Confira declarações dos pilotos após GP do Canadá, sétima etapa da temporada 2018 da F1

Dono da pole-position, Sebastian Vettel não deu chance para os rivais e completou as 68 voltas do GP do Canadá com 7s376 de vantagem para Valtteri Bottas, o segundo colocado. Max Verstappen completou o pódio em Montreal

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sebastian Vettel não deu a menor chance para a concorrência neste domingo (10). Largando na pole, o #5 manteve a liderança na largada e escapou na ponta para completar as 68 voltas da corrida ― por conta de uma lambança na bandeirada ― com 7s376 de vantagem para Valtteri Bottas. Max Verstappen completou o pódio em Montreal.
 
Já 20s892 atrás de Vettel, Daniel Ricciardo ficou com o quarto posto depois de ganhar a posição de Lewis Hamilton nos boxes. Kimi Räikkönen ficou com um discreto sexto lugar.
Sebastian Vettel venceu o GP do Canadá (Foto: AFP)
Nico Hülkenberg colocou a Renault na sétima colocação, à frente de Carlos Sainz Jr., Estevan Ocon e Charles Leclerc. Pierre Gasly, que largou em último após uma troca de motor, ficou com o 11º lugar.
 
Romain Grosjean foi o 11º, seguido por Kevin Magnussen, Sergio Pérez, Marcus Ericsson, Stoffel Vandoorne e Sergey Sirotkin, o último a completar a corrida. Fernando Alonso abandonou após uma quebra da McLaren, enquanto Lance Stroll e Brendon Hartley ficaram ainda na primeira curva por conta de um toque.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
 
 
 
Daniel Ricciardo, quarto: “Nós tivemos uma atualização neste fim de semana e meu carro sofreu mais com dirigibilidade, a calibração. Poderia ter sido melhor, digamos assim. Eu estava com dificuldade para manter os pneus sob controle com aquela dirigibilidade. Acho que isso explica um pouco da inconsistência. Mas Max também estava pilotando muito bem todo o fim de semana, então não vou tirar isso dele. Estou relativamente feliz com o quarto lugar. Acho que escolhemos nos classificar com os hipermacios sabendo que seriamos agressivos no início, mas sabíamos que tínhamos de usar aquilo. Conseguimos passar Kimi e aí superar Lewis, então acho que realmente fizemos o que podíamos com a estratégia, então fiquei bem feliz. Conseguimos alguns bons pontos e acredito que ganhamos dois pontos no campeonato, pois superamos Lewis. Então vamos ver o que acontece”.
Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
 
Kimi Räikkönen, sexto: “O erro de ontem na classificação não nos colocou em uma boa posição para a corrida. Ultrapassar estava difícil aqui; tentei voltar à frente de Hamilton após meu pit-stop mas não funcionou. Depois, estava difícil até mesmo chegar perto dele para abrir o DRS. Foi uma surpresa, pois nesta pista você pode esperar brigas e ultrapassagens — ao contrário, foi muito similar à história de duas semanas atrás, em Mônaco. A corrida foi chata e pouco aconteceu. Decidimos rodar um pouco mais com o primeiro jogo de pneus e não acho que isso nos custou alguma posição: era a única opção de tentar algo diferente”
 
Nico Hülkenberg, sétimo: “Cumprimos bem nossa corrida, foi um bom trabalho de todos. Dez pontos no Mundial de Construtores é bom para nós e ajuda a ampliar nossa vantagem em quarto, na frente dos nossos rivais. Tivemos uma briga acirrada hoje. Perdi uma posição na largada, mas conseguiu passar o Ocon nos boxes ao atrasar minha parada em duas voltas, ele estava me segurando um pouco no começo. Depois disso, a questão era controlar os pneus, o que foi difícil por causa da alta degradação no fim”.
 
Carlos Sainz Jr., oitavo: “No geral, estou contente. Tivemos um bom ritmo, me senti cômodo com o carro. Estou contente, pois tudo funcionou bem, conseguimos manter a Force India atrás e somamos muitos pontos. Consegui forçar quando precisei forçar. Pude guardar pneu quando precisei. A corrida foi um pouco chata, mas estou contente”.
 
Esteban Ocon, nono: “É bom pegar alguns pontos, mas tínhamos potencial para marcar ainda mais hoje. Tive uma fantástica primeira volta, passei à frente de Hulkenberg, que era o alvo, e estava andando bem em sétimo. Então, tive um pequeno empecilho no pit-stop que nos custou alguns segundos e nos colocou atrás de ambas as Renaults. Daí, tentei meu melhor para retornar e cheguei perto de pegar Sainz nas últimas voltas, mas não foi possível ultrapassá-lo — especialmente após ele cortar caminho e ganhar tempo na última volta, quando eu estava prestes a conseguir. É uma pena, pois a estratégia poderia ter funcionado muito bem. Irei focar nos pontos positivos porque foi uma foi performance sólida da equipe neste fim de semana. Podemos ficar satisfeitos com o que fizemos aqui. O ritmo foi competitivo, mas precisamos seguir forçando”
Nico Hülkenberg (Foto: Renault)
Charles Leclerc, décimo: “Hoje foi uma boa corrida. Estou muito feliz com o resultado ― agora já são quatro corridas em que estamos fazendo um grande trabalho, e temos melhorado constantemente. Estou orgulhoso do time e do trabalho que todos estão fazendo. Foi empolgante descobrir essa pista em Montreal, e eu curti muito guiar aqui. Agora nós temos de pegar o que aprendemos aqui e buscar continuar neste caminho positivo nas próximas corridas”.
 
Pierre Gasly, 11º: “Em geral, acho que foi uma ótima corrida para mim. Me planejei para escalar várias posições após começar do fundo, mas é sempre duro quando você termina tão perto da zona de pontuação. Eu estive muito perto de Charles [Leclerc] várias vezes, até que danifiquei meus pneus dianteiros e tornou-se difícil ultrapassar. A nova unidade de potência parece funcionar bem — ultrapassamos múltiplos carros na reta —, então isso parece promissor para as próximas provas. A Honda trabalhou duro para trazer o aperfeiçoamento para o Canadá e fez um trabalho fantástico! Agora precisamos juntar tudo e encontrar alguma consistência, porque a próxima corrida é meu Grande Prêmio em casa, em Le Castellet — estou muito excitado em correr lá!”
 
Romain Grosjean, 12º: “Não sabíamos exatamente até onde dava para ir. Estivemos planejando ir longe, mas não tanto. Os pneus estavam se mantendo bem, havia apenas um pouco de desgaste na porção frontal. Estive feliz com o ritmo, eu estava facilmente conseguindo parear com a Renault à frente e a Force India atrás. Se os treinos classificatórios tivessem sido como esperei — o sétimo lugar — eu poderia ter sido sétimo hoje, também. De todo jeito, eu tentei me recuperar, mas nossa estratégia não funcionou. Quando saímos do pit houve várias bandeiras azuis e daí por diante — não deu para seguir bem pela pista. Mas fizemos bem, o carro é rápido e gostei de dirigi-lo”
 
Kevin Magnussen, 13º: “Não foi um fim de semana brilhante para a gente. Estávamos pensando que o 11º na classificação era um bom resultado, que poderia ser uma vantagem para a corrida — estar com pneus diferentes do top-10. Isso não ocorreu de fato. Eu não fiz uma boa primeira volta e fui ultrapassado por uma Sauber. Eles tiveram um ótimo início e, algumas voltas depois, tive uma Force India que rodou e me impediu de seguir por dentro, de modo que fui por fora e acabei sendo passado por Alonso. As coisas não vieram no nosso caminho hoje, é uma pena. Achei que o carro esteve bem, especialmente no supermacio, o ritmo estava bom. Acho que simplesmente não fizemos certo hoje”
Romain Grosjean (Foto: Haas)
Sergio Pérez, 14º: “Estou desapontado por sair desta corrida sem pontos. O começo foi bom — apesar de eu não ter ganho posições — mas o reinício após o safety-car foi ainda melhor e consegui passar Carlos [Sainz]. Eu fiquei muito surpreso quando ele me atingiu, pois eu estava à frente e dei espaço mais que suficiente — isso não foi bom e foi o porquê de pedir pela punição no rádio. Fui capaz de salvar o carro mas minha corrida ficou comprometida. Tentamos algo diferente na estratégia — indo para duas paradas — mas não foi capaz de nos retornar aos pontos. Ultrapassar foi impossível, pois com esses carros você não consegue seguir um outro e passá-lo a não ser que tenha muita vantagem. É uma pena, pois senti que tínhamos um bom ritmo para estarmos misturados com as Renaults e devíamos ter marcado alguns bons pontos”
 
Marcus Ericsson, 15º: “Foi uma corrida bem difícil para mim. Na primeira metade da corrida, eu tive dificuldade atrás de outros carros e perdi um pouco de tempo. A segunda metade foi decente. Nós fizemos um bom trabalho fazendo os pneus durarem até o fim da corrida, o que é positivo. O resultado é desapontador, e nós temos de trabalhar em melhorar na classificação. Já que é lá que ainda temos margem de melhora no momento. Estou confiante de que vamos encontrar um jeito de melhorar nessa área. Estou ansioso pelas próximas corridas”.
 
Stoffel Vandoorne, 16º: “Acho que fomos extremamente azarados desde a largada hoje. Nós tivemos uma boa largada, mas com o acidente que aconteceu, tinham muitos detritos no caminho para a curva cinco, e foi impossível evitar. Nós tivemos um furo no dianteiro direito, e basicamente ficamos sem pneus antes mesmo de começar a corrida, então foi um dia difícil. Um grande detrito entrou embaixo do carro, então fomos forçados a parar na primeira volta e aí perdemos muito tempo no pit-stop também. Estava tudo acabado antes mesmo de entrarmos na corrida”.
Stoffel Vandoorne (Foto: McLaren)
Sergey Sirotkin, 17º: “Foi uma corrida difícil. A largada foi particularmente difícil porque estávamos com pneus mais duros, enquanto os outros estavam com os mais macios. Mesmo assim, consegui ganhar posições na largada. Depois, com safety-car e um aquecimento muito ruim dos pneus por causa dos pneus duros, foi impossível manter o ritmo. Estávamos com o carro mais lento do dia e fizemos o nosso melhor ao terminar a corrida, apesar dos problemas que tivemos. É nessa situação que estamos e precisamos ser sinceros a respeito disso”.
 
 
Lance Stroll, não completou: “Acima de tudo, estou decepcionado pelos fãs. Fui muito bem recebido aqui e queria fazer uma boa apresentação para eles. Tive uma boa largada, ganhei algumas posições, superei as duas McLaren, mas tive algum contato ao ultrapassar. Depois fiquei lado a lado com o Brendon na curva 5 e o carro saiu de traseira. Eu corrigi, mas não havia espaço suficiente para nós dois. Quando estava corrigindo, nos tocamos. Não é ideal, mas corridas são assim. É o tipo de coisa que pode acontecer na primeira volta”.
 
Brendon Hartley, não completou: “Estou muito desapontado pela Toro Rosso e pela Honda, pois vínhamos muito fortes ao longo do fim de semana, com um bom aperfeiçoamento na unidade de potência. Acho que, definitivamente, tínhamos ritmo para buscar a pontuação hoje. Tive uma boa largada, similar aos pilotos ao meu redor, mas saí um pouco na curva 2, o que me custou uma posição. Fiz uma boa passagem sobre Lance [Stroll] na curva 4, por fora, mas ele perdeu o carro e nos colocou no muro. É muito desapontador, já que havia espaço para ultrapassar e eu estava buscando uma corrida forte. É um jeito frustrante de terminar o GP do Canadá, já que estive muito satisfeito com meu desempenho no fim de semana. Me atrasei para retornar ao circuito porque voei para o hospital, a fim de fazer exames preventivos. Todavia, estou definitivamente em forma, saudável e pronto para a próxima corrida”

#GALERIA(8436)

CONFLITO À VISTA?

NOVA EQUIPE DE LORENZO, HONDA É TODA MOLDADA PARA MÁRQUEZ

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.