma prova com muitas oportunidades, para mim e para os outros adversários. Apesar das Caterham não estarem na corrida por muito tempo, o problema do carro significava que não poderia brigar com os pilotos da frente, particularmente as Saubers, que em um ponto chegaram a ameaçar nossa posição no campeonato. No final, as condições secas fizeram com que a corrida ficasse mais competitiva. Foi uma prova bastante cansativa, brigando com o carro por tanto tempo, mas conseguimos terminar com os dois carros, então terminamos a primeira metade da temporada no positivo. Meu agradecimento para toda a equipe e desejo a todos um bom verão, de onde voltaremos mais fortes, e espero que com resultados bons na pista”.
Pastor Maldonado ficou em 13º na prova deste domingo (Foto: Ferrari)
Max Chilton, 16º: “Minha largada foi boa e eu estava feliz em como o carro estava se comportando, principalmente com o modo em que escapei de todos os acidentes que tiveram. Com Kobayashi e Ericsson fora da corrida, e com Jules fazendo uma parada não programada, foi bom poder subir um pouco no pelotão, e no final tem uma boa briga com Bianchi até a bandeirada final. Estou satisfeito com a equipe por ter terminado com os dois carros mais uma vez, e manter o 9º posto no Mundial de Construtores, o que é muito importantes. Agora todos teremos um bom descanso, assim voltamos para Spa e temos uma boa segunda metade da temporada”.
 
CATERHAM
 
Kamui Kobayashi, não completou: “É óbvio que é uma pena não terminarmos a prova hoje, mas um problema com o sistema de combustível significava que deveria parar o carro, uma vez que estava perdendo energia. Minha largada foi muito boa, pois me mantive por dentro e consegui evitar um problema na curva 1, o que me ajudou a passar alguns carros e me distanciar um pouco. O carro estava bom no seco e molhado, pareceu se adaptar bem, e meu ritmo estava bastante forte. Paramos a primeira vez e voltamos com os macios, que me fizeram alcançar o 14º posto. Tive um grande momento com Maldonado quando ele rodou após tocar em Bianchi. Eu vi ele acertar a Marussia e consegui desviar para ele não me atingir, mas foi por milímetros. Após isso estava bem e com um bom ritmo. Mas então na volta 24 perdi toda energia e foi o fim de minha prova”.
 
Marcus Ericsson, não completou: “Foi uma boa corria até o momento em que bati, na volta sete. Minha largada foi ok e eu estava tendo uma boa briga com Chilton e Maldonado, tentando ultrapassá-los, quando acabei exagerando na curva. A traseira saiu, e não consegui mais dominar o carro, parando no muro. Foi uma grande batida, mas eu estava bem fisicamente. Sinto muito pelos caras, pois eles se dedicaram 100%, e é óbvio que não é bom ver um de seus carros fora. Mas voltaremos brigando em Spa, onde teremos novas partes e continuaremos lutando, lá e por toda a segunda metade da temporada”.
 
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, não completou: “Foi muito decepcionante nosso final de semana, bem quando parecia que poderíamos marcar muitos pontos. Acabei abrindo demais na curva, perdi a traseira e foi isso, estava no muro. Foi um final muito infeliz para nossa corrida e me sinto culpado pela equipe, porque eles mereciam o máximo de pontos hoje. As condições estavam bastante difíceis, a pista estava secando e melhorando, e isso fez com que quisesse ir ao limite, mas ainda existiam pontos molhados que poderiam te pegar. Iremos pegar os elementos positivos deste final de semana e conseguir alguns pontos na próxima corrida”.
 
Nico Hülkenberg, não completou: “Não foi nosso melhor dia e estou bastante desapontado. A pista estava secando e eu estava bem perto de Checo quando acabei tocando nele no final da curva. Ele abriu demais na curva, e eu tentei ultrapassá-lo por dentro, mas então ele apertou e eu não pude desviar do movimento. Toquei em seu carro, perdi minha asa dianteira e fui direto para a barreira de pneus. Foi meu erro e me desculpei com ele e com a equipe. Foi especialmente frustrante porque existia muito potencial nessa corrida, mas acredito que foi mais um daqueles dias em que as coisas não saem do jeito em que esperamos”.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Quer ter o prazer de guiar uma Ferrari e assistir ao GP da Itália em Monza?
Clique e saiba dos detalhes do pacote GRANDE PRÊMIO pelo e-mail

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.