Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de testes coletivos da F1 na pista da Espanha

Max Verstappen foi o mais rápido do começo dos testes coletivos de meio de temporada no Circuito da Catalunha. O piloto da Red Bull foi menos de 0s04 mais rápido que Carlos Sainz, o segundo colocado. Quem mais andou no dia foi Lewis Hamilton, que deu 151 voltas. Nicholas Latifi, com a Force India, foi o melhor não-titular

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O primeiro dia de testes coletivos da F1 em Barcelona, após o GP da Espanha, foi esta terça-feira (15) e terminou com Max Verstappen na liderança. O piloto da Red Bull anotou 1min17s528 como a melhor de suas 148 voltas durante o dia. 

 
A segunda colocação foi de Carlos Sainz, com a Renault e somente 0s034 atrás do holandês. Sebastian Vettel completou o top-3. Romain Grosjean colocou a Haas na quarta posição, mas bem longe dos primeiros colocados. Cerca de 0s8 atrás de Vettel. 
 
Nicholas Latifi, piloto que ganhou a chance na Force India, foi o jovem mais rápido e também o responsável pela melhor volta do dia entre os motores Mercedes. À frente inclusive de Lewis Hamilton, sexto colocado e piloto que mais rodou no dia: foram 151 giros para o líder do campeonato.
 
Stoffel Vandoorne foi o último entre aqueles que são titulares na temporada da F1. Antonio Giovinazzi com a Sauber, Oliver Rowland, com a Williams, e Lando Norris, com a McLaren, fecharam o top-10.
 
Fechando a classificação, George Russell, Sean Gelael e Oliver Turvey, respectivamente com Force India, Toro Rosso e McLaren.
 
Os testes seguem na quarta-feira.
Max Verstappen terminou a terça-feira de testes coletivos com o melhor tempo em Barcelona (Foto: Red Bull/Twitter)

Confira as declarações dos pilotos que falaram:

Carlos Sainz Jr, 2º: "Foi um dia bem cheio, mas produtivo para mim e para a equipe. O nosso foco principal estava em completar alguns testes e ver exatamente onde conseguiríamos tirar o máximo de potencial do carro. Foram dias bem trabalhosos aqui, mas que certamente nos ajudarão a evoluir".
 
Sebastian Vettel, 3º: "Não estávamos focados em Mônaco durante o teste. Focamos nessa pista e nas nossas novidades, já que tínhamos de transformar ideias em realidade. Aprendemos bastante por aqui e sabemos que temos um carro bem forte".
 
Romain Grosjean, 4º: "Ótimo e produtivo dia para a equipe. Conseguimos boa quilometragem e não tivemos problema algum com o carro. O circuito estava meio sujo pela manhã, meio sem aderência, mas aí foi melhorando com o passar do tempo. Fizemos ótimos testes e aprendemos bastante, algo que não acontece no final de semana de corrida. Foi bom, espero que siga bom em Mônaco e nas próximas corridas. Todo mundo está de parabéns".
 
Nicholas Latifi, 5º: "Estava muito ansioso pela minha primeira vez, especialmente depois da frustração que foi perder a pré-temporada porque estava doente. Foi um dia muito bom na pista com a equipe e finalmente tive a chance de aprender na pista tudo aquilo que tinha visto no simulador. Estou satisfeito pelo dia que tive, não tivemos tantos problemas. Completamos várias voltas, difícil ser melhor que isso. Feliz por ajudar a equipe com os testes e espero voltar logo ao simulador para ver como estarei já sabendo como é o carro na pista".
 
Lewis Hamilton, 6º: "Foi um bom dia e um teste relativamente interessante, estou satisfeito com o que fizemos. Demos 151 voltas, mostramos bastante confiabilidade. Estou ansioso por Mônaco, espero que usemos algo daqui lá".
 
Stoffel Vandoorne, 7º: "Nossos testes hoje começaram levemente atrasados porque estávamos checando algumas coisas no carro, mas, no geral, foram bem positivos. Fizemos muitas análises do novo pacote aerodinâmico e entendemos bem o que estava fazendo o carro se comportar de um jeito que não gostaríamos. Também testamos um pouco os pneus, vai ser útil para o nosso acerto. No fim, tivemos boa quilometragem e estou feliz com o que aprendemos hoje. Amanhã guiarei o carro com o programa da Pirelli, outro programa, mas boa oportunidade".
 
Antonio Giovinazzi, 8º: "Foi um dia muito bom e produtivo para nós. Testamos diferentes acertos, mudamos algumas coisas na parte da aerodinâmica e testamos todos os tipos de pneus. Foi um dia bem legal para mim, queria agradecer ao time pela oportunidade. Gostei muito".
 
Oliver Rowland, 9º: "Hoje foi muito bom. Completamos várias voltas e fizemos o nosso programa todo. Foi bem legal ter minha primeira chance realmente. No geral, o time aprendeu algumas coisas, então estou feliz. Me senti confortável no carro, baixei meus tempos rapidamente. Espero que eu possa ter ajudado a equipe".
 
Lando Norris, 10º: "Foi meu primeiro dia de fato com o carro novo e também com os motores Renault em uma pista muito boa de guiar. Mas era um teste da Pirelli e não podíamos mexer em nada no carro: começou e acabou do mesmo jeito, pelo menos foi bom na questão dos pneus".
 
Sean Gelael, 12º: "Foi legal voltar a guiar pela Toro Rosso, ótimas pessoas, profissionais e um belo carro. De cara eu pude notar a diferença entre o carro desse ano e o do ano passado. É uma pena que não pudemos dar mais voltas, mas corrida é assim mesmo e amanhã será ainda mais produtivo".
 
Oliver Turvey, 13º: "Fiquei feliz com a tarde que tive. Trabalho muito na fábrica, então é sempre bom ver como as coisas estão na pista. É uma ótima pista para testes e o asfalto novo traz novas possibilidades. Testei no programa da Pirelli, então, tive algumas limitações, mas consegui sentir algumas coisas do carro, diferença dos pneus. É difícil comparar pistas diferentes, mas senti uma evolução do carro em relação ao que guiei em Abu Dhabi".
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.