Confira declarações dos pilotos após quinto dia de testes coletivos da pré-temporada em Barcelona

No primeiro dia onde realmente os pilotos puderam explorar a pista de Barcelona em condições mais normais, seis das dez equipes passaram das dez voltas durante a sessão - três das outras quatro tiveram problemas e precisaram se afastar durante o dia. Foi de Sebastian Vettel a volta mais rápida

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Depois de uma primeira semana impraticável para os testes coletivos de pré-temporada da F1 em Barcelona, os pilotos enfim tiveram um dia mais limpo na questão climática, apesar do forte vento da parte da tarde desta terça-feira (6). Em busca de 'tirar o atraso', algumas equipes conseguiram dar mais de 100 voltas: Sebastian Vettel deu 168, enquanto Lewis Hamilton e Valtteri Bottas somados deram 174. Max Verstappen ficou nas 127, Marcus Ericsson nas 118. Também somados para a Renault, Nico Hülkenberg e Carlos Sainz Jr. giraram 139 vezes; para a Williams, Sergey Sirotkin e Lance Stroll andaram 125 vezes.

 
No fim das contas, isso foi levado mais em consideração que o desempenho em sim, Vettel cravou o giro mais rápido dia, enquanto Pierre Gasly ficou satisfeito ao levar a Toro Rosso ao quinto posto geral. 
 
Na questão dos problemas, a própria Toro Rosso, a Red Bull e a McLaren tiveram. Na questão do time italiano, uma questão nos freios; na McLaren, problema na parte elétrica; no time austríaco, por fim, uma falha de bateria.
 
Os testes continuam na quarta-feira, e o GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO, EM TEMPO REAL e 'IN LOCO'.
Sebastian Vettel (Foto: AFP)

Confira as declarações:

Valtteri Bottas, segundo: "As condições de hoje estavam bem melhores do que na semana passada e ficamos felizes por isso. Conseguimos valiosas informações hoje para o desenvolvimento do carro. A manhã foi focada em stints longos, acertos diferentes. Com o tempo assim é que finalmente pudemos começar a ver o comportamento real dos pneus. E, claro, isso foi difícil, mas ao menos agora eles aquecem. Seguimos aprendendo sobre o carro, mas sabemos que é bem confiável".
 
Lewis Hamilton, terceiro: "Foi um bom dia. Fizemos todos os testes que queríamos e conseguimos uma bela quilometragem. Foi bem produtivo. O maior desafio de hoje foi fazer os pneus funcionarem direito. O médio demorou bastante, o macio aqueceu mais rápido, mas aí sofreu degradação. Vamos aprendendo assim. No geral, foi um bom começo de segunda semana e não há muito a dizer. Ainda não chegamos na parte do ajuste fino do acerto e ainda estamos colhendo informações. Com mais stints longos e curtos e mais informações é que teremos uma ideia melhor sobre performance."
 
Pierre Gasly, quinto: "Foi um dia muito positivo no geral em termos de performance. Tivemos um pequeno problema durante a tarde com o sistema de frenagem que acabou levando mais tempo que o esperado para consertar, então não andamos tanto quanto gostaríamos – é parte dos testes. Até agora tudo está indo perfeitamente, o carro está muito bom e fizemos melhoras comparado à semana passada. Estamos na direção certa."
Kevin Magnussen (Foto: Haas)
Kevin Magnussen, sexto: "Foi um bom dia, demos muitas voltas. Começamos a trabalhar bem no carro e não apenas com checagens de sistema, voltas de instalação e testes aerodinâmicos. Diria que foi o primeiro dia bom, também com o clima mais quente e que representa o que teremos na temporada. Ainda não estamos lá, mas estamos nos aproximando. Estou feliz e otimista."
 
Nico Hülkenberg, sétimo: "Não há muito a dizer sobre a minha manhã. Completamos 49 voltas, mas tivemos algumas questões com o chassi na primeira ida à pista. Nenhum grande drama e pelo menos o pessoal resolveu rápido. Espero que amanhã tenha uma boa tarde."
 
Carlos Sainz, oitavo: "Completamos muitas voltas à tarde e fizemos um bom progresso ao entender o carro apesar do vento. De qualquer forma, ainda está cedo demais com relação ao setup, como hoje foi a primeira sessão de verdade. Pessoalmente, me senti bem no carro e foi ótimo dar alguams voltas. Estou ansioso para trabalhar com a equipe em diferentes áreas com o carro amanhã. Estou confiante que melhoraremos."
 
Sergey Sirotkin, nono: "As temperaturas estavam mais agradáveis hoje, mas as condições seguiam traiçoeiras. Pareceu um bom dia, mas não foi dos melhores para se testar. Tivemos uns probleminhas de manhã, então não foi o cenário ideal, mas melhor que na semana passada e seguimos aprendendo coisas do carro. Ainda tivemos importantes informações para amanhã, isso foi bom. Não foi um dia ideal, mas está ok".

Sergio Pérez, décimo: "Bom dia no qual testamos diferentes compostos de pneus e aprendemos muito. Só tenho mais um dia antes de Melbourne, mas hoje me deu mais confiança sobre nosso nível. Ainda estamos trabalhando, mas espero que possamos estar em boa forma quando chegarmos à Austrália. É difícil a comparação com outras equipes por causa dos diferentes programas, mas estou animado. O ano será interessante. A Pirelli fez pneus agressivos que nos darão mais opções estratégicas."

Marcus Ericsson (Foto: Sauber)
Marcus Ericsson, 11º: "No geral, um dia positivo para o começo da segunda semana. Marcus completou 120 voltas e coletamos muita informação. Trabalhamos no setup e testamos diferentes pneus, aprendendo muito sobre o comportamento na pista que evoluiu durante o dia. As atualizações funcionaram bem e dentro das expectativas. A equipe está num caminho positivo e eu estou ansioso pelos próximos dias."
 
Stoffel Vandoorne, 12º: "Hoje foi desafiador por causa dos problemas que tivemos e interromperam nossa passagem na pista. Paramos algumas vezes e estamos trabalhando nisso para que o carro esteja totalmente preparado amanhã. Esse tipo de problema que tivemos não é sério, mas levou muito tempo para reparar. As condições à tarde estavam complicadas por conta do vento, então não foi tão fiel ao que vamos encontrar. Estamos com expectativas de que podemos ajustar tudo e ter um dia mais produtivo amanhã."

Lance Stroll, 13º: "Foi bom rodar no carro. Completei minha primeira distância de corrida e acredito que avançamos com relação a esse período do ano passado. Não sei como será a comparação com todo o resto, mas comparado ao carro de 2017 estamos melhores. Precisamos de mais tempo, simulações de classificação e corrida, e aí acredito que estaremos bem para chegar em Melbourne. Acredito que ainda podemos melhorar em tudo. Há muita coisa que ainda não tentamos. Na F1, carros têm tantos setups e leva umas duas semanas para testar tudo. Ainda podemos fazer mais."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.