Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de treinos livres para GP da China de F1

Mantendo o domínio da Mercedes na temporada 2014, Lewis Hamilton foi o mais rápido desta sexta-feira (18) em Xangai. Com seu melhor giro em 1min38s315, o britânico fechou o primeiro dia de trabalhos para o GP da China com 0s141 de vantagem para Fernando Alonso, o segundo colocado. Nico Rosberg completa top-3

As melhores imagens da F1 em Xangai nesta sexta-feira (18)
A cobertura completa do GP da China no GRANDE PRÊMIO
A programação do automobilismo para o próximo fim de semana

Lewis Hamilton voltou a colocar a Mercedes no topo da tabela de tempos da F1. Nesta sexta-feira (18), o britânico estabeleceu 1min38s315 como sua melhor marca na pista de Xangai, fechando o dia com 0s141 de vantagem para Fernando Alonso, o segundo colocado. Nico Rosberg completa o top-3.
Lewis Hamilton foi o mais rápido da sexta-feira em Xangai (Foto: Getty Images)
0s496 atrás do líder, Daniel Ricciardo aparece em quarto, à frente de Sebastian Vettel. Felipe Massa cravou 1min39s118 em sua melhor marca em Xangai e garantiu o sexto posto da tabela.
 
Kimi Räikkönen aparece em sétimo, com Jenson Button, Romain Grosjean e Daniil Kvyat fechando a lista dos dez melhores no resultado combinado das duas primeiras sessões de treinos livres na China. 
 
Nico Hülkenberg ficou com a 11ª melhor marca, à frente de Kevin Magnussen, Jean-Éric Vergne, Valtteri Bottas e Sergio Pérez. Esteban Gutiérrez anotou o 16º melhor tempo, seguido por Adrian Sutil, Pastor Maldonado, Felipe Nasr, Jules Bianchi, Giedo van der Garde, Max Chilton, Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson.

GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da China



 
Confira as declarações dos pilotos:
 
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, sétimo: “Foi um dia difícil que começou com um problema técnico na sessão da manhã, o que significou que eu só fiz uma volta de instalação. Com o problema resolvido, tentamos compensar o tempo perdido na parte da tarde, mantendo o foco principalmente em conseguir o acerto adequado para esta pista, sacrificando um pouco de nossa simulação de corrida. É difícil avaliar, definitivamente perdi um pouco por conta da falta de tempo na pista. Durante a noite, vamos nos concentrar em analisar os dados que reunimos, e amanhã, vamos tentar fazer o máximo na sessão de treinos livres para deixar o carro bem preparado para a classificação e a corrida”.
 
MCLAREN
 
Jenson Button, oitavo: “Em termos de dirigibilidade, acho que melhoramos o carro em várias áreas desde o Bahrein. Tem mais algumas coisas que podemos fazer ao longo da noite e tem alguns passos positivos que podemos dar para irmos um pouco mais para frente. No fim das contas, duas semanas atrás, no Bahrein, nós também tivemos dificuldades nos nossos long-runs no TL2, então, talvez, sejamos melhores nesta corrida aqui”.
 
“Hoje os meus dois pneus dianteiros estavam granulando, mas este lugar é muito duro com os pneus, especialmente quando você está no tráfego. Tem algumas coisas que podemos fazer com o acerto para melhorar isso e também tem algumas coisas que queremos fazer para melhorar o equilíbrio geral do carro, então tomara que amanhã nós tenhamos uma imagem clara de onde estamos – se ficar seco.”
Jenson Button avaliou que McLaren melhorou o carro em várias áreas (Foto: McLaren)
Kevin Magnussen, 12º: “A primeira curva aqui é complicada e é lá que você danifica os pneus dianteiros. Não sei o motivo de não sermos tão competitivos quanto fomos nas corridas anteriores, mas o pneu da frente está desgastando muito e nós precisamos investigar a causa. De fato, eu nunca tive tanta granulação no pneu dianteiro – é muito difícil lidar com isso, então vamos ajustar acerto e o meu estilo de pilotagem para compensar. Também, é uma nova pista para mim, então preciso me adaptar a isso”.
 
“Vamos tentar resolver as coisas ao longo da noite, mas, se chover amanhã, pelo menos não teremos granulação no pneu dianteiro. Vamos torcer para que possamos melhorar as coisas para a corrida.”
 
LOTUS
 
Romain Grosjean, nono: “Tudo pareceu funcionar um pouco melhor hoje. No geral, foi uma boa sexta-feira para nós. Nós conseguimos fazer muitas voltas e entender o máximo que podíamos sobre o E22. Nós também avaliamos um número razoável de diferentes partes do carro e acertos do motor. Para amanhã, vamos ver o que podemos conseguir e, claro, seria maravilhoso conseguir classificar dentro do top-10”.
 
Pastor Maldonado, 18º: “Eu estava um pouco otimista na entrada dos pits e a área de escape é bem curta, mas é assim que é. É uma parte complicada da pista e nós já vimos vários acidentes lá. Agora nós precisamos olhar para frente – nós tivemos um bom TL1 e tentamos um set-up diferente no carro e uma filosofia completamente diferente, então agora temos mais informações para analisar como preparação para amanhã”.
 
“O carro está melhorando – o motor parece ser melhor e mais consistente –, então estamos fazendo um bom progresso. Nosso modo de classificação é melhor, o que é algo em que estamos trabalhando, então tomara que este fim de semana seja muito melhor para nós. Pontuar é uma meta realista, então vamos dar o nosso melhor para conquistar isso.”
 
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, décimo: “Foi uma boa sexta-feira e eu não levei muito tempo para aprender a pista. Achei que é bem fluida e nós logo conseguimos começar a trabalhar no nosso acerto básico. Nós conseguimos completar o nosso programa e coletar muitas informações para estudarmos nesta noite. Tomara que encontremos um bom compromisso para amanhã”.
 
Jean-Éric Vergne, 13º: “Acho que foi uma sexta-feira normal. Hoje nós precisávamos trabalhar nos long-runs, nos quais parecemos muito bem. Depois as sessões de hoje, nos sentimos confiantes de que podemos ter um bom carro para o domingo. Em relação a amanhã, acho que ainda temos algum trabalho a fazer. A previsão do tempo claramente aponta chuva, então é difícil dizer o que esperar”.
 
FORCE INDIA
11º, Nico Hülkenberg se disse satisfeito com o primeiro dia de trabalhos na China (Foto: Andrew Hone/Pirelli)
Nico Hülkenberg, 11º: “Foi um dia bem suave em termos de completar o nosso programa e completar a lista de tarefas. Ainda temos trabalho para fazer com o acerto e algumas coisas que podemos tentar para otimizar o carro antes de amanhã, mas, no geral, estou satisfeito com o que aprendemos hoje. O trabalho com os pneus foi ok e temos todas as informações de que precisamos sobre os pneus macios e os médios para nos prepararmos para o resto do fim de semana”.
 
Sergio Pérez, 15º: “Tive um problema com o DRS nesta manhã, mas a tarde foi muito melhor e nós completamos nossa meta de volta. O trabalho com os pneus correu de acordo com o planejado e, como esperado, o desgaste foi alto com o pneu macio. Ainda não estou completamente feliz com o equilíbrio, então temos algumas áreas para trabalhar esta noite”.
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, 14º: “As condições dificultaram hoje, mas tivemos informações muito boas das novas peças. Levei algum tempo para me acostumar com a pista esta tarde. Perder o treino da manhã dificultou as coisas, pelo fato de ter algumas difíceis combinações de curvas, mas uma vez no ritmo, ficou claro que temos um pacote melhor do que no Bahrein. O clima pode ter um papel se chover amanhã, o que significa que a pista vai continuar escorregadia para a corrida, o que é sempre interessante. No geral, estou positivo e sei que posso oferecer muito mais na classificação e na corrida”.
 
SAUBER
 
Esteban Gutiérrez, 16º: “O problema com a embreagem não foi uma boa maneira de começar o TL1, mas a equipe fez um excelente trabalho para corrigir o contratempo rapidamente. Eu consegui sair na metade da sessão, o que foi muito importante. Infelizmente, tivemos outro problema inesperado, mas foi com o sistema de armazenamento de energia. Entretanto, nós conseguimos melhorar em muitos aspectos e estamos perto de um bom acerto”.
 
Adrian Sutil, 17º: “Hoje, eu só andei na segunda sessão. No começo, a dirigibilidade do carro estava complicada. Também lutamos um pouco com os pneus. O que quer dizer que temos muito trabalho pela frente ainda. Na comparação com o Bahrein, acho que temos mais velocidade de reta, o que nos deixa mais perto dos times que estão à nossa frente. Em termos de tempos de voltas, estamos realmente muito mais próximos dos nossos concorrentes diretos. Mas obviamente ainda não estamos onde gostaríamos”.
 
Giedo van der Garde, 21º: “Foi uma boa sessão. Fez uma diferença enorme ter andando com o carro durante um dia todo nos testes no Bahrein. Acho que fizemos um bom trabalho hoje. A pista estava fria, por isso não foi fácil alcançar a temperatura mais adequada dos pneus. Fora isso, trabalhamos em diferentes acertos, além do mapeamento e dos freios. Estou realmente feliz com o resultado do TL1. É muito bom poder voltar ao carro”.
 
MARUSSIA
Jules Bianchi segue em busca de melhor sorte na F1 (Foto: Marussia)
Jules Bianchi, 20º: “Continuo dizendo que meu objetivo é ter melhor sorte, mas esta manhã eu mal tinha completado minha volta de instalação quando tivemos um problema com o sistema de combustível e tive de ficar de fora da maior parte da sessão. O time trabalhou muito bem para me dar algum tempo de pista no fim da manhã e garantir que tínhamos resolvido o problema para a parte da tarde. Completei sete voltas no TL1, o que ainda foi bem importante, e fiquei feliz com o equilíbrio do carro neste ponto. A sessão da tarde foi melhor para mim e estou feliz por ter terminado à frente dos meus rivais mais próximos. Nós ainda precisamos trabalhar na performance do carro, mas com todas as informações que temos, tenho certeza de que podemos fazer um bom progresso ao longo da noite”.
 
Max Chilton, 22º: “As condições que estamos vivenciando aqui são muito diferentes das do Bahrein, então embora tenhamos completado muito do trabalho de preparação para esta corrida no Bahrein, nós precisamos fazer ajustes para nos adaptarmos à natureza específica desta pista. Nós fizemos um bom progresso, mas nossos esforços foram atrapalhados por alguns problemas com o DRS e isso nos impediu de ter um bom ritmo. No geral, entretanto, estou feliz com a forma como as saídas correram e me sinto positivo para o fim de semana”.
 
CATERHAM
 
Kamui Kobayashi, 23º: “O TL1 começou com as mais baixas temperaturas de pista que tivemos este ano, então tivemos que trabalhar bastante para trazer os pneus para a temperatura de operação correta. O balanço do carro parecia bom, mas nós estávamos tendo alguns problemas com a frente travando e na terceira saída eu tive um desgaste localizado no pneu dianteiro esquerdo que chegou até a carcaça, então, depois de falar com a Pirelli, nós decidimos encerrar a sessão depois de 16 voltas, já que não seria seguro rodar outra vez com aquele conjunto”.
 
“No almoço, nós fizemos algumas mudanças no carro, mas na primeira saída no TL2 ele estava mais indomável do que na sessão desta manhã, então nós fizemos algumas mudanças mecânicas para o segundo trecho e teve uma melhora, ainda saindo um pouco de traseira, mas, definitivamente, um passo na direção certa. Nós seguimos nosso tradicional plano de sexta-feira e fomos para os pneus option antes de terminar com um long-run, mas eu não tive uma volta limpa por conta de alguns problemas no cockpit, então vamos arrumar isso para amanhã. O último long-run foi ok – o nível de degradação nos dois compostos parece razoável e nós temos muitas informações para trabalhar nesta noite antes de progredir mais amanhã”.
 
Marcus Ericsson, 24º: “22 voltas no primeiro treino livre foi um início sólido para o fim de semana e significa que completamos quase todo nosso planejamento. Tração foi o principal problema para mim ao longo da maior parte da sessão – com as temperaturas da pista mais baixas e os pneus duros que usamos no TL1, tinha muito pouca aderência e isso significa que tive de ser especialmente cuidados nos pontos de frenagem, sem poder atacá-los da forma como gostaria, mas, conforme do fim de semana progredir e a pista ficar emborracha, isso, obviamente, vai melhorar”.
 
“No início do TL2, o carro estava saindo muito de traseira, especialmente nas curvas de alta, então nos fizemos sair um pouco mais de frente para ajudar a contrabalancear isso e funcionou bem na segunda saída, quando aproveitamos para fazer uma saída aerodinâmica. Antes de voltar para os pneus médios para a última meia hora, para fazer um long-run, nós testamos os macios pela primeira vez, mas não tive uma volta limpa e meu melhor tempo não foi nem perto do que o carro é capaz. Nós temos alguns novos procedimentos aqui que realmente não funcionaram, então nós vamos mudá-los para amanhã e tenho certeza que tem um tempo considerável para vir no TL3 e na classificação.”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.